O School in the Cloud (SITC) é um projeto educacional inovador que contribui para o compartilhamento de experiências e ideias. Na ocasião, crianças e adolescentes têm a oportunidade de aprender sozinhos, de forma colaborativa e intuitiva.
A metodologia de aprendizagem, também conhecida por Escola na Nuvem, incentiva a autonomia e a independência como fatores impulsionadores do processo de ensino. Por isso, o modelo oferece inúmeros benefícios ao avanço dos educandos.
Quer saber mais sobre o School in the Cloud e como esse projeto agrega na formação dos alunos? Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!
O que é School in the Cloud (SITC)?
School in the Cloud é um modelo de educação criado na Índia a partir de uma experiência de Sugata Mitra, um pesquisador e professor da Universidade de Newcastle, localizada na Inglaterra.
O projeto foi lançado oficialmente na Conferência do TED em 2014, que teve o intuito de conectar os educadores. Desde então, já existem mais de 100 professores voluntários envolvidos nos objetivos da proposta.
O SITC propõe espalhar ambientes de aprendizagem auto-organizáveis com o suporte de computadores conectados à internet. A ideia é disponibilizar equipamentos para crianças e adolescentes, tornando-os responsáveis pela própria construção de conhecimento.
Ele ainda incentiva o trabalho em grupo e a tutoria dos estudantes, permitindo um desenvolvimento colaborativo da turma. Na prática, os alunos são divididos em grupos, e o conteúdo é apresentado por meio de perguntas disparadoras.
No fim, cada equipe deve apresentar as suas respostas e discuti-las com toda a sala de aula. O professor, nesse caso, participa mediando a troca de informações, gerando mais autonomia aos educandos.
Qual o objetivo desse projeto?
Sugata Mitra compreendeu, a partir de seus estudos, que as crianças conseguem aprender melhor quando têm liberdade e independência no processo de ensino. Esse foi o fator que incentivou o pesquisador a criar os SOLEs (Search Oriented Learning Environments), ou Ambientes de Aprendizado Orientados por Pesquisa.
Os SOLEs são, justamente, a base da aplicação do School in the Cloud, que tem o principal objetivo de engajar ativamente os estudantes na busca de respostas. O intuito, portanto, é o de estimular os alunos a explorar as suas próprias capacidades, passando a valorizar também o aprendizado com os colegas.
Qual é a origem desse modelo de aprendizagem?
O criador do conceito de School in the Cloud, Sugata Mitra, fez um experimento com crianças em Nova Delhi, Índia, no ano de 1999. Na ocasião, Sugata colocou um computador em um buraco na parede do lado de fora de seu escritório de trabalho.
As crianças que viviam ao redor do local começaram a utilizar o equipamento e passaram a aprender sozinhas a usá-lo. O pesquisador repetiu o estudo diversas vezes em diferentes locais, como vilas remotas e favelas.
Foi daí que o projeto School in the Cloud surgiu, tendo como proposta espalhar pelo mundo ambientes de aprendizagem auto-organizáveis para que os estudantes realizem descobertas com o auxílio de colegas, usando apenas o computador.
Como funciona na prática?
Por meio da metodologia do SITC, os alunos têm a oportunidade de exercitar a imaginação e a criatividade, fazendo perguntas e conectando-se com uma equipe global de mediadores voluntários.
O processo de ensino ocorre de maneira espontânea nos espaços virtuais, contando com professores que atuam como facilitadores e que incentivam a participação dos educandos.
Qualquer pessoa pode aplicar o método e criar o próprio espaço de aprendizagem. Os interessados devem reunir, no mínimo, 12 crianças e adolescentes, e ter computadores com acesso à internet disponíveis para as atividades do School in the Cloud.
Os participantes podem criar um perfil no site oficial do SITC para compartilhar descobertas e dificuldades no decorrer do processo. O projeto desenvolve competências de leitura, habilidades de pesquisa e o raciocínio, possibilitando que os estudantes resolvam problemas e superem desafios.
Quais são as vantagens do SITC?
O School in the Cloud surgiu para revolucionar os formatos mais tradicionais de transmissão e construção do conhecimento. Nesse caso, a tecnologia é utilizada como base para apoiar a aprendizagem de crianças e adolescentes.
Com a metodologia, os alunos têm a oportunidade de desenvolver inúmeras habilidades, ao mesmo tempo em que avançam sobre os conteúdos e disciplinas obrigatórias do currículo escolar.
Veja, a seguir, quais são os diferenciais que o SITC oferece para o processo de ensino!
Promove a autonomia e o protagonismo
No School in the Cloud, os educandos são convidados a participarem colaborativamente de atividades e aulas utilizando computadores conectados à internet. A ideia é que eles desenvolvam o senso de responsabilidade, autonomia e independência, o que favorece significativamente o protagonismo estudantil.
Melhora a acessibilidade
Como a base do SITC é a tecnologia, as escolas têm a chance de melhorar a acessibilidade nos espaços de aprendizagem. Ao implementar o projeto no cotidiano pedagógico, por exemplo, a instituição pode investir em equipamentos e rede Wi-Fi ilimitada para os alunos participarem ativamente da proposta.
Incentiva a curiosidade e a criatividade
O intuito principal desse tipo de método de estudo, assim como a metodologia STEAM, é proporcionar experiências mais significativas para o contexto dos estudantes. Consequentemente, eles se tornam mais curiosos e criativos, já que um dos objetivos do SITC é, justamente, incentivar a resolução de problemas.
Aperfeiçoa a aprendizagem
Quem atua no setor educacional sabe o quão desafiador é ensinar para uma diversidade de perfis de alunos. O School in the Cloud surge como uma alternativa para aperfeiçoar e personalizar a prática pedagógica, fornecendo conhecimentos e competências que tornam o ensino mais atrativo e engajador.
Não há dúvidas de como o projeto School in the Cloud tem o poder de revolucionar a dinâmica em sala de aula. Por meio do suporte de equipamentos, tecnologias e ferramentas, os educadores tem à disposição recursos avançados para potencializar a aprendizagem de crianças e adolescentes.
Na página do SITC, os professores e coordenadores podem acessar todas as informações necessárias para montar um SOLE. Basta ter um computador conectado e alunos interessados. A plataforma ainda convida outras pessoas envolvidas com educação a participarem ajudando nas pesquisas.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e leia também sobre como a tecnologia pode estimular o aprendizado!