PODCAST EDUCACIONAL CHEGOU! Como ajudar nossos alunos a superarem as marcas do confinamento?

O que é eficiência operacional, vantagens e como obtê-la na escola?

Atualmente, o conceito de eficiência operacional é usado em qualquer tipo de empresa. Para as escolas, ele traz diversas vantagens. Descubra a seguir!

Tempo de leitura:6 minutos

A busca por eficiência e produtividade é uma constante não só no mundo corporativo, mas também em qualquer tipo de empresa, incluindo escolas. Afinal, com a possibilidade de usar dados, é possível medir o cenário em que as instituições se encontram e projetar as melhores soluções. Por isso, entender o significado de eficiência operacional e como aplicá-la é muito importante.

A seguir, saiba o que é esse conceito e por que você deve aplicá-lo. Veja também as vantagens e de que forma sua escola pode implementá-lo por meio de Suítes Pedagógicas. Boa leitura!

O que é eficiência operacional e qual a sua importância?

Ser eficiente é alcançar os resultados esperados, com o menor gasto de recursos de uma empresa. Ou seja, fazer um trabalho satisfatório utilizando menos tempo, gastando menos dinheiro e usando menos energia, por exemplo.

Assim, o objetivo da eficiência operacional é que a empresa aprimore seus insumos para diminuir os custos de operação, mas sem perder qualidade na oferta de produtos e serviços.

Para isso, é preciso uma análise profunda do cenário em que ela se encontra. Além disso, é essencial buscar essa melhoria de desempenho atuando em todos os setores. Ou seja, realizar uma boa gestão para otimizar os processos da empresa usando técnicas como:

  • melhoria da qualidade total;
  • desenvolvimento de parcerias estratégicas;
  • reengenharia para rever e melhorar os processos utilizados;
  • gestão de mudança para acompanhar as novas necessidades da sociedade.

A importância da eficiência operacional na escola

No caso de uma escola, esse conceito pode ser aplicado de diferentes formas. Afinal, para a instituição, dois fatores têm um peso importante: manter os alunos matriculados e garantir uma educação de qualidade.

Esses dois aspectos devem guiar o processo de como calcular índice de eficiência operacional. Nesse caso, a conta é feita pela diferença entre entradas e saídas, que variam conforme o tipo de empresa.

Por exemplo, para contabilizar financeiramente o sucesso de uma escola particular, um tipo de indicador de eficiência operacional é quanto ela fatura por mês com as mensalidades menos seus gastos.

Já numa campanha de matrícula, o saldo positivo em relação ao período anterior significa que alunos antigos se mantiveram e novos, chegaram. Se for negativo, significa que muitos saíram da escola.

Por sua vez, quanto ao rendimento dos alunos, é possível calcular suas médias ao longo do ano, baseadas em avaliações de atividades, provas e projetos. Com isso, pode-se ter um cenário se a criança e adolescente produziu mais e teve um aprendizado eficiente ou não.

Quais são as vantagens de adotá-la?

A eficiência operacional garante muitas vantagens para sua escola. A seguir, confira as principais!

Aumento da produtividade

O aumento da produtividade é a solução mais buscada ao reestruturar os processos na empresa. No caso da escola, ela se dá de diversas formas, conforme as medidas que você tomar.

Por exemplo, ao otimizar o trabalho dos educadores usando tecnologia, é possível poupá-los de realizar diversas tarefas importantes, mas que seriam feitas de forma manual e os fariam perder tempo.

Assim, quando uma solução tecnológica resolve este processo, o tempo é otimizado e usado em outras atividades essenciais e de maior valor agregado, como o preparo da aula, o que garante mais produtividade do professor e qualidade no ensino.

Cenário mais confiável

As técnicas para garantir a eficiência operacional permitem que você pare e analise cada aspecto da escola. Para isso, usam certas ferramentas tecnológicas, como B.I (Business Intelligence), que conseguem reunir dados reais e confiáveis da instituição. Assim, é possível identificar falhas e acertos nos processos, sem perder tempo.

Adoção de soluções mais precisas

A partir de uma boa análise da situação da escola, você consegue adotar soluções mais precisas e tornar a instituição mais eficiente. Um exemplo é a adoção de dados, tão aplicada na escola 4.0.

Porém, neste exemplo, não basta qualquer software, mas sim um que vai resolver as suas necessidades, coletando informações e separando-as conforme você precisa.

Assim, a contratação deste produto ou seu desenvolvimento só será possível depois que você medir os indicadores de eficiência e definir as funções e tipos de dados que serão necessários para o seu contexto. Aliás, isso também se aplica a plataformas de ensino para os estudantes.

Preparação da escola para o futuro

A escola também é um tipo de empresa que precisa se atualizar, conforme as novas demandas da sociedade. Aliás, isso acontece de forma ainda mais relevante no que se refere ao ensino e à melhoria do aprendizado dos estudantes.

Sendo assim, a busca pela eficiência operacional resulta numa escola que não só aplica soluções para o presente, a fim de melhorar seu ensino com o menor custo, mas também que constrói pouco a pouco a estrutura de que vai precisar para a educação 5.0.

Como implementar uma eficiência operacional usando as Suítes Pedagógicas?

Ferramentas como plataformas online ajudam muito a implementar a eficiência operacional. No caso das Suítes Pedagógicas, cada solução não só otimiza os processos, mas potencializa o ensino e as suas possibilidades de melhoria, já que integra um ecossistema próprio junto a outros recursos tecnológicos que você já tem.

Além disso, pensando em termos de economia, você poupa o investimento em diferentes ferramentas, já que o ambiente integrado e dinâmico oferece acessos unificados e seguros para gestores, educadores e alunos.

Outro aspecto essencial é a aprendizagem dos alunos se torna mais dinâmica por meio de diferentes soluções. Criadas para atender à educação maker, por exemplo, os alunos encontram diversos recursos de gamificação, vídeos e projetos para aprender melhor em áreas como Língua Portuguesa, Matemática e STEAM.

Nesse caso, isso é possibilitado pela parceria que temos com diversas Edtechs, que fornecem soluções específicas para cada proposta. Assim, o aprendizado flui na linguagem do aluno e, por meio de seu próprio portal, educadores e gestores podem acompanhar esse desenvolvimento com base em informações precisas. Tais dados reais vão dar a você os melhores insights e cenários futuros.

Atualmente, o conceito de eficiência operacional ultrapassa indústrias e chega às escolas. Nele, o objetivo é garantir menos gastos, mas sem perder a qualidade das operações escolares. Além de aplicar boas técnicas de gestão de empresas, é possível alcançar essa melhor produtividade com as Suítes Pedagógicas. Elas ajudam no desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem mais eficiente, bem como de uma gestão precisa e confiável.

Quer saber como as Suítes Pedagógicas podem ajudar sua escola? Fale conosco!

Compartilhar:

Assine nossa Newsletter

Faça parte desse ecossistema, receba notícias, lançamentos e tudo que acontece no Educacional.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Ao clicar em “Assinar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Educacional

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo

%d blogueiros gostam disto: