No VC Maker, educadores e alunos recebem um certificado digital como credencial para os cursos realizados. Conheça as vantagens!
Você sabe o que é um certificado digital?
Movidas pela evolução tecnológica e transição digital do século XXI, as credenciais digitais, também conhecidas como Badges, vieram para “substituir” os certificados tradicionais de papel e trazer outras vantagens na hora de comprovar as competências do indivíduo.
Essa é uma prática cada vez mais comum no mercado de trabalho e em universidades do mundo inteiro. Especificamente no Brasil, essa chancela eletrônica vem ganhando tanto espaço a ponto de se tornar obrigatória em alguns casos.
Portanto, é bom já ir adiantando: em poucos anos o certificado digital estará presentes em qualquer documento, eliminando de vez a folha de papel.
VANTAGENS DO CERTIFICADO DIGITAL
A princípio, tudo o que é transpassado do off para o online representa inovação. E, no caso das credenciais digitais não é diferente. Essa nova forma de reconhecimento traz alguns benefícios que antes não eram possíveis. Saiba quais são eles!
1- Sempre disponível na plataforma
Isso facilita o acesso a qualquer hora e em qualquer lugar, sem correr qualquer risco de perda ou danificação.
2- Verificação e validação pela internet
Assegura que o certificado não foi falsificado ou recebeu algum tipo de alteração.
3- Facilidade de compartilhamento
Como trata-se de um material digital, fica muito mais fácil compartilhá-lo através de e-mail, site ou redes sociais.
4- Pode carregar evidências de aprendizagem
Diferentemente do certificado de papel, a credencial digital é uma prova mais concreta de que você, realmente, vivenciou a experiência em questão, e que recebeu o reconhecimento por mérito próprio.
5- Possibilita formar coleções e trilhas de aprendizagem
Como as credenciais digitais são colecionáveis, em muitos casos, o indivíduo pode comprovar como ele chegou até determinado patamar, ou seja, ele consegue demonstrar todas as etapas de um processo que participou até ganhar o reconhecimento máximo.
E como é uma credencial digital?
Confira o exemplo abaixo:

Uma credencial digital sempre carregará alguns pontos importantes de identificação, como o nome do curso e seu tema (Nome do Badge), o fornecedor da credencial e seus canais online, e, o mais importante, o critério, que representa o que o indivíduo teve de cumprir para receber a certificação.
NO VC MAKER, ALUNOS E PROFESSORES RECEBEM CREDENCIAIS
A metodologia do VC Maker acredita que além do aluno, o professor também merece o reconhecimento pelas atividades desenvolvidas, até porque, ser um professor maker é um grande distintivo no mundo educacional.
Credenciais dos alunos

Repare que para cada um dos cursos, está disposto ao aluno dois tipos de credenciais: as menores, que chamam-se “To Dos”, e as maiores, que representam a certificação final.
As credenciais menores são atividades que precisam ser realizadas pelos alunos no decorrer das aulas. Há um número mínimo de “To Dos” exigidos do aluno para que a certificação final possa ser conquistada.
Credenciais dos professores

Para conquistarem essa credencial, os professores devem entregar relatórios mensais com o portfólio das turmas em cada aula. Podem ser fotos, textos descritivos, vídeos, ou qualquer outra evidência que comprove o êxito das atividades.
Com o número mínimo de “To Dos” estabelecidos para o curso, o educador recebe a certificação Professor Maker!
WEBINAR COM ESPECIALISTA
Em webinar gravado e posteriormente postado no Youtube, o especialista em certificações digitais do VC Maker, Michel Metzger, conta mais detalhes sobre essa nova prática.
Assista clicando aqui!
29/10/2018