PODCAST EDUCACIONAL CHEGOU! Como ajudar nossos alunos a superarem as marcas do confinamento?

Como a escola pode promover a conexão familiar?

Qual é o papel da conexão familiar com a gestão escolar? Desvende esse assunto agora mesmo!

Tempo de leitura:6 minutos

Conexão familiar é tudo. Imagine viver em um ambiente harmônico, no qual todas as opiniões são ouvidas sem nenhuma distinção e, claro, há um equilíbrio que favorece a saúde física e mental?

E se nós disséssemos que esse tipo de harmonia também é crucial para a gestão escolar? Um bom diálogo com pais e responsáveis pode fazer toda a diferença no sucesso das escolas e, consequentemente, na educação fornecida a estudantes de todas as idades.

Mas como? Foi pensando nessa dúvida que preparamos este conteúdo com informações sobre a participação da família em questões voltadas à gestão escolar. Continue a leitura e veja como isso é possível!

Por que a conexão familiar é tão importante na gestão educacional?

Pode até parecer que uma coisa não tem nada a ver com a outra. No entanto, a verdade é que a conexão familiar interfere diretamente na qualidade da gestão educacional.

Uma conversa eficaz com os membros da família é essencial para uma melhor fluidez do fluxo educacional. Por exemplo: por meio dos pais e responsáveis, a escola pode ficar ciente de problemas que estão acontecendo com os alunos, obter feedbacks importantes e definir estratégias para lidar com queixas e críticas.

Além disso, essa conexão é muito eficiente na promoção de uma educação mais bem-sucedida para os alunos. Com a maior participação na vida escolar dos filhos e uma comunicação mais direta com a instituição, é possível observar uma otimização no desempenho dos estudantes.

Como promover a conexão familiar na comunidade escolar?

Agora, confira algumas maneiras de trabalhar o conceito de conexão familiar nas escolas!

Promova o diálogo constante com a família

O primeiro passo para ajudar na conexão familiar com a escola é, sem dúvidas, travar um diálogo sincero, direto e frequente com os familiares dos estudantes. Isso é válido para alunos de todas as idades, uma vez que a conversa passa a fluir ao longo de toda a vida escolar.

A princípio, pode existir certa resistência por parte dos pais, mas é provável que todos passem a se engajar mais com o tempo. Por isso, não desista e tente sempre promover esse diálogo.

Traga a família para o ambiente escolar

Outra forma de favorecer essa conexão é incentivar que a família esteja no ambiente escolar. Essa iniciativa envolve, por exemplo, investir em ações que façam com que pais e responsáveis precisem comparecer ao local, como feiras e eventos diversos.

Lembrando que essa integração também pode ser feita online. Então, trabalhe bem os canais de comunicação da sua instituição. As redes sociais, por exemplo, são boas ferramentas para essa troca, por meio de enquetes ou comentários, entre outros recursos que podem ser explorados com sucesso.

Permita que a família participe da tomada de decisões

Além de ouvir a família e fazê-la participar ativamente do dia a dia escolar, é importante que suas opiniões sejam consideradas na tomada de decisões da instituição. É claro que os gestores têm voz ativa e devem decidir, mas por que não colocar pais e responsáveis em uma posição de mais destaque?

Vamos a um exemplo prático nesse contexto. Antes de implementar uma mudança no ambiente escolar, converse com a gestão para identificar duas possibilidades e leve-as à votação entre os familiares. Assim, você terá em mãos duas alternativas viáveis, mas trará a participação ativa da família e mostrará que ela é ouvida sempre que possível.

Converse com os alunos no dia a dia letivo

O diálogo com os alunos também é muito importante para promover a conexão familiar nas escolas. Afinal, eles são parte da dinâmica escolar e devem ser ouvidos sempre que a ocasião pedir e permitir.

Outro ponto que vale ressaltar é que esses alunos podem ser os pais e os responsáveis do futuro. Diante disso, é hora de nutrir as relações e mostrar, desde já, que toda a família é igualmente ouvida e considerada na sua instituição de ensino.

Peça a participação dos pais no dia a dia educacional

Por último, uma medida imprescindível tanto para o sucesso da gestão quanto para a qualidade de ensino e o aprendizado dos alunos: a participação dos pais e de toda a família na vida escolar das crianças e dos adolescentes.

A escola não é a única ferramenta de educação, mas sim uma extensão do que é feito em casa. Da mesma forma, a casa é uma extensão da escola e ambas se completam na árdua tarefa de criar bons cidadãos e futuros profissionais. Desse modo, todos precisam falar a mesma língua e se ajudar em prol do aprendizado dos jovens.

Como a tecnologia pode favorecer a conexão familiar nas escolas?

Que tecnologia e educação são temas completamente relacionados, nós já sabemos. Há uma tendência crescente na inclusão de recursos tecnológicos no dia a dia pedagógico, o que favorece o aprendizado e promove um maior letramento digital.

Além disso, o uso da tecnologia ajuda na atração de novos alunos para as escolas. Mas isso não é tudo: ela também pode ser útil para promover a aproximação entre família, estudantes e gestão escolar.

Essa vantagem de implantar tecnologia na escola é observada por meio da facilitação da comunicação. Com aplicativos, plataformas e mensagens instantâneas, é muito mais fácil dialogar com os familiares. Ou seja: é possível aposentar a antiga e nostálgica “agendinha” e tornar a comunicação mais dinâmica, direta e em tempo real.

Sendo assim, investir em transformações tecnológicas nas escolas é uma revolução e tanto para o ambiente escolar, pois viabiliza uma educação inovadora. Que tal fazer parte disso e, assim, trazer os pais e os responsáveis para perto da sua gestão educacional?

Gostou de saber mais sobre a relação entre conexão familiar, gestão escolar e qualidade do ensino? A gente espera que sim! Agora, é hora de colocar essas informações em prática e mudar o modo como a sua instituição se comunica com os pais e os responsáveis dos estudantes.

Antes de ir, aproveite para conferir a nossa postagem sobre o desafio do desenvolvimento socioemocional nas escolas. Esse é um tema atemporal e que merece a atenção dos responsáveis pela gestão escolar e pedagógica. Boa leitura!

Compartilhar:

Quem leu também gostou

Nenhuma postagem encontrada.

Assine nossa Newsletter

Faça parte desse ecossistema, receba notícias, lançamentos e tudo que acontece no Educacional.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Ao clicar em “Assinar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Educacional

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo

%d blogueiros gostam disto: