Os novos dados da PNAD Educação 2025, divulgados pelo IBGE em junho, reforçam um alerta preocupante para as redes públicas de ensino: o Brasil segue distante das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Apesar de avanços tímidos em alguns indicadores, como a taxa de escolarização, o país ainda enfrenta graves problemas estruturais, especialmente na alfabetização e no letramento das crianças nos anos iniciais.
De acordo com o levantamento, o número de crianças com atraso escolar voltou a crescer em 2024. Dados mostram que muitas delas chegam ao 3º ano do ensino fundamental sem as competências básicas de leitura e escrita, o que compromete toda a trajetória escolar futura.
A alfabetização como prioridade estratégica
Entre as metas mais afetadas do PNE está justamente a que prevê a alfabetização plena de todas as crianças até o final do 3º ano do ensino fundamental. O cenário evidenciado pela PNAD Educação 2025 aponta que houve uma queda na taxa de analfabetismo, porém é uma meta ainda distante para muitas redes públicas.
Esse desafio traz uma preocupação direta para gestores municipais e estaduais: como criar ambientes de aprendizagem mais eficazes, engajadores e focados na alfabetização?
É nesse contexto que tecnologias como a Mesa Educacional pode ser grande aliada.
Mesa Educacional: tecnologia a serviço da alfabetização
A Mesa Educacional é uma solução desenvolvida para apoiar o trabalho dos professores na promoção de alfabetização e letramento de forma mais lúdica e colaborativa. É a primeira solução tecnológica brasileira que integra hardware, software, material concreto e realidade aumentada, com atividades alinhadas à BNCC, com foco na construção das competências fundamentais de leitura e escrita.
Como a Mesa Educacional responde aos desafios mostrados pela PNAD Educação 2025?
- Redução do atraso escolar: as atividades da Mesa ajudam as crianças a avançarem nos processos de leitura e escrita de forma mais eficaz, combatendo o ciclo de defasagem escolar;
- Engajamento na aprendizagem: o formato colaborativo e a gamificação favorecem o interesse dos alunos, especialmente nas redes que enfrentam altos índices de desmotivação;
- Apoio ao professor: a Mesa funciona como um recurso didático para os professores, ampliando as possibilidades de intervenção pedagógica em sala de aula.
Conheça a Mesa Educacional e como ela pode transformar o processo de alfabetização na sua rede
FPM: uma oportunidade real de financiamento
Uma dúvida comum entre os gestores públicos é como viabilizar a aquisição de soluções tecnológicas como a Mesa Educacional. Uma das respostas está no uso de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O Educacional preparou um material exclusivo para orientar como direcionar parte da verba do FPM para a educação, de acordo com a legislação vigente.
Clique aqui e descubra como utilizar o FPM para investir em alfabetização e letramento
Transforme o diagnóstico da PNAD Educação 2025 em ação
O cenário apresentado pela PNAD Educação 2025 exige ações rápidas e estratégicas. Tecnologias educacionais podem ser parte fundamental da resposta das redes públicas para melhorar os índices de alfabetização e cumprir as metas do PNE.
Se você é gestor público, o momento de investir em soluções eficazes para a aprendizagem é agora. Fale com um dos nossos especialistas e mude a realidade da sua rede de ensino.