A disciplina positiva é uma abordagem que objetiva promover o desenvolvimento integral das crianças, auxiliando no desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais, promovendo a saúde mental, melhorando os relacionamentos e o desempenho escolar.
Esta abordagem prepara as crianças para o futuro de forma respeitosa e pacífica, mas com disciplina e estabelecimento de limites. Conheça mais sobre a disciplina positiva e suas vantagens acompanhando o artigo!
O que é a disciplina positiva?
A disciplina positiva é uma abordagem educacional com base em princípios de gentileza e firmeza. Isso significa estabelecer limites claros e consistentes, sempre de maneira respeitosa. Em vez de usar punições, o foco é ajudar as crianças a aprenderem com seus erros e a desenvolverem habilidades sociais e emocionais.
A disciplina positiva enfatiza a importância da comunicação aberta e do diálogo, incentivando pais e educadores a ouvirem as preocupações e opiniões das crianças e levá-las a sério. Promove a responsabilidade compartilhada, em que as crianças são encorajadas a participar ativamente das decisões da família ou do grupo em que estão inseridas.
Quais são os 5 pilares da disciplina positiva?
Respeito mútuo
Na disciplina positiva, os relacionamentos baseados devem ser baseados em respeito, consideração e valorização mútua. Isso se dá por meio da comunicação aberta e honesta, da escuta ativa, da empatia e do reconhecimento das necessidades e sentimentos.
Quando os pais ou educadores mostram respeito pelos sentimentos e necessidades das crianças, elas se sentem ouvidas, compreendidas e valorizadas. Isso cria um ambiente emocionalmente seguro e saudável, o que contribui para reconhecerem e respeitarem a autoridade dos adultos.
O respeito mútuo também inclui o estabelecimento de limites claros e firmes, mas com gentileza e compreensão. Punições ou recompensas não são utilizadas. O que se busca é o desenvolvimento de habilidades e capacidades para agir de forma autônoma e responsável.
Importância e pertencimento
Esses princípios se concentram em ajudar as crianças a se sentirem valorizadas, aceitas e integradas em suas famílias e comunidades.
A importância se refere à necessidade de ser reconhecido, valorizado e apreciado. Na disciplina positiva, os pais ou educadores são incentivados a elogiar e reconhecer os esforços e conquistas da criança, em vez de apenas focar nos erros ou no comportamento inadequado.
O pertencimento se refere à necessidade de se sentir parte de um grupo, de ter conexões e relacionamentos significativos com outras pessoas. Para isso é preciso envolver as crianças em decisões da comunidade, encorajá-las a participar de atividades em grupo e incentivar o respeito mútuo e a cooperação.
Quando a criança se sente importante e pertencente, tende a se comportar de maneira mais positiva e a cooperar mais facilmente. Assim, desenvolve senso de responsabilidade compartilhada.
Eficiência a longo prazo
É o apoio dos pais e educadores no processo da criança de desenvolvimento de habilidades e capacidades para se tornarem adultos responsáveis, independentes e autônomos. A ideia é que se tornem capazes de lidar com desafios e adversidades de forma construtiva.
A disciplina positiva não se concentra apenas em resolver problemas de curto prazo ou em administrar o comportamento das crianças de maneira imediata. O propósito é ajudar as crianças no aprendizado e no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, preparando-as para enfrentar os desafios da vida de forma mais eficaz a longo prazo.
Por exemplo, uma criança que aprende a se comunicar de forma eficaz e a resolver conflitos construtivamente é mais capaz de lidar com problemas sociais e interpessoais, tanto na escola quanto na vida adulta. Uma criança que aprende a regular suas emoções saberá lidar melhor com o estresse e a pressão na vida adulta.
Habilidades para a vida
São as habilidades sociais, emocionais e cognitivas que ajudam as pessoas a lidar com os desafios da vida cotidiana de maneira eficaz e positiva. Na disciplina positiva, essas habilidades são ensinadas às crianças para ajudá-las a se tornarem adultos responsáveis e autônomos. Elas incluem:
- Autocontrole: capacidade de controlar impulsos e emoções fortes e tomar decisões conscientes em situações desafiadoras;
- Resolução de problemas: capacidade de identificar problemas, gerar soluções criativas e implementá-las de forma eficaz;
- Comunicação eficaz: capacidade de ouvir ativamente, expressar pensamentos e sentimentos de forma clara e construtiva e resolver conflitos de forma positiva;
- Empatia: capacidade de compreender e responder aos sentimentos dos outros;
- Tomada de decisão responsável: capacidade de avaliar as consequências de diferentes escolhas e tomar decisões responsáveis e conscientes;
- Pensamento crítico: capacidade de analisar informações, avaliar evidências e tomar decisões informadas.
Desenvolvimento consciente
É uma abordagem que enfatiza a importância de ser consciente e intencional em relação ao desenvolvimento das crianças. Requer o envolvimento, a presença e o engajamento de pais e educadores em todos os momentos. É o contrário de uma educação que apenas reage de forma imediata aos comportamentos. Envolve, da parte dos adultos:
- Consciência emocional: reconhecer e gerenciar as próprias emoções para poder estar presente e disponível emocionalmente para as crianças;
- Atenção plena: consciência do momento presente, em vez de se distrair com outras coisas;
- Comunicação consciente: comunicação clara, aberta e respeitosa, evitando julgamento ou críticas negativas;
- Empatia: entender as perspectivas e sentimentos das crianças;
- Intencionalidade: agir de forma intencional e deliberada em relação ao desenvolvimento das crianças, em vez de reagir apenas aos seus comportamentos.
Como desenvolver a disciplina positiva na escola?
A disciplina positiva busca promover o desenvolvimento integral dos estudantes por meio da construção de relacionamentos saudáveis, do incentivo à autonomia, da valorização das emoções positivas e do desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Para desenvolver essa abordagem na escola, aqui estão algumas sugestões para a gestão escolar:
Capacite os professores
É importante que os professores tenham conhecimento sobre a disciplina positiva e saibam como aplicá-la em sala de aula. Para isso, é possível oferecer cursos de capacitação, workshops e palestras com pessoas habilitadas para formar equipes nesse tipo de abordagem.
Promova um ambiente acolhedor
Crie um ambiente acolhedor e seguro na escola, com a criação de espaços para diálogo, a valorização da diversidade e a promoção da cultura de respeito mútuo.
Incentive a autonomia
Ofereça oportunidades para que os estudantes possam tomar decisões e ter autonomia em suas escolhas, como a participação em projetos, a escolha de temas para trabalhos e atividades em grupo.
Valorize as emoções positivas
Incentive a valorização das emoções positivas, como alegria, gratidão, esperança e amor, por meio de atividades lúdicas, rodas de conversa e exercícios de mindfulness.
Fomente a comunicação
Fomente a comunicação entre estudantes, professores e famílias. Crie canais de diálogo e mantenha um ambiente aberto e colaborativo para que todos possam se expressar livremente, comunicando suas necessidades de forma respeitosa e desenvolvendo a escuta.
Lembre-se de que a disciplina positiva é um processo contínuo e que requer dedicação e esforço para ser desenvolvida. Com essas estratégias, é possível criar um ambiente escolar mais saudável e promover o desenvolvimento integral dos estudantes.
Estar atualizado é muito importante, especialmente neste mundo em que tudo muda muito rápido. Por isso, que tal ler o artigo Geração Alpha: como garantir a aprendizagem dessas crianças?