A tecnologia não é mais uma novidade em nosso cotidiano. Hoje, já é natural estarmos conectados o tempo todo, seja por nossos celulares, computadores, televisores e, até mesmo, as geladeiras já tem conexão e são tecnológicas. Algo que em um passado, não tão distante, era improvável de acontecer, hoje vivenciamos com muita naturalidade.
Na escola essa realidade não é diferente. O ambiente escolar acaba por ser uma extensão da vida das crianças e jovens, e por isso, precisa estar alinhado a sua realidade. Atualmente, vivemos na era da Educação 5.0, uma mudança na forma como os conteúdos são trabalhados, introduzindo dinâmicas de trabalho mais ativas, mais colaborativas e mais desafiantes, para que os alunos tenham uma formação mais sólida e contribuam com a sociedade.
Por isso, é importante que a escola esteja preparada para ser um ambiente que capacita os alunos de acordo com a realidade atual, tendo a tecnologia como sua aliada, formando-os como cidadãos que promovem mudanças positivas na sociedade e que estão preparados para os desafios do mercado de trabalho atual e futuro.
Quais as vantagens para o aluno em aprender com a tecnologia
É muito provável que você já tenha ouvido o termo “nativo digital”, que define as pessoas nascidas na era tecnológica e, por conta disso, se adaptam facilmente a ela. Se não todos, a grande maioria dos estudantes que frequentam as escolas são nativos digitais e, por isso, é cada vez mais necessário implementar tecnologia no ambiente educacional, para reter e captar novos alunos.
Para além da aproximação com a realidade do estudante, a tecnologia oferece diversas vantagens no ambiente escolar:
- Motiva o aluno durante o aprendizado e proporciona inovações no trabalho dos docentes;
- Promove atividades colaborativas, aumentando senso crítico e a criatividade;
- Aumenta o interesse do aluno em diversas disciplinas por apresentar o conteúdo de forma mais dinâmica e divertida;
- Desperta a curiosidade, ao passo em que reduz a evasão escolar;
- Oferece dados para que os professores tenham um acompanhamento mais próximo de cada aluno e possa auxiliá-lo da melhor maneira;
- Desenvolve o protagonismo do aluno, enquanto o professor passa a ser um mediador no processo de aprendizagem.
Além disso, a tecnologia auxilia a metodologia de sala de aula invertida, que consiste em uma mudança no ensino tradicional, onde o conteúdo introdutório passa a ser estudado fora da escola, enquanto as atividades, que normalmente seriam feitas em casa, são realizadas em sala de aula. Dessa maneira, o aluno deixa de ser apenas um ouvinte e passa a ter um papel ativo na jornada de aprendizagem, enquanto o professor incentiva a pesquisa e as discussões sobre o tema proposto, sendo um mediador.
Implemente tecnologia na escola
Já é notório que a tecnologia torna o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e, por consequência, engaja os alunos no conteúdo proposto. Por conta disso, a probabilidade da sua escola ser escolhida para se estudar, aumenta quando os pais e/ou responsáveis notam que a instituição investe em tecnologia educacional.
Contar com a tecnologia em sua escola acaba por ser um grande diferencial no mercado, destacando sua instituição frente aos concorrentes, já que atrai novas matrículas e retem os estudantes que já fazem parte do corpo discente.
Dessa maneira, a ela tem influência direta na performance da escola, tanto no aprendizado dos alunos, quanto no âmbito financeiro. Sendo assim, é extremamente importante que o gestor esteja atento as inovações tecnológicas e conte com parceiros que possam levar as melhores soluções educacionais para tornar a escola referência.