Equipes de diversos estados brasileiros pousaram suas naves na Geek City, evento de tecnologia que aconteceu em Curitiba no último final de semana.
Não faltou ânimo e trabalho em equipe no fechamento da primeira temporada da FIRST® LEGO® League Junior Brasil. A Etapa Nacional do maior torneio de robótica do mundo, para crianças de 6 a 10 anos, aconteceu na sexta-feira (29), dentro da Expo Barigui, em Curitiba, espaço concedido para a realização da Geek City, maior evento de tecnologia e cultura pop do sul do Brasil.
Composto por palcos, estandes, arenas e exposições sobre games, cinema, história em quadrinhos, tecnologia e cultura pop, a Geek City se consolidou nos últimos anos como um dos eventos mais importantes do segmento.
Desafio da primeira temporada
Em comemoração aos 50 anos da chegada do homem à Lua, o tema da temporada 2018/2019 da FLL JR foi o Mission Moon, que desafiava as equipes a realizarem um projeto de pesquisa pautado em soluções para que se pudesse sobreviver em uma missão espacial até a Lua. O que comer? Onde dormir? Como manter a saúde física e mental?
Enfim, a partir desses questionamentos, as crianças, com auxílio de um professor tutor, deveriam criar uma base lunar de peças de LEGO®, composta pelo conjunto Inspire Set e pelos robôs WeDo 2.0 ou EV3 da LEGO® Education.
O intuito é despertar, desde cedo, habilidades fundamentais para o futuro das crianças, como noções de engenharia básica, ciências, tecnologia, matemática, cooperação, trabalho em equipe, e mais.
“Queremos plantar uma sementinha na cabeça dessas crianças, pois hoje a economia mundial é basicamente construída em cima dessas profissões STEM. Queremos que eles lidem com automatização, saibam programar e tenham um pensamento computacional, todas habilidades que vão fazer eles serem profissionais do futuro bem sucedidos”
Alex Paiva – Gerente de Produtos LEGO® Education

O torneio, que também pode ser denominado como um festival ou feira de robótica, foge do intuito de ser uma competição, e sim uma exposição, como um Show Me Poster.
Os jurados, que são voluntários, têm a missão de avaliar cada trabalho de acordo com os Core Values – valores de “coopetição” da FIRST® – como também premiar as equipes por suas habilidades individuais, incluindo criatividade, qualidade da pesquisa, soluções para os problemas envolvidos, performance dos mecanismos, design dos robôs e dos modelos. Ou seja, de uma forma ou de outra, todo mundo sai vencedor.

Nesta primeira temporada, ao todo, a FLL JR formou mais de 250 equipes em todo o Brasil, sendo que 25 chegaram até a Etapa Nacional. A equipe campeã nacional 2019, representante brasileira na Etapa Internacional, será a equipe Star Workers, de Indaiatuba-SP.
A Etapa Internacional acontecerá em março do ano que vem, na Califórnia, onde participarão cerca de 40 países.
Temporada 2019/2020 – Boomtown Build
Em viagem de volta (da Lua para a Terra), a nova temporada da FLL JR chama-se Boomtown Build. Os estudantes serão desafiados a criar soluções inovadoras, dessa vez, para solucionar problemas nas cidades do futuro. Os principais dilemas que a temporada carrega são o construtivismo e sustentabilidade. Claro, sem deixar de lado o Core Values e outros valores inseparáveis da FLL JR.

02/09/2019