Melhorar a eficiência do ensino depende, entre outros fatores, de garantir que os professores estejam altamente qualificados, com bons recursos e motivados para realizar o seu melhor. Quando a avaliação de desempenho na escola é direcionada apenas para as notas dos alunos, essa não é uma boa forma de identificar a eficácia dos educadores.
É importante que os gestores escolares tenham uma avaliação direcionada ao desempenho dos docentes. Ela deve envolver a eficácia do ensino do professor, seus pontos fortes e pontos críticos, seguida de feedback, treinamento, suporte e oportunidades para o desenvolvimento profissional.
A seguir, entenda mais sobre a importância da avaliação de desempenho e os principais tipos aplicáveis no contexto de docência.
Qual a importância da avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho ainda é vista como um procedimento polêmico para alguns profissionais da educação. Há quem pense que os métodos de avaliação do docente têm uma natureza punitiva ou repressiva — quando, na verdade, uma avaliação justa e contínua gera benefícios tanto para os educadores quanto para as instituições de ensino.
Quer saber por que os professores devem ser avaliados de forma sistemática? Aqui estão algumas razões pelas quais a avaliação do professor é fundamental para manter um alto nível de educação e atingir os objetivos pedagógicos da escola.
Avaliar pontos fortes do educador
Em primeiro lugar, para que um professor seja considerado eficaz, ele deve ter um bom domínio das técnicas de ensino, colaborar com os objetivos da escola, integrar-se à equipe pedagógica e ser capaz de adotar uma abordagem multidisciplinar.
A avaliação, nesse sentido, ajuda a reconhecer professores que replicam metodologias e soluções educacionais adotadas em um planejamento pedagógico.
Reconhecer deficiências no processo de ensino
A avaliação ajuda a identificar as deficiências na prática pedagógica dos professores. Aqueles que precisam de treinamento extra para ensinar com mais eficácia devem ter acesso a esse apoio. Vale ressaltar que é importante avaliar a competência dos docentes tanto em métodos de ensino tradicionais quanto em métodos inovadores, como a educação maker e STEAM.
Melhorar a qualidade do ensino oferecido ao aluno
Mais do que analisar as técnicas ou os hábitos dos professores, uma avaliação de desempenho tem o intuito de verificar a relação professor-aluno. Os resultados dessa relação podem sofrer variações de uma sala de aula para a outra, e a gestão escolar precisa acompanhar de perto como cada professor se adapta às turmas.
Alguns alunos apresentam dificuldades particulares que demandam uma reorganização específica das práticas de ensino, e o esforço dos professores nesse sentido precisa ser devidamente reconhecidos pela escola.
Da mesma forma, projetos que incentivem competências específicas, como o aprendizado da Língua Portuguesa e o pensamento matemático, demandam professores realmente capazes de ajudar os alunos a evoluir nesses pontos, que são tão essenciais no aprendizado.
Quais os tipos de avaliação de desempenho?
Cada ambiente escolar é diferente. Por isso, uma abordagem personalizada é essencial para o seu sistema de avaliação de desempenho dos professores. Os tipos a seguir fornecem os elementos fundamentais, e você pode personalizá-los para que se tornam adequados ao contexto escolar em questão.
Autoavaliação
Uma forma de avaliar o desempenho de um professor é ouvi-lo, de forma individual e com atenção, enquanto o incentiva a fazer uma autoavaliação. Essa abordagem pode ajudar os educadores a perceberem seus pontos fortes e fracos por conta própria e prepará-los para futuras promoções e credenciamentos.
O avaliador pode perguntar ao professor sobre sua rotina diária de ensino e se houve mudanças ao longo do caminho. Também é importante ouvir questões pessoais que o professor se sinta à vontade para mencionar e que podem influenciar seu desempenho para, em seguida, dar recomendações sobre como ele pode lidar com os desafios.
Monitoramento das aulas
O diretor ou o coordenador da escola pode entrar em acordo com os professores para assistir a uma de suas aulas durante o ano letivo. Apesar de essa abordagem tornar a avaliação uma “ocasião especial”, fora da rotina padrão de ensino, ela pode ser uma maneira eficaz de entender o desempenho de determinado educador, na prática.
Caso não seja possível estar presencialmente em sala de aula, a coordenação pode combinar com o professor para que uma aula seja gravada. Em seguida, o vídeo será objeto de avaliação por parte da gestão escolar.
Avaliação por sistemas digitais
Manter a equidade nas avaliações é algo importante. Para isso, sua instituição de ensino pode contar com um sistema digital que garante que você avalie todos os professores usando o mesmo processo e colete dados sobre os resultados.
Essas ferramentas incentivam revisões objetivas e reduzem a tendência dos avaliadores de relatar opiniões subjetivas. Alguns sistemas também emitem relatórios de desempenho para centralizar a visualização dos indicadores usados na avaliação em um único local.
Como fazer uma avaliação de desempenho corretamente?
Para criar um sistema de avaliação de desempenho, a primeira tarefa é escolher os principais métodos de avaliação usados na escola.
Como não há uma lei ou regra do Ministério da Educação (MEC) para escolher as formas de avaliar o desempenho do professor, cada ambiente educacional pode demandar métodos diferentes.
Portanto, entenda quais métodos estão ao alcance da sua instituição e estude a possibilidade de fazer testes antes de usá-los de forma sistemática. Aqui estão mais algumas dicas de como fazer uma avaliação dos professores.
Definir indicadores de desempenho
Os indicadores ajudam a padronizar a avaliação. Eles funcionam como parâmetros do que a escola está verificando no desempenho dos professores.
Após aplicar os testes e receber os resultados, os gestores e coordenadores podem usar esses indicadores para entender em quais aspectos um professor foi bem e em quais ele ainda precisa melhorar.
Confira, na lista abaixo, alguns indicadores que sua escola pode usar na avaliação de desempenho:
- cumprimento do conteúdo;
- relacionamento com outros membros da escola;
- capacidade de engajar os alunos;
- didática;
- satisfação dos pais e alunos;
- nível de conhecimento;
Vale ressaltar que a escolha dos melhores indicadores varia conforme os tipos de avaliação aplicados em cada escola.
Encontre uma “causa raiz”
Os avaliadores, muitas vezes, dão aos professores, especialmente aos que estão com dificuldades, uma lista de itens para trabalhar, e esperam que eles descubram por conta própria. Contudo, essa não é a abordagem mais eficaz.
O que os gestores devem fazer é procurar uma causa raiz, na qual os professores devem se concentrar, antes de passar para as outras questões. Ao se concentrar em um ponto e trabalhar com o profissional para melhorá-lo, será capaz de ver as mudanças, e isso gerará impulso para outros grandes aspectos a serem abordados.
Compartilhar práticas recomendadas
Um dos problemas mais comuns com os sistemas de avaliação de professores é que eles geralmente não fornecem um feedback prático e significativo. Os observadores devem dar aos profissionais um relatório com notas detalhando os sucessos, bem como conselhos específicos sobre o que e como eles podem melhorar.
Novos professores que podem ter experiência de ensino limitada podem precisar de mais orientação. Como mentor, você pode ajudá-los a entender seus desafios e dar algumas dicas sobre como superá-los.
O objetivo final de um sistema de avaliação de desempenho de professores é melhorar a eficácia do ensino. Afinal, quanto mais eficaz for o ensino, mais bem-sucedidos serão os alunos.
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