A utilização da tecnologia na educação é uma realidade que não pode ser ignorada. A digitalização e as ferramentas pedagógicas mais recentes têm impactado diretamente as atividades em sala de aula, transformando por completo o comportamento e as expectativas de pais e alunos.
No entanto, é necessário encontrar meios para que o recurso seja adotado nas escolas para aprimorar o conhecimento dos estudantes e, inclusive, a rotina dos professores.
Quer entender melhor sobre como a tecnologia e educação se relacionam na prática? Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!
Qual a importância da tecnologia na educação?
Por muitas décadas, os recursos disponíveis para ministrar as aulas eram livros e o quadro de giz. No entanto, atualmente, os recursos tecnológicos, como softwares educacionais, computadores, tablets e smartphones, têm contribuído para ampliar o ambiente educativo.
Hoje, a tecnologia oferece instrumentos que permitem realizar um trabalho pedagógico mais significativo de construção do conhecimento. Com uma diversidade de ferramentas, portanto, o processo de ensino e aprendizagem pode ser aperfeiçoado.
Mesmo assim, integrar tecnologia e educação vai muito além de utilizar recursos em sala de aula. A gestão educacional, por exemplo, é uma das áreas mais beneficiadas pela tecnologia, possibilitando que a instituição garanta melhores resultados em estratégias pedagógicas e administrativas.
A tecnologia ainda fornece novas metodologias para a dinâmica de ensino. Com isso, as aulas se tornam mais atrativas, integrando ferramentas como gamificação, aplicativos, realidade virtual e aumentada, entre outras. São tais recursos que produzem engajamento, estímulo e maior interação na construção do conhecimento.
A tecnologia vai substituir o professor?
Ao contrário do que se pode imaginar, a inserção da tecnologia na educação não surgiu para substituir a figura do professor e muito menos as metodologias já utilizadas em sala de aula. Na verdade, os recursos vêm para somar no processo de aprendizagem dos alunos.
Um dos principais focos, inclusive, é integrar os ambientes digitais ao espaço físico, tornando o ensino híbrido parte do cotidiano. Nesse caso, para mediar a troca de conhecimento, é necessário contar com o acompanhamento pedagógico do educador.
A partir da introdução das tecnologias digitais no processo de aprendizagem, os professores ganham importantes recursos para aprimorar a construção do conhecimento. O papel do profissional da educação, portanto, foi ressignificado, tornando-o mediador de conteúdos, curador, mentor e facilitador.
Por que a tecnologia é um recurso muito benéfico?
Diversificar as metodologias em sala de aula abre caminhos para infinitas possibilidades didáticas. A socialização, por exemplo, faz parte de todo esse processo, dado que as atividades podem ser colaborativas. Assim, a escola tem mais chances de falar a linguagem do aluno, que já está inserido nesse universo.
Com os recentes avanços, não há mais como separar o offline do online. Diante dessa nova realidade, os educadores podem aproveitar para inserir ferramentas em suas aulas, preparando os estudantes para aprender a lidar com as informações de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.
Na rotina escolar, a tecnologia e seus recursos são capazes de enriquecer a dinâmica de ensino, trazendo para o cotidiano educacional métodos que vão se alinhando com as vivências dos alunos das novas gerações. Os benefícios e os resultados das ferramentas interativas apenas reforçam a importância da tecnologia na educação.
Como aplicar a tecnologia em sala de aula?
Existem inúmeras maneiras de aplicar a tecnologia em sala de aula e no dia a dia escolar. O uso de um ambiente de aprendizagem virtual, por exemplo, é uma ótima alternativa para compartilhar materiais, criar fóruns de discussão e estimular a participação dos estudantes nos conteúdos de estudo.
Além disso, diversas disciplinas, como Matemática, Língua Portuguesa, Química e Física, podem ser repassadas de forma divertida e atrativa. A indicação é que os gestores escolares invistam em ferramentas de qualidade para aperfeiçoar o cotidiano educacional.
Hoje, é possível encontrar inúmeras opções de recursos voltados especialmente para os ambientes de aprendizagem. As vídeo-aulas, por exemplo, podem ser adotadas como conteúdos complementares para aprofundar ainda mais o que é visto em sala de aula.
Como as Suítes Pedagógicas ajudam nesse sentido?
As Suítes Pedagógicas surgem diante da possibilidade de criar práticas de ensino mais dinâmicas, que façam sentido e sejam aplicáveis à rotina das escolas. A plataforma potencializa o ensino nas instituições, tendo a tecnologia como principal aliada.
Por meio das Suítes Pedagógicas, por exemplo, os educadores têm a oportunidade de montar um ecossistema totalmente personalizado. Isso faz com que o recurso seja muito mais do que um pacote com várias tecnologias, mas um conjunto de soluções unificadas de forma inteligente e pensadas para a escola.
Em apenas um ambiente digital, a instituição consegue acessar todas as ferramentas e fazer toda a gestão das aplicações. Além disso, todos os aplicativos da plataforma são integrados, gerando dados para apoiar a tomada de decisões estratégicas feita pela gestão educativa.
Quais são suas funcionalidades?
As Suítes Pedagógicas oferecem, atualmente, algumas funcionalidades para potencializar a proposta pedagógica. Para isso, a plataforma fornece aplicações de Língua Portuguesa, Matemática e STEAM, tudo reunido em um único ecossistema personalizado.
Portanto, as Suítes Pedagógicas representam uma excelente alternativa para adotar o uso da tecnologia na educação e fazer a diferença no processo de aprendizagem dos alunos. No dia a dia, a plataforma traz recursos que falam a língua dos estudantes, tornando o ensino mais encantador.
O aluno de hoje tem se mostrado muito a favor de uma aprendizagem interdisciplinar. Assim, aliar essa necessidade ao que existe de mais inovador possibilita uma experiência muito mais relevante. As soluções propostas pelas Suítes Pedagógicas englobam diversas práticas que favorecem como um todo a vivência em sala de aula.
Quem mais se beneficia da tecnologia são, de fato, os alunos, que têm acesso a atividades diferenciadas, ferramentas estimulantes, indicadores de acompanhamento pedagógico, entre outras facilidades.
Todo gestor escolar sabe como o impacto da tecnologia na educação tem gerado debates e especulações sobre o futuro do processo de ensino. Para se preparar à nova realidade, é preciso investir em recursos de qualidade e que ofereçam propostas alinhadas às necessidades da nova geração de estudantes.
Aproveite a visita e entre em contato com a equipe Educacional agora mesmo para saber mais sobre as Suítes Pedagógicas!