Como as escolas estão lidando com a Educação 4.0? Em um mundo que se transforma em uma velocidade exponencial, o modo de aprender e ensinar já não pode ser o mesmo. É necessário virar a chave, mudar o nosso modus operandis e pensar em formas diferentes de como fazemos as coisas. Falamos mais sobre o assunto a seguir.
A mudança já está acontecendo!
Como exemplo prático podemos pensar em uma turma da Educação Infantil. O mundo que esses alunos irão encontrar assim que concluírem o Ensino Médio vai ser bem diferente da nossa realidade atual. Um mundo mais automatizado e robotizado. Com processos cada vez mais robustos, inteligentes e focados em inovação. Um mundo que exige novas skills (habilidades), e que valoriza tanto o fator humano quanto o conhecimento sobre as novas tecnologias.
Basta olharmos para as modificações que estamos vivenciando nos últimos anos para podermos, sem medo de errar, dizer que muita coisa estará diferente. É muito provável que nos próximos anos as cidades tenham alternativas diferentes e melhores para o transporte e a comunicação, que o acesso às informações seja mais equitativo e que isso possa contribuir para a democratização de muitos processos. Também é possível prever que teremos novos modos de vender e comprar coisas, projetos e ideias. Mas também é certo que novos problemas vão surgir e novas soluções precisarão ser criadas.
Separamos 5 habilidades que consideramos essenciais para este ”novo mundo”. Saiba quais são:
1 – Comunicação e colaboração
Trabalhar em equipe e por projetos acaba incentivando no desenvolvimento dessas habilidades.
2 – Iniciativa e empreendedorismo
Alunos com atitude empreendedora, que tenham visão a longo prazo e que tomem iniciativas serão de grande valia para o mercado de trabalho.
3 – Pensamento crítico e analítico
Analisar as situações antes de agir e pensar em diversas formas de resolver um problema devem estar na lista de ‘’to dos’’ para dentro e fora da escola.
4 – Curiosidade e imaginação
Alunos investigativos, criativos e curiosos podem ir mais longe. Escolas que valorizam ações inovadoras e focadas em criatividade sabem disso. 😉
5 – Domínio das tecnologias
É importante saber o que fazer com as novas tecnologias, e não apenas como operá-las. Os novos profissionais devem mediar os novos meios e tomar decisões inteligentes sobre o uso das tecnologias atuais, sempre lembrando que o futuro não é apenas tech e sim uma somatória de fatores.
Por onde começar a incentivar o desenvolvimento de todas essas habilidades?
No contexto da Educação 4.0, as instituições de ensino têm como desafio formar estudantes com habilidades e conhecimentos que os permitam compreender o mundo ao seu redor, reconhecendo seus problemas e sendo capazes de elaborar soluções criativas, desenvolvendo essas habilidades essenciais listadas pela nossa equipe.
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O caminho para isso?
É incentivar ações em que o aluno faça, inspire, compartilhe, jogue, programe, participe, aprenda, apoie, use ferramentas e provoque mudanças. Tanto on quanto off-line!
Santos (2018, p.198) nos mostra a importância da educação digital 4.0 e a relevância da educação híbrida que abarca espaços de aprendizagem presenciais e on-line, pois esta, é muito mais do que levar estruturas tecnológicas e equipamentos para os ambientes educacionais, entende-se que o ponto de partida é a construção de uma proposta repleta de intencionalidade que rege o processo de atividades on-line e presencial, com mecanismos de acompanhamento, avaliação e feedback constantes.
A educação nesse contexto tende a oferecer práticas que possibilitem o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para a vida do aluno e para sua vida no trabalho, pois passa a ser o construtor do seu conhecimento, por meio da autonomia e da colaboração.
Fonte: SANTOS, Katia Ethiénne Esteves. A Educação híbrida no processo de ensino-aprendizagem: uma proposta norteadora. Tese de doutorado – PUCPR, 2018.
O Inventura é uma solução educacional concebida para apoiar as escolas no projeto de estimular seus alunos a fazerem descobertas e invenções, para desenvolverem habilidades cognitivas e sociais aprendendo a ser, a conviver, a fazer e a aprender