PODCAST EDUCACIONAL CHEGOU! Como ajudar nossos alunos a superarem as marcas do confinamento?

Passo a passo para preparar sua equipe de robótica para a FIRST® LEGO® League Junior 2019

Tempo de leitura:3 minutos

Entenda como organizar sua equipe de robótica desde o início do ano letivo e não ficar de fora da temporada esse ano.

Em ano de estreia aqui no Brasil, a FLL Jr 2018 mostrou que veio para ficar e se consagrar como o maior festival de robótica infantil do país. Equipes de diversos estados brasileiros toparam o desafio de participar no ano passado, e o sucesso só foi possível graças a dedicação e o empenho em médio e longo prazo de cada equipe de robótica. Clique aqui e confira como foi.

Inclusive, as perspectivas para a edição 2019 são ainda maiores! No entanto, para que esse bom resultado se concretize, as equipes precisam organizar suas Etapas Locais previamente (reunião das equipes de escolas ou de garagem), com calma e foco, para chegarem preparadas para as etapas seguintes (regionais, nacional e internacional).

COMO SE PREPARAR PARA 2019

O que podemos adiantar é: a Etapa Nacional já tem data marcada, e será no dia 29 de junho, o que significa que as equipes terão  meses para organizar seus treinamentos e construir seus modelos e projetos de pesquisa.

E o que a equipe de organização do torneio reforça, é que as equipes iniciem a preparação com a maior flexibilidade de tempo possível, ou seja, logo no início do ano letivo, o que traz maior comodidade em relação ao cronograma de encontros preparatórios até a data do evento principal.

Primeiros passos

  1. Estimule um tutor, ele quem irá animar o time, ensinar a equipe e contribuir para o crescimento dos integrantes;
  2. Convide 4 a 6 crianças para formar uma equipe;
  3. Organize os encontros (são 12 encontros por equipe).

– A principal data a ser definida é o último encontro (fica a critério da equipe, pode ser num sábado, por exemplo), pois ele representa a data da sua Etapa Local ou o encerramento da temporada.

– É possível fazer encontros com mais de uma equipe simultaneamente.

– São várias formas para cumprir os 12 encontros, temos aqui, algumas ideias:

61a52da288ff2413158d79c2 calendario 2

Dicas para iniciar um time

  • Converse com os pais dos integrantes, faça uma reunião inicial e deixe claro o cronograma das atividades. Isso é bom para criar a responsabilidade nos integrantes e nas famílias envolvidas;
  • Prepare o local antes dos encontros, lembre-se de ter sempre lápis/material de desenho para os membros desenvolverem as atividades no caderno de engenharia;
  • Quando as equipes já tiverem um nome, deixe os materiais nomeados com uma etiqueta, facilitará bastante na divisão do material no início de cada encontro.

Divulgação

  • Lembre-se de solicitar a autorização de uso de imagem e voz dos integrantes;
  • Divulgue as imagens nas redes sociais, compartilhe o projeto com outras escolas do país e faça suas equipes serem lembradas!

Material de apoio

  • Aproveite os vídeos disponíveis em: link vídeos FLL JR – LEGO
  • Acompanhe as conferências para organizar o evento local e compartilhar as experiências com os outros times.
  • Todas as orientações estão no Guia de Encontros de Equipes.

Clique aqui e saiba mais sobre a FLL JR!

11/01/2019

Compartilhar:

Assine nossa Newsletter

Faça parte desse ecossistema, receba notícias, lançamentos e tudo que acontece no Educacional.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Ao clicar em “Assinar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Educacional

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo

%d blogueiros gostam disto: