De acordo com Mads Fog, master trainer da LEGO® Education, a ludicidade na educação infantil é fundamental para o desenvolvimento da criança.
Quem é que não tem saudade da época em que tudo era mais colorido, o choro se tornava um sorriso molhado em poucos segundos e o gosto do pirulito era bem mais doce e saboroso? Pois é! Ser criança é uma aventura a todo instante. É viver no mundo das fadas, da brincadeira e da imaginação. E utilizar essa mente fértil como aliada no processo de aprendizagem, vem mostrando que a ludicidade na educação infantil é algo extremamente eficaz e poderoso!
O QUE PODEM SER CONSIDERADAS COMO ATIVIDADES LÚDICAS?
Atividades lúdicas são aquelas que fazem parte do universo da criança, como jogos e brincadeiras. São atividades livres, não impostas e realizadas com espontaneidade.
Além de educar, elas representam uma forma da criança se expressar; uma maneira física e mental de desenvolver habilidades sociais, emocionais e cognitivos.
E considerando que brincar faz parte de quase 100% da mentalidade de uma criança, é de suma importância que a diversão seja utilizada de forma inteligente para estimular o aprendizado, tanto em casa quanto na escola.
Por outro lado, é também missão de pais e educadores impor limites, de tal maneira que a criança aprenda a discernir a hora certa e errada de brincar.
O que não tem como negar é: a capacidade de uma atividade lúdica prender a atenção e manter a criança focada é infinitamente maior do que qualquer atividade formal, impositiva e sem diversão.

LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PAPEL DA ESCOLA
Nesse exato momento, você pode estar se perguntando: e qual a grande diferença entre uma criança aprender em casa ou na escola, se afinal de contas, ela pode brincar em qualquer lugar?
É aí que entram alguns paradigmas: a relação social unida às brincadeiras, o propósito didático dessas brincadeiras, e o papel do educador nesse meio.
Na escola, a criança aprende brincando ao mesmo tempo que compartilha suas experiências com diversos outros colegas, logo, ela está aprendendo não só a dividir o espaço, mas também a ouvir e respeitar diferentes visões e opiniões.
Além disso, a figura do professor como mediador do conhecimento é fundamental. É ele quem organiza as atividades, o tempo, o espaço, e enriquece o cotidiano dos alunos, ao mesmo tempo que acompanha o desenvolvimento individual de cada um deles.

CONHEÇA A PROPOSTA DA LEGO® EDUCATION PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
As soluções da LEGO® Education são um exemplo incrível de como as brincadeiras por meio dos blocos podem transformar a educação na infância. Uma metodologia envolvente e prática de aprender brincando!
Os conjuntos foram desenvolvidos com diferentes temas e estímulos, mas que somados, completam um objetivo comum. Algumas premissas são:
- Exploração Criativa
- Introdução a Ciência e a Matemática
- Desenvolvimento social e emocional
- Introdução a linguagem

Para o dinamarquês Mads Fog, Master Trainer da LEGO® Education, a ludicidade é extremamente importante não só para a infância, mas para o futuro da criança.
“Nós temos um conjunto de habilidades que precisam entrar em cena antes de pensarmos em habilidades acadêmicas”
METODOLOGIA LEGO® EDUCATION
As soluções LEGO® Education são baseadas na estrutura 4Cs, ou seja, o aprendizado acontecerá por meio de quatro etapas:
Conectar
Esta é a fase de introdução da atividade. Nela, é lançada uma tarefa para os alunos e feito todo o embasamento que dará espaço para a imaginação.
Construir
Por meio dos blocos LEGO®, são construídos objetos que serão a base para os próximos passos da atividade. Esta é a hora de usar a criatividade e o conhecimento do próprio aluno para construir soluções.
Analisar
Compartilha-se o que foi construído e aprendido. Os alunos são questionados e expõem pensamentos e opiniões, levando os novos conhecimentos para a etapa seguinte.
Continuar
Com os novos conhecimentos, é introduzida uma nova tarefa que dá continuidade à atividade. Nesse momento os alunos podem explorar aquilo que foi aprendido, estimulando o pensamento crítico e analítico.
16/01/2019