Mesmo com o retorno das aulas presenciais, saiba porque o uso da tecnologia e ambientes digitais ainda serão essenciais para a continuidade do ensino
A transferência para o ensino remoto aconteceu de forma repentina em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A prática fez com que as escolas adotassem imediatamente o uso das tecnologias para dar suporte à aprendizagem.
Porém, esse movimento já passou, o desafio agora é repensar a nova sala de aula, com os alunos voltando de forma gradativa às dependências da escola. O retorno ainda não possui uma data correta, autoridades estimam a volta das aulas presenciais nos próximos meses, porém ainda sem um plano concreto.
Mas, seja com o ensino a distância ou presencial, a tecnologia é um recurso que pode auxiliar o dia-a-dia escolar em diversos aspectos, não apenas o pedagógico, mas também a gestão da sala de aula e o relacionamento com os alunos e pais.

Ensino presencial, interação digital
Existem diversas formas que auxiliam o professor a proporcionar interação entre os alunos e, ainda, possibilitar que tenham acesso aos conteúdos, mesmo fora de sala de aula.
Como por exemplo um ambiente virtual de aprendizagem, em que é possível compartilhar materiais extras, criar fóruns de discussão, atividades, dentre outras possibilidades. Isso promove uma maior interatividades com os estudantes, devido as funcionalidades que a tecnologia oferece.

Além do compartilhamento, a tecnologia facilita na gestão do ensino, com a organização de arquivos, administração da sala de aula, agendamento de tarefas, até mesmo a preparação de conteúdos e provas.
Mesmo sendo comum no ensino a distância, o uso de ferramentas de gestão da sala de aula são de grande utilidade para as aulas presenciais. Pois elas possibilitam o acesso a dados educacionais pelos professores e gestores, o que pode gerar maior personalização do ensino, o acompanhamento dos responsáveis em relação à rotina escolar dos filhos e dos gestores em relação às atividades propostas pelos professores.
Comunicação é tudo
E se o objetivo é colocar o estudante como protagonista do processo pedagógico, o ideal seria falar uma língua em que eles estão acostumados. Uma solução é trazer a tecnologia e as ferramentas que eles utilizam diariamente para a educação, aproximando a escola de forma natural nas atividades diárias dos alunos.
Que tal uma ferramenta que promove a comunicação e a interatividade entre a comunidade escolar? Como por exemplo as redes sociais. Uma comunidade online educacional, viabilizaria a interação por meio do uso pedagógico controlado de funcionalidades típicas de redes digitais.
Pais ainda mais próximos
A comunicação com os responsáveis também é de suma importância para o progresso do ensino. Com ajuda da tecnologia a comunicação entre pais e os docentes pode ser mais frequente e direta. Isso permite à família acompanhar a rotina e desenvolvimento dos estudantes.
A tecnologia na gestão da sala de aula
Sabemos que manter-se inteirado das atividades realizadas pelos alunos, aplicar e gerenciar as avaliações, identificar as dificuldades da turma e planejar a melhor maneira de solucioná-las são só alguns dos desafios encarados pelos professores diariamente. Atividades burocráticas, mas essenciais para o bom funcionamento da escola.

Com a tecnologia aplicada na organização e execução de tais tarefas, pouparia tempo que poderá ser dedicado em atividades estratégicas.
Além da otimização do tempo, a tecnologia na escola também pode melhorar a interação e fluxo de informações entre setores da escola e auxiliar no armazenamento de dados, atuando na segurança dos alunos
Agora que você sabe a importância que uma ferramenta de gestão de sala de aula possui para o ensino, que tal conhecer todas as possibilidades que o Educacional Sala de Aula te proporciona?
O Educacional ajuda a sua escola, por meio de um ambiente seguro e controlado, à organizar e acompanhar as atividades pedagógicas.
18/08/2020