As expectativas em relação as tendências para a educação para o próximo ano letivo ficam mais intensas com a chegada do fim do mês de dezembro. É claro que fica difícil definir o que realmente vai acontecer, mas, com base no que passamos nos últimos anos e, em especial no rumo que a educação tomou neste ano, podemos imaginar alguns caminhos.
Nada muda em relação ao principal foco das instituições de ensino: o aluno. Ele é o centro de toda a aprendizagem, por isso, é importante intensificar o que muitas escolas já fazem e propor novas direções, em que ponto central sejam as necessidades dos estudantes. Isso quer dizer que, além de transmitir conteúdo, é preciso que os alunos absorvam o conhecimento, de modo que coloquem em prática o que aprenderam.
Seguindo o que vem acontecendo nos últimos anos, a tecnologia será uma aliada para as escolas. Mas, além dela, os gestores e educadores precisam estar atentos às tendências para a educação. Continue a leitura e conheça algumas delas.
Principais tendências para a educação
Desenvolvimento Socioemocional
A realidade dos últimos anos trouxe à tona consequências emocionais nas crianças e jovens, que apresentam diversas dificuldades no convívio social, mostrando um aumento das suas vulnerabilidades. É fato que, sem as competências socioemocionais fortalecidas, o aluno enfrentará mais dificuldades para aprender.
Por isso, é importante que as escolas deem atenção ao desenvolvimento socioemocional, promovendo um ambiente cada vez mais acolhedor para os estudantes, além de proporcionar experiências de aprendizagem que fomentem a autogestão, o engajamento com os colegas e professores e a resiliência.
Lembrando que o desenvolvimento socioemocional está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo significativo desde a educação infantil e é uma das tendências para a educação.
Saiba mais sobre o desenvolvimento socioemocional nas escolas.
Autonomia dos alunos
Valorizar a autonomia dos alunos é proporcionar um ensino-aprendizagem em que eles sejam os protagonistas do próprio conhecimento. Portanto, é incentivar o querer aprender, dando significado ao ensino, aproximando-o da realidade e do cotidiano dos estudantes. Para isso, é necessário que eles vejam propósito no conteúdo e se sintam engajados nos projetos propostos em sala de aula.
A autonomia é fortalecida com uma jornada de aprendizagem em que o professor deixa de transmitir o conhecimento e passa a ser mentor dos seus alunos, motivando-os a buscarem respostas para os desafios propostos.
Sala de aula invertida
Como citamos, a autonomia dos alunos é uma das tendências para a educação e, uma das maneiras de incentivá-la é com a sala de aula invertida. Essa metodologia consiste em compartilhar com os estudantes o conteúdo previamente, utilizando materiais digitais, por exemplo. E em sala de aula, a turma pode discutir os assuntos abordados, construindo o conhecimento.
A sala de aula invertida faz com que os alunos se tornem mais participativos, críticos, autônomos e com maior desenvolvimento emocional, contribuindo para a sua capacitação integral.
Personalização da aprendizagem
A personalização da aprendizagem é uma estratégia pedagógica que visa promover desenvolvimento de todos os estudantes de maneira individualizada. Ou seja, leva em consideração que cada aluno tem uma forma e um ritmo para aprender melhor, respeitando as suas limitações, dificuldades e facilidades.
Uma das maneiras de levar a personalização da aprendizagem para a sua escola é apresentar o mesmo conteúdo de formas diferentes. Nesse quesito, a tecnologia é uma grande aliada para não tornar esse processo moroso aos professores, mas facilitar o dia a dia.
Com o apoio da tecnologia, é possível criar trilhas de aprendizagem. Com base no que o aluno responde, ele pode avançar para a próxima etapa ou receber reforço do conteúdo proposto.
Gamificação
Trabalhar gamificação em sala de aula não é algo novo e também não é o mesmo que lotar a escola com vídeo games ou aplicativos. As técnicas de gamificação propõem desafios, missões e rankings aos alunos, trabalhando diretamente com a ludicidade e podem ser aplicadas em qualquer disciplina.
A gamificação incentiva a competição saudável, encorajando os estudantes a serem mais participativos nas aulas e faz com que assimilem melhor o conteúdo proposto, enquanto se divertem e colaboram entre si.
Decisão baseada em dados
Conhecer o seu aluno verdadeiramente facilita o entendimento dos educadores e abre caminhos para melhorar a aprendizagem. Para isso, é importante que a escola colete informações e armazena-as, de forma que quem precisa possa acessá-las, quando necessário.
Tomar decisões baseada em dados é muito mais assertivo, já que por meio deles, os professores podem verificar o real desempenho dos alunos e focar em suas maiores dificuldades para melhorar, cada vez mais, a performance de cada estudante. Portanto, os dados são utilizados para aprimorar o ensino e aprendizagem, contribuindo para a personalização do ensino.
É essencial que sua escola analise e elenque o que já tem feito e o que pode incluir para o próximo ano letivo, para que além de seguir as tendências para a educação, sua instituição esteja preocupada com o aprendizado e bem-estar dos alunos.
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