Entre os dias 3 e 4 de dezembro de 2018, a equipe da Tecnologia Educacional participou do evento World Bank Group Youth Summit, realizado em Washington, D.C, com palestra sobre Educação 4.0. Veja como foi!
Iniciativa criada em 2013, a Group Youth Summit é um evento anual realizado pelo Grupo do Banco Mundial (WBG) para envolver os jovens em todo o mundo sobre os temas mais pertinentes enfrentados por sua geração. Os principais objetivos da ‘’Cúpula da Juventude’’ são (1) capacitar os jovens a explorar ideias inovadoras para enfrentar os desafios do desenvolvimento, (2) fornecer aos jovens as ferramentas para construir e engajar em projetos impactantes e (3) promover o diálogo entre os jovens e outras partes interessadas em todo o mundo. Saiba mais sobre o evento.
A Tecnologia Educacional teve a oportunidade de participar do evento com uma palestra focada em Educação 4.0 e abordou os benefícios de soluções de STEAM, coding, robótica e pensamento matemático para o desenvolvimento do ‘’novo aluno’’.
Algumas questões que levantamos no evento:
- Como promover o espírito inovador na comunidade escolar?
- Quais transformações ocorrem em uma escola e na comunidade quando um pequeno grupo de alunos começa a inovar por meio da tecnologia?
- Como equipes de robótica podem ter impacto na escola e na comunidade?
- Quais serão as habilidades necessárias para os profissionais do futuro? Leia aqui mais sobre esse assunto.
Para responder essas perguntas, compartilhamos aqui alguns pontos abordados por Jander Mesquita em sua apresentação sobre o Inventura e o BBC micro:bit durante o evento.
O que os alunos vão precisar aprender?
O aprendizado dos alunos de hoje será ‘’lifelong learning’’, termo que nos remete, em uma tradução livre, à uma aprendizagem ao longo da vida.
A busca pela atualização do próprio conhecimento se fará ainda mais presente nos âmbitos profissionais, acadêmicos ou pessoais.
’”Educação 4.0… o futuro da aprendizagem será dramaticamente diferente, na escola e ao longo da vida de cada estudante. O que abordamos como empresa desenvolvedora de soluções tecnológicas com foco educacional é que futuramente cada jovem será um inventor: E para isso provemos soluções que guiarão esses jovens no caminho correto e com as ferramentas necessárias.”
Jander Mesquita, Gerente de Exportação – Tecnologia Educacional

O importante, neste contexto, será aprender hoje e continuar aprendendo para sempre, em um fluxo contínuo.
Veja a seguir algumas habilidades do século XXI para potencializar o seu próprio desenvolvimento, de seus filhos ou alunos.
Conhecimentos fundamentais:
- Letramento e alfabetização.
- Capacidade para entender e lidar com números.
- Participação e execução de projetos interdisciplinares.
- Reconhecimento da importância de STEAM para o desenvolvimento de atividades cotidianas.
- Uso de diferentes tecnologias digitais e ferramentas de comunicação.
- Capacidade de lidar com conceitos de matemática financeira.
- Entendimento cultural e cívico.
Competências
- Pensamento Crítico
- Resolução de problemas
- Criatividade
- Comunicação
- Colaboração
Qualidades de caráter
- Curiosidade
- Iniciativa
- Persistência
- Adaptabilidade
- Liderança
- Consciência social e cultural
E quais são as suas percepções sobre todas essas mudanças que estamos vivendo? Sente a mudança no comportamento dos seus alunos? Como está se preparando para os desafios do futuro?
21/12/2018