Quantas vezes você já ouviu por aí que é preciso inovar a educação? Acredito que ao menos uma, se não diversas. Seja para atrair alunos, para despertar o interesse pela aprendizagem ou simplesmente porque o mundo exige que avancemos e busquemos novas maneiras de ensinar para formar aqueles que serão os cidadãos e profissionais do futuro.
O fato é que a inovação está em todo lugar e dentro das escolas ela é fundamental, em especial na transformação das práticas pedagógicas. Quando pensamos nos diversos caminhos que a educação percorre e percorrerá, surgem os espaços de inovação.
Para que você compreenda mais a respeito de tais ambientes e a importância para a sua escola ou rede de ensino, preparamos este artigo.
O que são os espaços de inovação
A sala de aula tradicional, em que as carteiras e cadeiras são enfileiradas e na frente, próximo ao quadro negro, fica o professor expondo, quase que em um monólogo, as informações e conhecimentos, já não faz mais sentido.
As crianças e jovens precisam de ambientes que fomentem a sua criatividade, o pensamento crítico e analítico, e que favoreçam a colaboração e a interatividade para propiciar uma aprendizagem de qualidade. Dessa maneira, as salas ou espaços de inovação surgem para complementar as salas de aula tradicionais.
Normalmente, são espaços amplos, compostos por placas e adesivos coloridos, que incrementam o visual principal, além de mesas maiores com cadeiras ao seu entorno, para facilitar a comunicação entre os estudantes. Podem ou não contar com equipamentos tecnológicos e ferramentas que proporcionam a prototipagem, como impressoras 3D e máquinas de corte a laser. De uma forma geral, são ambientes lúdicos para provocar a criatividade.
Portanto, espaços de inovação propiciam a prática da Cultura Maker, ou seja, desafiam os alunos a fazer com as próprias mãos, imaginarem, pesquisarem, criarem, testarem, apresentarem e aperfeiçoarem suas criações, colocando em prática o conhecimento e a experimentação.
A importância dos espaços de inovação
Os espaços de inovação, como o próprio nome sugere, incentivam os alunos a buscarem o novo, pensarem de maneira diferente em busca de respostas distintas para os desafios propostos. Mas, muito mais que isso, tais ambientes geram maior engajamento dos estudantes e o encanto em aprender.
Por serem espaços lúdicos, fomentam a criatividade e trazem inúmeros benefícios, com foco nas habilidades e competências essenciais, formando cidadãos preparados para os desafios do presente e do futuro. Além disso, é uma das formas das instituições trabalharem metodologias ativas, reforçando a colaboração entre os estudantes, a interdisciplinaridade e o ensino STEAM. Tudo para despertar o protagonismo dos alunos, onde a aprendizagem deixa de ser vertical e o professor se torna mediador do conhecimento.
As salas de inovação são uma forma da escola materializar a tecnologia, mostrando a preocupação e a aspiração em sempre inovar, sendo um grande diferencial. Como o espaço é todo pensado para o desenvolvimento da criatividade, acaba por encantar pais e alunos.
Um ambiente como esse pode dar maior visibilidade à escola, tornando-a referência em educação inovadora perante a comunidade. Leve para a sua instituição um espaço de inovação, veja como!