Os ambientes criativos de aprendizagem prometem inúmeros benefícios aos alunos e escolas, que vão desde o desenvolvimento de novas habilidades a uma maior rentabilidade e aumento de matrículas para a instituição de ensino. Falamos mais a respeito, confira!
Espaço inovador não é igual a ambiente inovador, e a gente explica!
Espaço pode ser entendido como lugar, recinto; dependência, algo mais objetivo e concreto quando tentamos explicar. Já o ambiente envolve, além do espaço físico, condições e circunstâncias físicas, humanas, culturais e sociais.
Um exemplo prático disso é quando visitamos a casa de um pintor e vemos quadros pendurados nas paredes, tintas sobre a mesa, livros de arte, etc, tudo isso nos remete e nos permite reconhecer facilmente do que o ambiente trata. Com isso, o ambiente é algo mais subjetivo e amplo em nosso entendimento.
Trazendo esses conceitos para o dia a dia escolar, entendemos que novas práticas exigem novos ambientes. As salas de aula antigas já não atendem mais as necessidades das novas metodologias e das novas gerações, o que nos leva a reflexões sobre como as novas práticas atingem nossos estudantes (e se elas têm, de fato, objetivos de aprendizagem reais).
Inovação para alunos e escola!
Um ambiente criativo de aprendizagem focado em inovação, por exemplo, permite o desenvolvimento de projetos interdisciplinares incríveis, em que alunos são protagonistas do seu conhecimento, desenvolvem o pensamento matemático desde os primeiros anos da Educação Infantil, e aprendem a partir de aulas de robótica e programação.
Veja alguns benefícios que os ambientes criativos de aprendizagem possibilitam à sua escola!
- Desenvolvimento de competências e habilidades para o século XXI, em que os alunos aprendem a conviver, trabalhar em grupo e atingir objetivos em grupo.
- As abordagens educacionais são orientadas para o trabalho maker, com desenvolvimento de projetos ‘’mão na massa’’, em que a criatividade e inovação tomam conta das atividades.
- Incentivo à cultura do faça você mesmo (do inglês, ‘’do it yourself’’).
- Os projetos inovadores têm como objetivo a experimentação, a criatividade, a colaboração, o engajamento e o protagonismo de cada estudante.
Esses ambientes já existem pelo Brasil. Conheça algumas salas de inovação:

Escola Neuza Dutra – Betim (MG)

Escola Metropolitana – Araucária (PR)
Que tal investir em um ambiente de aprendizagem disruptiva, com metodologias ativas focadas no desenvolvimento das habilidades de STEAM e na Educação 4.0?
Sabe o melhor? Sua escola pode inaugurar uma sala da inovação como essas em 2019.
20/02/2019