PODCAST EDUCACIONAL CHEGOU! Como ajudar nossos alunos a superarem as marcas do confinamento?

Acompanhamento pedagógico: entenda os principais benefícios!

Você sabia que o acompanhamento pedagógico é utilizado como forma de medir a adaptação às metodologias de ensino? Entenda no post!

Tempo de leitura:16 minutos

O acompanhamento pedagógico é uma estratégia bastante usada pelos educadores para auxiliar os alunos nas dificuldades escolares. Trata-se de uma ação que visa elevar o progresso do estudante e despertar nele o prazer pela aprendizagem.

Essa abordagem traz uma série de benefícios, como a melhoria do desempenho, evolução de habilidades, aumento da confiança e maior aproximação entre os familiares e a instituição. Com isso, os educandos tornam-se aptos a enfrentar os desafios do dia a dia, tendo mais facilidade para superar barreiras que podem impactar o seu desenvolvimento.

Diante da relevância do assunto, preparamos um guia completo com as principais vantagens do acompanhamento pedagógico. Acompanhe a seguir e confira!

O que é acompanhamento pedagógico?

O principal objetivo do acompanhamento pedagógico é orientar o processo de aprendizagem de cada aluno, de acordo com sua realidade, necessidades e potencialidades. É uma maneira eficiente de gerar a melhor experiência possível aos estudantes.

Em muitos momentos, o acompanhamento é adotado para avaliar individualmente o desempenho, servindo como um plano de ação para os discentes que apresentam baixo rendimento na escola. Por meio da atividade, os educadores oferecem uma atenção especializada e personalizada.

Esse processo é igualmente vantajoso para os professores, que podem conhecer melhor os alunos e aperfeiçoar suas práticas, sobretudo diante de determinadas dificuldades. Para isso, o acompanhamento deve ser conciliado com a grade curricular para atender todas as turmas.

Diferentemente do reforço escolar (método complementar que tem o objetivo de aprofundar, pontualmente, os conteúdos adquiridos em sala de aula), o acompanhamento pedagógico é um instrumento de avaliação voltado para a melhora do rendimento dos estudantes.

O apoio que os educadores oferecem no acompanhamento escolar eleva o desempenho de forma total. Os profissionais são preparados para lidar com esse tipo de situação, ajudando o discentes na superação de problemas e na otimização de seu aprendizado.

Como consequência, os estudantes têm mais motivação para estudar, já que terão com quem conversar sobre suas dificuldades. Eles se sentem mais à vontade para procurar os educadores e demonstrar suas vulnerabilidades, enxergando os professores com confiança para se abrir.

O acompanhamento pedagógico é uma estratégia que pode ser adotada com alunos de todas as idades e níveis de ensino.

Para que serve?

O acompanhamento pedagógico é uma ferramenta de extrema importância em qualquer instituição de ensino. O uso inteligente dessa abordagem é essencial para extrair o máximo possível de informações sobre a realidade dos discentes.

Isso porque o acompanhamento reúne dados e registros sobre os alunos ao longo do ano letivo, semestre ou bimestre. A partir disso, os profissionais da educação podem perceber aspectos comportamentais, habilidades e competências relacionadas à aprendizagem de maneira totalmente individualizada.

Com os registros, a coordenação junto ao corpo docente, tem mais chances de tomar decisões e traçar ações estratégicas para resolver possíveis problemas encontrados no processo de ensino. A comunicação com os familiares, inclusive, torna-se mais transparente e precisa, já que é possível fornecer dados sobre cada estudante.

Se a escola não oferece essa alternativa de avaliação, geralmente, os responsáveis acabam buscando serviços externos de reforço. Ou seja, o instrumento pedagógico também é fundamental para aproximar os familiares, pois eles passam a confiar mais no trabalho de desenvolvimento da instituição.

É papel da escola elaborar e conduzir as estratégias de acompanhamento, aplicando metodologias específicas e analisando o resultado de cada uma delas no decorrer da aprendizagem dos estudantes. Atualmente, existem diversos métodos para avaliar o rendimento, dando mais liberdade para os professores escolherem aquele que melhor se adéqua às necessidades da turma.

Até porque, o acompanhamento é uma oportunidade de inovar as práticas cotidianas. Além de analisar o desempenho dos educandos, a ferramenta traz importantes contribuições para aprimorar o processo de ensino de forma integral, como veremos mais adiante.

Como funciona o acompanhamento pedagógico?

Vimos que é por meio do acompanhamento pedagógico que os coordenadores e educadores obtêm dados importantes a respeito das necessidades específicas e das dificuldades de aprendizagem de cada aluno. Além disso, o processo também funciona para avaliar as aptidões e interesses, e para definir melhores formas de conduzir o ensino.

É essencial que o acompanhamento seja conduzido por profissionais especializados, como professores, pedagogos, psicólogos e coordenadores. Com isso, fica mais simples proporcionar uma experiência educativa mais dinâmica e lúdica aos estudantes, ajudando a gerar engajamento e tornar a didática mais marcante.

Basicamente, será preciso observar os discentes e compreender como eles se comportam, ao mesmo tempo em que se analisam suas reações aos estímulos educacionais. Existem inúmeras maneiras de colocar essa tarefa em prática. Veja:

  • escrever observações em blocos de anotações e cadernos;
  • criar linhas do tempo por meio de atividades, disciplinas e conteúdos transmitidos;
  • registrar o depoimento dos alunos sobre a prática pedagógica;
  • gravar áudios com reflexões detalhadas sobre o dia a dia;
  • utilizar tecnologia educacional para registrar de forma precisa os acontecimentos.

Essa observação deve ser constante e ocorrer sempre que possível. Isso porque um bom acompanhamento promove reflexão no dia a dia, permitindo que os educadores identifiquem oportunidades de melhoria e necessidades de ajustes em sua abordagem.

Tenha em mente que o instrumento visa melhorar o desempenho dos estudantes e, para isso, é preciso contar com metas e objetivos bem definidos. Para fazer o processo do melhor modo, cabe aos professores e demais profissionais utilizarem recursos tecnológicos para registrar os dados escolares.

Todas as informações podem ser armazenadas em fichas individuais de cada aluno. Um simples relatório, quando bem feito, ajuda os docentes a perceberem quais educandos precisam de mais suporte e orientação. É interessante que o trabalho seja bem prático para que a instituição de ensino não demande muito tempo para executar a estratégia no cotidiano.

Qual o papel dos coordenadores no acompanhamento pedagógico?

Os coordenadores de ensino podem contribuir significativamente para a elaboração de um programa de acompanhamento pedagógico eficiente na instituição. Profissionais dessa área ajudam a buscar novas metodologias, ferramentas e métodos para que a aprendizagem funcione em todo o seu potencial.

Se adotar a tecnologia na rotina, por exemplo, o coordenador ainda consegue aprimorar as estratégias de apoio individuais e coletivas. É uma maneira de ajudar não apenas no desempenho, mas também no desenvolvimento de habilidades socioemocionais nos estudantes.

Além disso, o papel do coordenador é se aproximar dos familiares para favorecer a comunicação com os responsáveis. Ele pode informar sobre os resultados do processo de ensino e manter contato para entregar feedbacks de desempenho dos alunos.

Trabalhando em conjunto com os professores, o coordenador pode auxiliar na identificação de dificuldades e definir ações para favorecer o trabalho dos educadores. Isso porque a coordenação é o principal setor que facilita o acompanhamento pedagógico, proporcionando meios para que a aprendizagem ocorra de maneira fluida, dinâmica e significativa.

Ou seja, o coordenador é a peça-chave nesse processo, já que o profissional se dedica a transformar a realidade escolar e apoia o bom relacionamento entre docentes e alunos. Ele é a ponte entre professores, estudantes e familiares, recebendo feedbacks e criando uma rede de apoio para aperfeiçoar a experiência de aprendizado.

Quais os benefícios de usar o acompanhamento escolar na aprendizagem?

O acompanhamento pedagógico, sem dúvidas, proporciona uma série de ganhos para estudantes, professores e coordenação. Os principais beneficiados são os alunos, que podem se sentir mais amparados para superar dificuldades e se dedicar aos estudos.

A cada desafio, mais autoconfiança e engajamento são gerados no ambiente escolar. Essa rede de apoio é essencial para aumentar a autoestima e auxiliar na evolução dos discentes. No futuro, eles terão mais aporte para se preparar para provas, avaliações, concursos e vestibulares, por exemplo.

Na prática de ensino, o acompanhamento pedagógico auxilia os docentes a buscarem soluções que amenizem os pontos de fragilidade dos estudantes. Com boas ferramentas, fica mais simples aperfeiçoar as estratégias e beneficiar o dia a dia na sala de aula.

Por isso, cada vez mais a tecnologia é adotada como solução para superar os obstáculos e estimular o avanço da aprendizagem. Existem recursos, por exemplo, que permitem o acompanhamento e medição da qualidade do ensino como um todo.

A seguir, listamos as principais vantagens que esse instrumento avaliativo oferece. Confira!

Melhora o desempenho do aluno

Com o mapeamento das principais dificuldades de aprendizagem, os professores podem compreender qual o potencial do aluno, suas habilidades e também pontos de melhoria. Essas informações podem ser utilizadas para adaptar atividades e estimular ações personalizadas para a realidade do educando.

Consequentemente, o seu desempenho tende a melhorar, principalmente quando o educador acerta na metodologia de ensino. É uma maneira de aprender e dominar com mais facilidade os diferentes conteúdos curriculares, levando a melhores e duradouros resultados.

Aumenta a confiança do estudante

Quando o aluno sente que não consegue avançar por algum motivo, sua autoestima e confiança são afetadas. Com o acompanhamento pedagógico fazendo parte da rotina, a criança ou jovem passa a ter apoio diante dos desafios enfrentados na aprendizagem.

Esse processo aumenta a vontade de aprender e faz o aluno sentir-se capaz de aprimorar-se na escola junto dos seus colegas. Por isso, o suporte pedagógico é essencial para os educandos, sobretudo os que não têm com quem falar sobre suas dificuldades de forma guiada.

Identifica alterações comportamentais

Ao acompanhar cada estudante individualmente, o professor tem mais facilidade para reconhecer e identificar alterações comportamentais, ou seja, a forma como o discente se expressa e se comunica com o mundo ao seu redor. Caso seja notado algo, a família pode ser avisada sobre a conduta da criança ou jovem.

A ideia é que a intervenção sempre seja voltada para o bem-estar e a proteção emocional do discente. A mudança de comportamento pode ter origens variadas, como problemas nos estudos, metodologia inadequada, bullying, entre outros.

Aproxima os pais da escola

Com as informações que o acompanhamento pedagógico oferece, os professores podem repassar os resultados para os familiares, de forma a aproximá-los cada vez mais da rotina escolar. Isso ainda ajuda na criação de planos de ação que podem trazer bons resultados, já que os pais podem dar dicas valiosas.

O elo entre a instituição de ensino e os familiares traz inúmeros benefícios. Por exemplo, os responsáveis passam a ter mais confiança no trabalho do ambiente de ensino. Essa proximidade facilita a troca de ideias e sugestões para aprimorar a abordagem educativa.

Auxilia nas dificuldades de aprendizagem

Como o trabalho de acompanhamento possibilita que os docentes conheçam mais do perfil dos estudantes, também fica mais simples perceber algumas dificuldades de aprendizagem que podem influenciar negativamente na formação acadêmica.

Por mais simples que pareça, a criança ou adolescente acaba gerando um bloqueio para os estudos, acreditando que não é capaz de acompanhar os colegas. Por isso, é essencial auxiliar os alunos fornecendo esse suporte, contribuindo para melhorar os resultados.

Estimula os alunos a manterem a organização com os estudos

Com a orientação de profissionais da educação especializados no assunto, o discente consegue compreender melhor as práticas estudantis. Como consequência, ele pode ser estimulado a manter a organização com os estudos, tendo mais disciplina com as atividades propostas.

Com o acompanhamento pedagógico, o educador pode incentivar a criação de hábitos eficientes, como leitura, escrita e exercícios de resumo e aprofundamento.

Ajuda a facilitar a compreensão dos conteúdos

É um fato que existem disciplinas que apresentam conteúdos um pouco mais complexos. É comum que muitos estudantes apresentem dificuldades diante desses conhecimentos. O acompanhamento pedagógico pode funcionar como um intermediário na comunicação entre os professores e os alunos.

É possível, por exemplo, adotar metodologias e abordagens diferenciadas com o propósito de chamar atenção dos espectadores e tornar os conteúdos mais atraentes, como as defendidas pela cultura maker. Essa é uma maneira de proporcionar uma compreensão clara do que é ensinado em sala de aula, de forma personalizada e prática, que atende às necessidades específicas de cada discente.

Prepara o estudante para a vida adulta

Sem dúvidas, um dos grandes benefícios do acompanhamento pedagógico é preparar o aluno para a vida adulta e seus desafios. Sobretudo no período do vestibular, o estudante pode acabar sentindo mais estresse devido à carga de disciplinas e a quantidade de conhecimentos a serem estudados.

Assim, a coordenação de ensino também pode fornecer apoio emocional, auxiliando a lidar com questões ligadas à ansiedade e ao medo, por exemplo, que são sentimentos que surgem durante essa fase. Para evitar prejuízos ao seu rendimento, a instituição pode elaborar um bom cronograma de estudos, respeitando as limitações e as demandas de cada discente.

Como fazer um acompanhamento pedagógico eficiente?

Vimos que o acompanhamento pedagógico exige o monitoramento do desempenho do aluno de forma a auxiliá-lo na jornada escolar. É uma maneira de verificar se o estudante está enfrentando algum tipo de dificuldade ou bloqueio no processo de aprendizagem.

Essa prática é cada vez mais fundamental para as instituições de ensino, já que a ferramenta facilita o trabalho da gestão. Isso porque as informações do acompanhamento podem oferecer uma análise clara a respeito do que vem sendo feito pela equipe pedagógica.

Assim, fica mais simples avaliar o que está dando certo e o que precisa ser modificado, de acordo com a realidade de cada turma e aluno. Dessa forma, os professores e coordenadores conseguem aperfeiçoar suas práticas, entendendo quais são as principais dificuldades, inseguranças e potencialidades.

No processo de identificação, no entanto, é preciso encontrar soluções que realmente auxiliem os educandos a reduzir suas fragilidades, respeitando seu tempo de desenvolvimento e evolução. Para isso, a direção da instituição de ensino pode delegar funcionários para acompanhar o desempenho dos docentes e coordenar as ações de intervenção.

Para realizar o acompanhamento pedagógico de maneira realmente eficiente, é preciso seguir alguns passos. Veja a seguir!

Faça um planejamento

A primeira etapa é realizar um planejamento que tenha como proposta principal analisar os diversos aspectos que podem influenciar no desempenho educativo. É o momento de discutir sobre as estratégias que podem trazer melhorias para as práticas pedagógicas.

Para isso, é fundamental que a coordenação realize reuniões periódicas com os professores para manter o alinhamento e garantir uma comunicação efetiva entre os agentes escolares. Nessa etapa, também é interessante conversar sobre a aprendizagem, as metodologias aplicadas e quais abordagens precisam ser revisadas.

Defina metas

A partir do levantamento sobre a realidade estudantil, chega o momento de estabelecer metas objetivas. Elas serão utilizadas para guiar as práticas durante todo o ano letivo e também para medir a eficiência do acompanhamento pedagógico no dia a dia.

Com isso, a coordenação ainda pode aproveitar para aumentar o envolvimento do corpo docente e das famílias. Eles podem contribuir de forma significativa para o aperfeiçoamento da dinâmica em sala de aula, promovendo ações adequadas ao contexto dos estudantes.

Adote a inovação na rotina escolar

É um fato que a educação como um todo tem sido afetada pelos avanços tecnológicos no setor. O objetivo é aprimorar os processos e oferecer metodologias de qualidade aos discentes. O mais bacana é que a tecnologia e suas ferramentas também funcionam muito bem para a realização do acompanhamento pedagógico.

A partir de dispositivos inovadores, por exemplo, os professores têm mais facilidade para avaliar o desempenho das turmas e acompanhar os alunos na realização das atividades, de forma muito mais dinâmica e prática.

Capacite o corpo docente

O corpo docente é o principal responsável pelo funcionamento do processo de ensino na escola. Por isso, é preciso contar com uma equipe de profissionais qualificada para promover melhorias contínuas na aprendizagem.

Assim, a gestão escolar pode investir em treinamentos e cursos para a formação continuada dos professores, visando o desenvolvimento de habilidades e técnicas pedagógicas que sejam, de fato, capazes de engajar e motivar os discentes. Com isso, a atuação em sala de aula pode ir muito além do aprofundamento dos conhecimentos sobre as disciplinas que eles ministram.

Adote a cultura do feedback

O feedback é uma ação estratégica e fundamental para dialogar com os estudantes sobre o desempenho e funciona também como um suporte para conduzir seus estudos da melhor maneira possível. Esse retorno sobre as atividades escolares deve ser feito de forma clara e precisa, para que os discentes sejam estimulados a evoluir.

É importante que os educadores transmitam mensagens e relatórios para os familiares, mas sem pressionar os alunos. A avaliação pode ser feita desde os anos iniciais da aprendizagem, permitindo que as crianças e os jovens tenham mais chances de melhorar suas habilidades e competências.

Mantenha uma comunicação clara com os estudantes

Manter uma comunicação próxima e ativa com os discentes é fundamental para compreender suas reações e opiniões sobre a metodologia de ensino. Com essas informações, a coordenação e o corpo docente podem adotar ações efetivas e aprimorar as que não apresentam muito engajamento.

Para isso, é importante que os estudantes consigam dialogar facilmente com os professores e tirar dúvidas sobre o processo educativo. Quanto mais envolvidos na dinâmica de aprendizagem, maiores são as chances de os alunos apresentarem bons resultados nas atividades propostas.

Diversifique nas estratégias

É interessante adotar maneiras diversas de orientar e acompanhar os estudantes para que o processo seja, de fato, eficiente. Quando existe a consciência da condição única de cada discente, fica mais simples buscar e utilizar as estratégias, considerando as particularidades, dificuldades e potencialidades individuais.

Essa ação só funciona quando a coordenação de ensino tem um olhar atento para seus educandos e um bom repertório formativo para aplicar diferentes iniciativas. Como a aprendizagem funciona de maneira diversa, é importante também que o acompanhamento seja adaptável às necessidades de cada aluno.

Para ter um processo educativo realmente inovador e eficiente, é necessário que o acompanhamento pedagógico seja integrado à rotina escolar. Com o apoio dos familiares, igualmente, a experiência dos estudantes pode ser mais proveitosa e produtiva.

Com esse instrumento fazendo parte do cotidiano de ensino, as chances da aprendizagem ser efetiva são bem maiores. Isso porque os educadores podem criar metodologias e abordagens personalizadas, que chamam a atenção e atraem os discentes.  

Quer se informar sobre educação, tecnologia, metodologias e soluções de ensino? Aproveite a visita e confira mais conteúdos como este em nosso blog!

Compartilhar:

Quem leu também gostou

Nenhuma postagem encontrada.

Assine nossa Newsletter

Faça parte desse ecossistema, receba notícias, lançamentos e tudo que acontece no Educacional.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Ao clicar em “Assinar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Educacional

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo

%d blogueiros gostam disto: