PODCAST EDUCACIONAL CHEGOU! Como ajudar nossos alunos a superarem as marcas do confinamento?

4 invenções que provam o poder de criatividade e inovação de crianças e jovens

Tempo de leitura:4 minutos

Um show de criatividade e inovação. Veja algumas invenções de crianças e jovens ao redor do mundo que vão te deixar boquiaberto.

Se você ainda acredita que toda criança depende de um adulto para colocar em prática seu poder de criatividade e inovação, talvez depois de ler esse artigo o contrário te convença.

O que você verá a seguir são soluções inteligentes, criadas para tornar a vida das pessoas melhor e mais segura por meio da ciência e tecnologia. E reforçando: todas originadas da mente fértil de uma criança ou jovem!

Smart Necklace

Criado aos 16 anos por Wei-Ching Chen, de Taiwan, o Smart Necklace é um dispositivo que pode ser unido a qualquer acessório, como colares, anéis, pulseiras, etc.

Ele serve para detectar qualquer movimento criado pelos músculos do pescoço, por exemplo, quando comemos, bebemos ou nos expressamos. Além disso, essa tecnologia é capaz de medir os batimentos cardíacos do usuário.

Certo! Mas e daí?

Uma das intenções dessa criação é gerar um ‘relatório de longevidade’ no usuário, baseado em diversos dados fornecidos pelo aparelho. Por exemplo, existem inúmeros estudos sobre os benefícios da água potável para o corpo, bem como consumir determinada quantidade de comida em intervalos regulares. Como isso influencia sua vida a longo prazo?

61a4ee64e6581480619dfca4 IMG E6255

Estudos também indicam que falar muito pouco durante o dia a dia também pode causar problemas de saúde mental. O Smart Necklace é um dispositivo que pode monitorar sua saúde com base em todos esses dados coletados. Tudo através dos músculos do seu pescoço.

Incrível, né!?

Confira mais detalhes sobre esse invenção!

Projeto EarZ

Pelo fato da perda auditiva atingir cerca de 422 milhões de pessoas em todo o mundo, o tailandês, Haemavitch Varith, criou o EarZ, um aparelho auditivo de condução óssea capaz de melhorar a capacidade auditiva de surdos em graus mínimos até severos.

A magia nesse caso está em como Haemavitch descobriu que o EarZ poderia entrar em cena. Enquanto tocava guitarra sem um amplificador conectado, o menino, acidentalmente, sentiu as vibrações e a condução do som através de sua mandíbula. Foi então que veio a dúvida: se ele sentiu o som através da mandíbula, será que os surdos também teriam essa capacidade?

61a4ee7f3385bb6e1d1ca98c 20181115 115911

Bingo! Depois de testes realizados em voluntários surdos, o EarZ provou sim sua eficácia.

Uma evolução para uma sociedade que precisa de auxílio, descoberta de forma inusitada, por alguém inusitado!

Veja mais sobre o projeto!

Dispositivo Oasis

Comovido pela morte de um bebê, deixado pelos pais dentro de um carro em alta temperatura no estado do Texas em 2016, Bishop Curry, de apenas 10 anos, decidiu mostrar sua capacidade como inventor.

Ele criou um dispositivo chamado Oasis, semelhante a um pequeno ventilador, ligado a sensores e placas programáveis, para ser colocado atrás dos acentos dianteiros dos veículos (de modo que o ventilador fique de frente para os bebês nas cadeirinhas).

Quando a temperatura aumenta e chega a um grau crítico, os sensores são acionados e o ventilador liga automaticamente. Além disso, o aparelho envia sinais e mensagens de alerta aos pais e autoridades próximas. Confira no vídeo!

Braigo

Utilizando a tecnologia LEGO® MINDSTORMS® EV3, o estudante do ensino médio, Shubham Banerjee, da Califórnia, criou uma incrível impressora para deficientes visuais chamada Braigo.

A motivação do jovem inventor surgiu pela vontade de tornar essa tecnologia mais acessível aos 35 milhões de cegos no mundo e aos mais de 200 milhões que são quase cegos, já que os preços de mercado, em comparação ao Braigo, estavam 82% mais altos.

A invenção ganhou notoriedade nos EUA e no mundo todo, chamando a atenção de diversos empresários e até do presidente americano do momento, Barack Obama.

Não demorou muito para a ideia de Shubham ganhar forças. As indústrias Intel apostaram na criatividade do jovem e hoje fazem parceria no grupo Braingo Labs.

13/08/2019

Compartilhar:

Assine nossa Newsletter

Faça parte desse ecossistema, receba notícias, lançamentos e tudo que acontece no Educacional.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Ao clicar em “Assinar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Educacional

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo

%d blogueiros gostam disto: