A partir de processo licitatório, o município recebeu suporte de produtos, instalações e formação para trabalharem com Mesas Educacionais de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Em março deste ano, a Prefeitura Municipal de Aramina/SP uniu esforços para abrir processo licitatório por meio do EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 08/2019 para CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE TECNOLOGIA EM SOLUÇÃO EDUCACIONAL.
A Tecnologia Educacional foi a vencedora da licitação e forneceu ao município 3 unidades da Central Educacional Digital Alfabeto 4.0 RA Plus UDP e 3 Upgrades de Mesas Educacionais E-blocks Matemática, além de suporte para os serviços de instalação dos equipamentos e formação para os educadores.
“Achei muito importante e visa contribuir bastante com a aprendizagem dos alunos. Devemos sempre aliar novas tecnologias a nossa prática pedagógica”
Prof. Juliana – EMEF Oswaldo Campos

A formação aconteceu na Escola Municipal Oswaldo Campos entre os dias 11 e 12 de junho, separada em dois grupos (manhã e tarde). Cada um deles recebeu capacitação total de 8 horas para trabalharem com as mesas educacionais.
No primeiro dia, foi apresentado o conceito da Mesa Educacional Alfabeto: um recurso de tecnologia educacional de Língua Portuguesa para alunos da Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental.
As atividades, focadas em tornar a alfabetização algo mais natural e divertido, utiliza efeitos de realidade aumentada (3D), multimídia, animações, vídeos e recursos sonoros.
Ela propicia um ambiente multissensorial, por meio do qual o aluno desenvolve uma variedade de habilidades cognitivas. O software e os materiais concretos complementam-se perfeitamente, possibilitando o desenvolvimento de habilidades específicas, tais como: psicomotricidade, desenvolvimento do tato, organização espacial e coordenação motora, só atingíveis com a manipulação de objetos reais.

O layout exclusivo foi desenvolvido para grupos de até 6 alunos ficarem ao redor da mesa central, uma vez que a troca de informações, o trabalho em equipe e a colaboração tornam a experiência mais interativa, lúdica e inclusiva.
Uma das principais ferramentas da Mesa Educacional Alfabeto é a tecnologia de RA – Realidade Aumentada. Através dela, imagens representativas de personagens de desenhos e contos de fadas são capturadas por uma câmera de vídeo e visualizadas em formato 3D, interagindo em ambiente virtual.
Para o segundo dia da formação, ficou a parte numeral e lógica, desta vez, utilizando a Mesa Educacional E-blocks Matemática, um material semelhante a Mesa Alfabeto, porém com software e blocos de conteúdo envolvendo números e operações, espaço e forma, grandeza e medidas.

A Mesa Educacional E-Blocks Matemática proporciona a interatividade da criança e a vivência de experiências que recriam relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço-temporais.
Ela se apresenta como uma possibilidade de acesso à tecnologia de ponta, capaz de integrar significado à prática pedagógica dos conceitos matemáticos.
O papel do professor
Apesar de ambas as mesas oferecerem um feedback sobre o desempenho do aluno, é importante salientar que o professor tem papel fundamental no desenvolvimento das atividades, fazendo o papel de mediador e incentivador da aprendizagem.
Ele deve estimular o aluno a pensar, criar, fornecer informações e sistematizar os conhecimentos que vão sendo construídos, possibilitando assim o desenvolvimento de várias capacidades cognitivas e contribuindo para a interação das atividades com situações do mundo real.
07/08/2019