O mercado educacional está cada vez mais inovador e tecnológico. Acompanhando as mudanças que ocorrem no mundo de forma exponencial, surgiram diversas aplicações de apoio à aprendizagem ou à gestão. Diante de tantas novidades, como escolher a melhor solução educacional para a sua escola?
A Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) realizaram um mapeamento sobre as edtechs brasileiras, em 2020, e identificaram que haviam 566 empresas com foco em desenvolver tecnologias para a educação no Brasil. Possivelmente, de lá para cá, já surgiram outras.
Com tantas opções no mercado educacional, é importante saber escolher uma ou mais de uma solução que seja adequada à realidade e o momento que sua instituição vive. Um ponto de partida é verificar qual a maior necessidade da sua escola: a melhora no sistema pedagógico, com ferramentas que auxiliem na jornada de construção do conhecimento; o aumento da agilidade da gestão; ou ambas as situações.
Após essa primeira análise, é preciso verificar se a infraestrutura atual da sua escola está adequada ou se é necessária alguma melhoria. Além de disso, para escolher a melhor solução educacional para a sua escola é importante analisar alguns outros itens:
Facilidade e aumento da produtividade
Ao integrar uma nova solução à instituição, é importante que ela facilite o cotidiano dos educadores e demais colaboradores. Com o apoio de uma ferramenta tecnológica, por exemplo, os processos se tornam menos morosos, otimizando o tempo da sua equipe. Essa facilidade favorece a eficiência operacional, que gera maior rentabilidade, ao mesmo tempo em que os custos são reduzidos.
Além disso, para que apoie efetivamente a gestão, é preciso que ofereça uma visão gerencial consistente, por meio da integração de dados, por exemplo. Isso contribui para a tomada de decisão assertiva.
Gamificação
Um ponto a ser analisado, caso o desafio da sua escola esteja vinculado à transformação pedagógica, é a gamificação. Ela tem o poder de motivar os estudantes, independente da idade deles. Isso porque, envolve as crianças e jovens em desafios que aumentam o engajamento, com atividades que ao serem concluídas garantem pontos e fazem com que os alunos subam no ranking. Dessa maneira, eles são incentivados a solucionar as questões impostas de forma rápida e assertiva.
Essa metodologia mais lúdica auxilia na assimilação do conteúdo, tornando a jornada de aprendizagem divertida. Além disso, a gamificação faz com que os alunos participem mais e de forma ativa das aulas, para assim, se tornarem protagonistas do próprio aprendizado.
Apoio aos professores
É importante que a solução apoie os educadores a se tornarem mediadores do conhecimento, oferecendo recursos que se integrem ao plano de aula, para aprimorar a jornada de ensino. Além disso, é preciso que seja fácil de utilizar, para realmente potencializar o trabalho do professor, ao invés de dificultá-lo.
Por isso, soluções que contam com plano de uso, formação e acompanhamento aos educadores tendem a ser grandes aliadas para o sucesso da sua instituição. Bem como, ferramentas que ofereçam dados em relação à utilização e performance dos alunos, pois, contribuem para que o professor identifique as necessidades da turma e reforce os conteúdos que os estudantes têm mais dificuldade.
Competências e habilidades essenciais
As soluções educacionais proporcionam aos alunos, muitas vezes, o desenvolvimento de novas habilidades e competências. Como já mencionamos, é possível encontrar aplicações que levem a gamificação para a sua escola e, por meio dela, os alunos podem desenvolver a socialização, a comunicação, a resiliência e o trabalho em equipe, por exemplo.
Hoje, vivemos em uma sociedade que as soft skills, ou seja, as habilidades comportamentais são cada vez mais exigidas. Por isso, levar soluções que as desenvolvam é importante tanto para os seus alunos, quanto para à sua instituição perante o mercado educacional.
Agora você já sabe como escolher a melhor solução educacional para a sua escola. Aproveite para entender as vantagens em ter soluções educacionais que se complementam!