Pais e alunos buscam entender os métodos e soluções educacionais usados por cada instituição de ensino antes mesmo de fazer a matrícula. Por isso, esse é um assunto que merece a atenção de diretores, coordenadores pedagógicos e professores.
São diversas abordagens e tecnologias que contribuem com uma experiência de aprendizagem completa, e a diversidade de opções pode acabar dificultando a seleção das atividades mais adequadas para cada contexto educacional. Afinal, qual método aplicar na escola? Qual solução educacional pode melhorar a gestão da sua instituição?
Para tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto, elaboramos um guia especial sobre métodos e soluções educacionais. Confira e aproveite as dicas!
O que são métodos e soluções educacionais?
Os métodos e soluções educacionais, como o próprio nome diz, são ferramentas, técnicas e metodologias que simplificam o trabalho desempenhado por uma instituição de ensino.
Os métodos educacionais podem se referir a práticas pedagógicas e metodologias de ensino aplicadas pelos educadores que visam assegurar a aprendizagem. Já as soluções educacionais, geralmente, referem-se a ferramentas mais abrangentes para a gestão e para o funcionamento da comunidade escolar como um todo.
Por que contar com métodos e soluções educacionais?
Os métodos e soluções educacionais são importantes por várias razões. Em primeiro lugar, eles permitem que os professores trabalhem com ferramentas e metodologias para o ensino personalizado. Afinal, nem todo aluno é capaz de compreender o conhecimento da mesma forma e, portanto, precisa de uma abordagem diferente.
Os métodos de educação híbrida, por exemplo, garantem que o aluno de uma escola use a tecnologia para construir sua própria jornada de conhecimento e ainda consiga aproveitar o espaço escolar de maneira diferente dos métodos tradicionais.
Para a gestão escolar, uma solução educacional pode fornecer uma capacidade de coleta, armazenamento e interpretação de dados que seria bem mais trabalhosa sem a tecnologia.
Existe um fluxo intenso de informações circulando dentro de uma comunidade escolar que podem não ser tão bem aproveitados sem um sistema de gestão capaz de organizá-lo e gerar relatórios. Médias, frequências, justificativas e problemas dentro do ambiente escolar podem ser reunidos para ajudar os gestores a identificar padrões e superar desafios da escola.
Quais são os métodos e soluções educacionais mais conhecidos?
As instituições de ensino podem integrar à rotina uma série de métodos para otimizar a relação professor-aluno, além de soluções que agilizem processos burocráticos. A seguir, confira alguns dos mais conhecidos métodos e soluções educacionais.
Sistema de gestão educacional
Um aliado para a rotina de qualquer instituição de ensino, desde escolas até as faculdades, o sistema de gestão educacional é um software que unifica e controla os diferentes setores de educação, facilitando o monitoramento do dia a dia acadêmico.
O sistema também melhora os serviços de atendimento aos alunos e reduz as despesas operacionais da instituição, porque uma série de fluxos impressos e manuais são substituídos por funções automáticas.
Os processos de emissão de boletos, agendamentos de aulas, acompanhamento de notas e as demais consultas passam a ser feitas online, por meio do sistema.
Métodos de educação híbrida
A educação híbrida é uma combinação de aprendizado presencial tradicional e aprendizado baseado na internet. Embora esse modelo existisse antes da pandemia da Covid-19, ele se tornou mais popular entre escolas e universidades nos últimos anos.
Usar um modelo de aprendizado híbrido pode ser ótimo para alunos e professores porque forma um meio-termo entre os métodos tradicionais e os métodos online. A educação híbrida propõe usar a tecnologia para manter os alunos interessados, mas, também oferece oportunidades para que eles conversem pessoalmente com professores e colegas.
Veja alguns dos principais exemplos de métodos da educação híbrida.
Rotação da estação
A rotação de estação é um método da educação híbrida que consiste na criação de diferentes atividades presenciais e online. Os alunos são divididos em grupos que giram em torno dessas diferentes “estações”.
Enquanto uma parte da turma se dedica às atividades presenciais, a outra está realizando atividades online. Após um período determinado pelo professor, os grupos trocam de estações.
Sala de aula invertida
Também conhecido como flipped classroom, a sala de aula invertida é um dos métodos educacionais mais vitais que estão em uso atualmente. Ao contrário das formas tradicionais, os alunos estudam novos materiais ou conteúdos sozinhos em casa e comparecem à sala de aula para realizar atividades e tirar dúvidas.
Os alunos praticam esse método em casa assistindo a um vídeo tutorial, pesquisando online ou trabalhando em conteúdos compartilhados pelo professor. O método é o inverso do que fornece o conteúdo na escola e pede que os alunos pratiquem em casa.
À la carte
O modelo à la carte consiste em propor atividades, aulas e experiências de aprendizagem 100% no ambiente virtual. A instituição de ensino pode oferecer cursos e atividades sobre diversos assuntos para que o próprio aluno opte pelos temas que mais deseja estudar.
Gamificação
A aprendizagem baseada em jogos, também conhecida como gamificação, é uma ótima maneira de envolver os alunos, principalmente os do ensino fundamental e médio. A definição de gamificação é uma estratégia que implementa elementos semelhantes a games em atividades não relacionadas a jogos para aumentar a motivação.
Como as crianças costumam ser muito interessadas em videogame, este pode ser um ótimo lugar para começar a investir em inovadores métodos educacionais. A gamificação pode ser aplicada tanto na aprendizagem de habilidades básicas quanto em projetos mais disruptivos, como o ensino tecnológico.
No entanto, vale ressaltar que a gamificação não deve necessariamente ser usada em todos os contextos. Às vezes, as aulas exigem discussões mais sérias. Além disso, muito aprendizado baseado em jogos, provavelmente, removerá um pouco da diversão e aumentará a motivação que as crianças sentem.
Como escolher e implementar os métodos e soluções na escola?
Um método ou uma solução educacional pode funcionar para um contexto escolar e não para outro. A decisão deve considerar:
- os objetivos de aprendizagem;
- adequação aos conteúdos de cada matéria;
- as características de cada turma;
- habilidades e conhecimento dos professores sobre os métodos educacionais.
Os gestores, coordenadores pedagógicos e professores devem estudar suas respectivas realidades e planejar suas atividades conforme as especificidades de cada contexto.
Independentemente dos métodos e soluções educacionais adotados na sua escola, a coisa mais importante a fazer como educador ou gestor é ler a comunidade escolar e adaptar o estilo de ensino da instituição aos alunos e às maneiras como eles aprendem melhor.
Gostou das dicas e quer aprender mais sobre as inovações para a educação? Aproveite para conferir nosso guia sobre a transformação das práticas pedagógicas.