A escola não somente forma o conhecimento dos alunos, mas é uma grande aliada no desenvolvimento das habilidades socioemocionais. O que já era intrínseco dentro das instituições, se tornou ainda mais claro com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Desenvolver as competências socioemocionais tornou-se uma exigência a partir das premissas da BNCC, que orienta que todas as escolas incluam em seu currículo as habilidades socioemocionais, para que os alunos estejam realmente preparados para o futuro, inclusive para viver em sociedade.
Nos últimos anos, a falta de interação social deixou lacunas ainda maiores no desenvolvimento socioemocional dos estudantes, sendo um fator que precisa de grande destaque nas instituições de ensino.
Embora as habilidades socioemocionais sejam intrínsecas no ser humano, é muito importante que a escola as incentive e desenvolva nos alunos, pois é assim que as crianças e jovens passam a saber lidar e encarar as dificuldades.
Quais habilidades sua escola pode desenvolver
- Incentivar o desenvolvimento da comunicação e da colaboração faz com que o aluno enxergue a importância do coletivo, aprendendo a ouvir, se colocar no lugar do outro e propor soluções que auxiliem a todos, as informando de maneira clara e assertiva.
- Desenvolver o pensamento crítico e analítico faz com que os alunos aprendam a analisar as situações antes de agir e a pensar em diversas formas de resolver um problema, criando hipóteses para cada ação. Bem como, faz com que percebam que existem diversas opiniões a respeito de um mesmo tema e que é necessário filtrá-las, ao passo que, às vezes, é necessário reconsiderar.
- Alunos investigativos, criativos e curiosos podem ir mais longe. As escolas devem incentivar e valorizar ações inovadoras e focadas em criatividade, para que os estudantes saiam da sua zona de conforto e pensem fora da caixa.
- Trabalhar a confiança dos estudantes, envolve a segurança que eles têm em si próprio e nos outros. Ensinando-os que não se tem todas as respostas e que não é preciso ter medo de reconhecer isso.
Tais habilidades podem ser desenvolvidas com práticas da Cultura Maker e com o STEAM, onde os alunos têm um ensino interdisciplinar e baseado em projetos, gerando um ambiente propício para o fortalecimento de suas competências socioemocionais.