PODCAST EDUCACIONAL CHEGOU! Como ajudar nossos alunos a superarem as marcas do confinamento?

Cultura Maker: o que é e por que sua escola deve aderir?

Tempo de leitura:2 minutos

09/06/2018Entenda como a cultura maker está revolucionando o aprendizado das futuras gerações!

Partindo do princípio de que maker em inglês significa criador, logo algumas ideias virão a sua cabeça sobre essa nova cultura maker no universo estudantil.

Mas tudo bem se isso ainda parece complexo para você. Nós te explicamos melhor!

O QUE É O MOVIMENTO MAKER?

O Movimento Maker é uma extensão da cultura “Faça Você Mesmo”, que incentiva a produção prática e manual por parte de pessoas comuns, fazendo-as criar, consertar e modificar objetos, desenvolvendo projetos com suas próprias mãos.

Não que esse tipo de cultura seja contrária à teoria. Mas, a ideia central está em aflorar habilidades no ser humano que ele, certamente, encontraria dificuldades caso aprendesse por meio de uma folha de papel.

61a5f58b9bf842287c55a37b imagemF 1
Alunos na escola na prática com a cultura maker

QUAL O PAPEL PRINCIPAL DA CULTURA MAKER?

O principal intuito em implementar a Cultura Maker nas escolas, é fazer do aluno o protagonista do seu desenvolvimento intelectual, por meio de atividades desafiadoras, estimulantes para a solução de problemas e que serão fundamentais para o futuro.

Pare para pensar: não seria muito mais interessante aprender matemática através de uma atividade prática em que o aluno constrói um carrinho de brinquedo, por exemplo?

Pois é! Isso é inovação, um novo jeito de engajar o estudante, fazendo-o aprender com a “mão na massa” e de uma maneira tão divertida quanto desafiadora!

CURSOS COMPLEMENTARES DO VC.MAKER

O VC.Maker é composto por programas de atividades complementares, especialmente focados no conjunto de disciplinas conhecido como STEAM, sigla em inglês para Science, Technology, Engineering, Arts and Math (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Esses cursos têm em comum a abordagem prática, baseada em oficinas e laboratórios que envolvem os alunos em atividades interdisciplinares focadas na solução de problemas. Algo que, combinado a temas modernos como robótica ou programação de jogos, vai ao encontro das necessidades do aluno e estimula seu interesse pelo aprendizado.

06/09/2018

Compartilhar:

Assine nossa Newsletter

Faça parte desse ecossistema, receba notícias, lançamentos e tudo que acontece no Educacional.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Ao clicar em “Assinar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Educacional

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo

%d blogueiros gostam disto: