Levar tecnologia às instituições de ensino não é novidade. Mas, para que ela auxilie na transformação da educação é necessário muito mais que disponibilizar computadores, tablets ou lousas interativas.
Tais itens podem despertar o interesse e a curiosidade dos alunos, afinal, as telas estão presentes em grande parte da sua rotina e por isso, são muito bem-vindas dentro das escolas. Além disso, os últimos anos mostraram o quanto a tecnologia pode ser uma facilitadora no processo de ensino-aprendizagem.
Nesse contexto, é importante que as escolas e redes de ensino tenham a preocupação e interesse em disponibilizar aos seus alunos equipamentos tecnológicos. Porém, é necessário refletir: qual a melhor forma de aproveitar as novas tecnologias dentro das instituições?
O que podemos adiantar é que transmitir os conteúdos via computador ou escrevê-los em uma lousa digital não inova a educação. Isso porque a troca do meio de disseminação do conhecimento, assim como a interação que os estudantes têm com o conteúdo permanecem os mesmos.
É preciso que a tecnologia faça a diferença no aprendizado dos alunos, levando maior significado ao processo de ensino, além de aprofundar o conhecimento que eles adquirem, ao mesmo tempo em que conquistam maior autonomia.
Por isso, uma das maneiras de levar uma educação significativa com o auxílio da tecnologia, é a inclusão de soluções educacionais, que integradas aos equipamentos tecnológicos e ao plano pedagógico das instituições, se tornam um dos caminhos mais assertivos para atender as necessidades dos alunos.
Para que você entenda melhor a importância de agregar soluções educacionais aos equipamentos tecnológicos, separamos 5 bons motivos:
5 motivos para investir em softwares educacionais
1. Facilita o aprendizado
A interação dos alunos com softwares, por meio da tecnologia, aumenta a compreensão dos conteúdos propostos nas disciplinas. Isso porque, as soluções educacionais, em sua grande maioria, são ilustrativas e tendem a disseminar as informações de forma gamificada, o que torna o aprendizado mais fácil e próximo do aluno.
2. Desperta maior interesse
Como mencionamos, geralmente as plataformas educacionais são gamificadas. Por isso, geram maior interesse dos estudantes no aprendizado, aproximando a escola de seus interesses e propondo desafios que incentivam a sua interação, para que aprendam enquanto se divertem.
Por ser mais atraente, acaba por melhorar a retenção do conhecimento, a colaboração e o envolvimento do aluno com a escola.
3. Desenvolve habilidades
As soluções educacionais expandem a experiência de aprendizado, desenvolvendo diversas habilidades nos estudantes, que são incentivados a trabalhar de forma colaborativa, ao mesmo tempo em que se tornam mais resilientes e são incentivados a serem mais imaginativos e criativos.
Além disso, muitas das soluções inspiram o pensamento crítico e analítico dos estudantes, que pensam de forma estruturada, o que favorece o desenvolvimento do raciocínio e a habilidade de resolução de problemas.
4. Leva significado à aprendizagem
Quantas vezes você já ouviu dos alunos a clássica pergunta: para que vou utilizar esse conhecimento na minha vida? Quando se insere a tecnologia de forma estruturada dentro da sua instituição, essa pergunta é respondida de forma automática.
Isso acontece porque o ensino passa a ter maior significado, além de, muitas vezes, ser interdisciplinar. O aluno sabe o porquê está aprendendo, já que vê relação entre o conhecimento adquirido e o seu cotidiano. Por isso, as aulas ficam ainda mais interessantes, o ensino se torna mais dinâmico, a relação entre professor e aluno é fortalecida, ao passo em que se sentem mais motivados e receptivos ao aprendizado.
5. Transforma a educação
A tecnologia leva os educadores a atualizarem sua prática, mudando a forma de ensinar e gerando ganhos expressivos para a qualidade de suas aulas. Dessa maneira, proporcionam experiências ricas e encantadoras aos alunos, fazendo com que deixem de ser apenas ouvintes e receptores do conhecimento, se tornando protagonistas dessa jornada e aprofundando o conhecimento a cada dia.
A tecnologia precisa estar à serviço da aprendizagem, para que assim o aluno crie, invente, traga novas informações, seja autor e construa o próprio conhecimento. Assim, a escola tira as crianças da posição de consumidores da informação para serem produtores de conhecimento, propiciando um ambiente que fomenta o debate e as ideias novas.
Leve a tecnologia para a sua escola e potencialize a sua proposta pedagógica. Veja como!