Conheça algumas características que todo profissional do futuro deve carregar para obter sucesso, e como praticá-las desde cedo.
É evidente que a cada dia que passa o profissional do futuro está mais ligado a tecnologia, não é verdade!? Afinal, ela facilita processos e aprimora outros.
O fato é: o mercado está sofrendo mudanças como nunca visto antes, o que leva o profissional a adaptar-se a essas transições. Tanto é que hoje muitos descrevem o perfil (ou pelo menos os caminhos que devem ser seguidos) que o profissional do século XXI deve apresentar.
E para ir preparando seus filhos, alunos, e até mesmo a si próprio, vamos pontuar 5 habilidades indispensáveis que todo profissional do futuro deve carregar na bagagem. Confira!
Estar ligado a computação de nuvem
Provavelmente, você usa ou já utilizou plataformas como o Google Drive ou o Drop Box, não é verdade!? Pois bem, você percebe que os arquivos que são deixados lá dentro e compartilhados com outras pessoas, podem ser acessados de qualquer outro dispositivo, desktop ou mobile, em qualquer lugar do mundo. Isso é uma tendência cada vez maior, conhecida como cloud computing.
Estima-se que daqui uns anos, não só arquivos possam ser armazenados em nuvem, mas também boa parte do seu computador, que poderá ser acessado em outros lugares, fora da sua máquina de origem.

Saber (pelo menos um pouco) de programação
Como a internet e a mobilidade já fazem parte do dia a dia de boa parte dos profissionais do mercado, independente da área de atuação, jovens e adolescentes que forem estimulados a entender a linguagem e a cronologia por traz dos computadores e da internet, poderão sair na frente em diversos aspectos.
E se engana quem pensa que programação é coisa de outro mundo. Quer ver como ensinar e aprender sobre programação é mais fácil do que você imagina? Então baixe nosso E-book gratuito A programação e as escolas como polos de inovação.
Inclusive, convidamos você a conhecer o Inventura, programa da Tecnologia Educacional que tem como base a linguagem de programação para alunos do Ensino Fundamental, utilizando a placa programática BBC micro:bit.

Adaptar-se à Internet das Coisas
Talvez você tenha a visão de que hoje em dia somente materiais como celulares, computadores e tablets possuem conexão com a internet.
A Internet das Coisas mostra que futuramente outros tipos de objetos e materiais também terão acesso à internet: portas, fechaduras, carros, lâmpadas. Tudo estará conectado e carregará inteligência artificial para obedecer comandos.

Ser proativo e preparado para a mobilidade corporativa
Sabe aquela história da nuvem que foi comentada no item 1? Pois então! Logo, quando os dados, arquivos e programas do indivíduo puderem ser gerenciados em diversos lugares, o espaço físico vai se tornando cada vez menos exigido. Sua autonomia também aumenta, assim como sua responsabilidade e pró atividade para organizar suas tarefas.

Utilizar com inteligência os dispositivos móveis
Que toda criança já sabe se virar com um celular na mão, isso não é mais novidade. Parece que já nascem sabendo!
Mas, você já parou para pensar que boa parte se restringe ao uso recreativo dos aparelhos mobile? Todos os recursos que um dispositivo móvel oferece aos usuários, são muito mais complexos do que apenas redes sociais e jogos. Portanto, a ideia é criar a cultura da inteligência para o uso dos celulares. Saber que além de entretenimento, ele também é (e será cada dia mais) um ótimo suporte às atividades de trabalho.
