A iniciativa “Lugar de comida é no prato, não no lixo. Xô Desperdício” tem causado grande impacto na escola onde foi implementada, e chamado a atenção de todo o país.
O projeto “Lugar de comida é no prato, não no lixo. Xô desperdício”, organizado por alunas participantes do projeto Estrogênias, sob responsabilidade das Professoras Kátia Cantão Mundim e Facione Borges, tem recebido destaque e reconhecimento nacional, devido a contribuição com uma causa de grande relevância: a conscientização em relação ao desperdício de alimentos.
A proposta está entre os 70 finalistas do Prêmio Educador Transformador, que reconhece educadores envolvidos em projetos de grande impacto, de todas as etapas de ensino – da educação infantil até o ensino superior. Os ganhadores serão anunciados na próxima Bett Educar Brasil.
Em maio de 2022, ao notarem a quantidade de alimentos jogados fora todos os dias, em um país onde milhares de pessoas passam fome, alunas e professoras da Escola Municipal Vinícius de Moraes, em Lucas do Rio Verde – MT, deram vida à iniciativa. Durante os encontros do Estrogênias, as participantes decidiram que era necessário conscientizar os alunos sobre o impacto negativo do desperdício de alimentos, já que boa parte da merenda escolar era descartada. Para isso, passaram a fazer o monitoramento do descarte de comida durante o recreio escolar, observando e orientando as crianças em relação a essa prática.
Com os dados coletados, as estudantes desenvolveram gráficos diários com informações dos alimentos desperdiçados. A partir disso, visitavam as salas de aula para conscientizar alunos e professores, além de formularem e dispararem comunicados aos familiares, para que toda a comunidade escolar fosse engajada na causa.
Além disso, com base no aprendizado adquirido nas aulas de robótica incentivadas pelo projeto Estrogênias, as meninas transformaram o micro:bit em um contador de votos. Aplicando a linguagem de programação, após cada lanche, coletavam a opinião dos alunos em relação ao alimento ofertado no dia.
Segundo a professora Kátia Cantão Mundim a comunidade escolar vê que o projeto é relevante e tem feito a diferença no dia a dia da instituição. Além disso, ela ressalta a importância de representar a escola em um prêmio nacional. “É uma oportunidade de dar visibilidade as ações que o projeto Estrogênias proporcionou em nossa escola e entender que estamos no caminho certo”.
Projeto Estrogênias: meninas na ciência
Para incentivar a participação das meninas nas áreas em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) e levar esse debate para dentro das instituições de ensino, fomentando o tema perante a sociedade, em 2021, o Educacional, iniciou o projeto EstroGênias: meninas na ciência.
Nos últimos anos, com o apoio de parceiros como a Disney, LEGO® Education e UNESCO, o projeto já levou o STEAM para meninas e instituições de todo o Brasil, incentivou a participação de times femininos em competições de robótica, como FIRST® LEGO League e o desafio do your:bit, além de certificar mais de uma centena de profissionais de educação em STEAM.