Desde a primeira edição do Pisa, em 2000, o Brasil se mantém com notas bem abaixo da média em comparação à OCDE
O resultado Pisa 2022 (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) revela um cenário alarmante para a educação brasileira, especialmente no que diz respeito ao desempenho em matemática. De acordo com os dados, sete em cada dez estudantes brasileiros de 15 anos não atingiram o nível mínimo esperado nessa disciplina, evidenciando uma lacuna preocupante no sistema educacional do país.
Diferentemente de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), onde 31% dos alunos apresentam baixo desempenho em matemática, no Brasil, esse percentual atinge 73%. Em 2018, o resultado do Pisa já era preocupante, com 68% dos estudantes abaixo da média, destacando uma persistência nos desafios enfrentados pelo sistema educacional brasileiro ao longo dos anos.
No ranking global de desempenho em matemática, o Brasil ocupa a 64ª posição, uma colocação distante de líderes como Singapura, Macau, Japão e Coreia. A disparidade entre os alunos brasileiros mais ricos e os mais pobres é evidente, com uma diferença de 77 pontos, apontando para uma clara questão de desigualdade no acesso à educação de qualidade.
Apesar do desafio significativo em matemática, os estudantes brasileiros apresentaram desempenho melhor em leitura e ciências, embora ainda abaixo da média da OCDE. O resultado do Pisa 2022 mostra necessidade de aprimorar as habilidades de interpretação de texto e compreensão científica é evidente, com 50% dos alunos incapazes de identificar a ideia principal em um texto.
Especialistas apontam que a pandemia pode ter exacerbado essas defasagens, aliada à falta de formação adequada dos professores. Regina da Silva, Diretora Pedagógica do Educacional, destaca que, após um período prolongado sem aulas presenciais, a transformação digital na educação pode ter contribuído para uma queda menos acentuada em comparação com outros países. Ela observa que, embora o Brasil ainda se mantenha entre os últimos colocados no resultado Pisa 2022, os esforços direcionados à transformação digital podem ser cruciais para uma recuperação mais eficaz.
“Mesmo que não tenha sido plenamente refletida nos resultados em relação a edições anteriores, a mobilização intensiva dos municípios brasileiros, e dos sistemas de ensino em geral, visando à integração de tecnologias inovadoras ao contexto educacional, à reformulação de currículos, ao investimento em programas de formação e à inserção de recursos tecnológicos sem perder a humanização, podem garantir resultados mais significativos na aprendizagem dos estudantes”, ressalta Regina.
Além das medidas já implementadas, a incorporação adequada da tecnologia, especialmente por meio de estratégias como a gamificação, é vista como uma possível solução para impulsionar o interesse dos estudantes em matemática. Contudo, ressalta-se a importância de condições nas escolas, preparo dos professores e um monitoramento contínuo da aprendizagem para garantir o sucesso dessas abordagens inovadoras.
Como enfrentar os desafios apresentados no resultado Pisa 2022
O Pisa 2022 alerta para a urgência de ações concretas visando a melhoria do ensino de Matemática e Língua Portuguesa no Brasil. A superação desses desafios requer uma abordagem integrada, envolvendo investimentos na formação de professores, redução das desigualdades educacionais e a promoção de métodos inovadores de aprendizagem, para que os futuros relatórios possam testemunhar um avanço significativo na educação brasileira.
Para enfrentar tais desafios, o uso da tecnologia dentro das escolas pode contribuir para a melhoria nos resultados dos estudantes. O Aprimora, solução desenvolvida pelo Educacional, oferece conteúdos adaptativos e gamificados de Língua Portuguesa e de Matemática, com o objetivo de auxiliar na recomposição e desenvolvimento da aprendizagem. Contando com inteligência artificial, a solução sugere atividades para que os estudantes avancem na aprendizagem de acordo com a suas necessidades. Assim, cada um trilha sua própria trajetória, garantindo que todos cheguem ao objetivo final.
O Aprimora está disponível na Suíte Educacional, plataforma educacional completa que reúne mais de 30 soluções educacionais em um único ambiente virtual, para otimização da gestão escolar e potencialização das práticas pedagógicas.
Entre em contato com um dos consultores do Educacional para conhecer mais sobre o Aprimora e recompor a aprendizagem na sua instituição.