A LOJA DO EDUCACIONAL CHEGOU!

Adquira os kits LEGO® Education, FIRST® LEGO® League e placas BBC micro:bit de forma rápida e fácil

12 ideias de atividades lúdicas para educação infantil

Em busca de novas atividades lúdicas para educação infantil? Veja 12 ideias de brincadeiras com itens de papelaria, peças LEGO e outros materiais.

Tempo de leitura:9 minutos

Foto de criança realizando atividade lúdica de educação infantil

Gestor escolar, como você já sabe, a ludicidade é fundamental para a educação infantil. Jogar, imaginar e se divertir fazem parte da rotina das crianças. É por meio da brincadeira e da interação que elas aprendem sobre si, sobre os outros e o mundo à volta delas.

Por isso, reunimos neste artigo 12 ideias de atividades lúdicas para educação infantil, que trabalham diferentes campos de experiências, para sua escola diversificar as oportunidades de aprendizagem. Boa leitura!

Aproveite também para baixar nosso e-book gratuito: A Essência da Alfabetização em Qualquer Tempo.

Table of Contents

    Ideias de atividades lúdicas para educação infantil

    Listamos abaixo 12 atividades lúdicas para educação infantil, relacionando-as com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

    1. Tabuleiro da enumeração

    Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.  

    Material: papel sulfite branco, papel sulfite colorido e caneta.

    Como fazer: faça um tabuleiro em papel branco, com quinze quadrados iguais, riscando três linhas na vertical e cinco linhas na horizontal. Em cada quadrado, cole um número exato de bolinhas, confeccionadas com papel colorido.

    Prepare também outros pedaços de papel colorido com números escritos em caneta, para que as crianças coloquem o número correspondente em cima de cada quadrante. 

    2. Varal de fitas

    Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: (EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.

    Material: barbante, prendedores e fitas de tecido colorido.

    Como fazer: pensando em uma aula alinhada a cultura makerfaça um varal de barbante em uma altura que as crianças consigam alcançar. Coloque prendedores e fitas de tecido em uma caixa e peça para às crianças pendurarem as fitas no varal, alternando as cores. Aproveite para conversar com os alunos sobre a utilidade do varal nas tarefas domésticas e também sobre a importância da habilidade socioemocional de trabalhar em equipe.

    3. Leitura interativa na Mesa Educacional

    Foto de professora lendo história na Mesa Educacional para estudantes da educação infantil

    Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: (EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

    Material: Mesa Educacional.

    Como fazer: leia uma história com as crianças na Mesa Educacional e peça para elas interagirem inserindo blocos de letras, números, imagens e símbolos relacionados à leitura.

    A Mesa Educacional é uma tecnologia desenvolvida pelo Educacional, Ecossistema de Inovação e Tecnologia. Ela é composta por:

    • blocos coloridos com letras, números, símbolos, imagens e sinais de Libras; 
    • um aparelho que faz a “leitura” dos blocos;
    • um monitor;
    • um software com livros, atividades de alfabetização, animações em Libras e recurso de lupa;
    • um sintetizador de voz.

    A Mesa Educacional é uma ferramenta inovadora que oferece uma variedade de benefícios para os alunos. Ela estimula a alfabetização desde muito cedo, com as crianças da educação infantil tendo contato com os blocos coloridos de letras. 

    Além disso, a Mesa Educacional pode ser configurada para incluir recursos de acessibilidade, como Libras (Língua Brasileira de Sinais) e voz sintetizada, permitindo que os alunos surdos, com deficiência auditiva ou visual possam aprender de forma mais eficaz e autônoma. 

    Com a Mesa Educacional, os professores podem criar aulas mais interativas e engajadoras, ajudando os alunos a desenvolver habilidades cognitivas, fomentar a criatividade e promover a inclusão. É uma plataforma de aprendizado acessível para todos os alunos!

    4. Circuito de atividades físicas

    Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: (EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas. Para essa atividade também é possível usar trilha sensorial ou com texturas.

    Material: bambolês, fitas, bolas e outros materiais livres.

    Como fazer: crie um circuito com obstáculos e caminhos a serem percorridos. Demonstre a sequência de movimentos que as crianças deverão fazer e peça para elas repetirem essa sequência várias vezes, respeitando a vez de cada colega. 

    5. Mural de balões e cores

    Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: (EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

    Material: fita crepe, cartolinas coloridas e balões coloridos.

    Como fazer: fixe algumas cartolinas de cores diferentes na parede. Depois, encha e distribua balões de cores correspondentes às cartolinas, de forma aleatória. Cada balão deve ter uma fita para colagem. Peça para as crianças colocarem os balões na cartolina da mesma cor. Com essa atividade é possível trabalhar a classificação de cores e formas, tamanhos e padrões.

    Foto de aluna da educaçao infantil com fantoches.

    6. Contação de histórias com fantoche

    Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: (EI01EF08) Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.).

    Material: fantoche e cenário de teatro para fantoches.

    Como fazer: conte uma história envolvente para as crianças usando uma voz e um personagem especial. Se possível, adicione outros fantoches na história. Uma dica para usar a ludicidade na educação infantil é dar voz às crianças e incentivar a dramatização. Isso também é uma forma poderosa de criar um vínculo emocional com elas.

    7. Montar cenários de histórias com LEGO® Education

    Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

    Material: conjunto Meu Mundo de Blocos da LEGO® Education.

    Como fazer: contar uma história envolvente para as crianças e convidá-las a montar o cenário da narrativa com peças LEGO® Education, seguindo o modelo dos cartões de inspiração ou criando um novo modelo. 

    Ao construir o cenário da história, as crianças podem enfrentar desafios e obstáculos que precisam ser superados, desenvolvendo habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico. 

    A LEGO® Education é uma linha educacional da famosa marca de brinquedos LEGO®, que tem o objetivo de ajudar as crianças a aprenderem brincando. Ela também impulsiona a aprendizagem STEAM, a cultura maker e a resolução de problemas

    Cada conjunto da LEGO® Education é acompanhado de planos de aula para o professor. Há várias atividades lúdicas para educação infantil, com personagens de brinquedo e narrativas de contextualização.

    Ao construir o cenário da história, as crianças podem enfrentar desafios e obstáculos que precisam ser superados, desenvolvendo habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico. 

    8. Pintar formas geométricas

    Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

    Material: papel sulfite branco, pincel e tinta colorida.Como fazer: distribua um papel, um pincel e um tubo de tinta para cada criança. Depois, peça para todos desenharem na folha diferentes formas geométricas em sequência (círculos, quadrados, triângulos, linhas e pontos, por exemplo). Com essa atividade também é possível explorar texturas e sobreposição de formas.

     Foto de contorno de mão

    9. Desenhar as mãos da família

    Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

    Material: caderno sem pauta e lápis.

    Como fazer: Peça para as crianças levarem o caderno para casa e fazerem o contorno da mão de todos os membros da família. Depois, converse com as crianças sobre as diferenças entre o corpo do estudante e seus familiares. Essa é uma atividade interessante para iniciar uma conversa sobre a identidade e a diversidade familiar, além de reforçar o vínculo escola e família.

    10. Colocar elásticos coloridos em volta da lata

    Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: (EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

    Material: latas de alumínio e elásticos coloridos.

    Como fazer: Dê uma lata de alumínio e um conjunto de elásticos coloridos para cada criança. Peça para elas envolverem a lata com elásticos, trabalhando a coordenação dos dedos e das mãos. 

    11. Modelar um animal com massinha

    Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

    Material: massa de modelar.

    Como fazer: Dê uma porção de massa modelar para cada criança e desafie-as a criarem uma imitação do seu animal favorito.12. Causa e efeito com LEGO® Education

    Foto de atividade lúdica para educação infantil com LEGO Education

    Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: (EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.

    Material: conjunto STEAM Park da LEGO® Education.

    Como fazer: Mostre às crianças a foto da atividade e solicite que descrevam o que veem. Em seguida, explique que a imagem mostra um modelo de trajetória chamado queda livre. Peça para os alunos trabalharem em dupla e criarem uma reação em cadeia com as peças LEGO® Education.

    A metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) é uma abordagem educacional que busca integrar esses cinco campos de estudo para promover a aprendizagem interdisciplinar e o desenvolvimento de habilidades importantes. 

    Gostou dessas atividades lúdicas para educação infantil? Para colocar em prática as atividades de n.º 7, 9 e 12, entre em contato com um dos consultores do Educacional.

    Transforme a aprendizagem com atividades lúdicas

    Pronto para transformar sua educação infantil com inovação? Entre em contato com um consultor do Educacional para implementar soluções que ampliam a aprendizagem de forma divertida e eficaz. em prática as atividades de n.º 7, 9 e 12, entre em contato com um dos consultores do Educacional.

    Compartilhar:

    Assine nossa Newsletter

    Faça parte desse ecossistema, receba notícias, lançamentos e tudo que acontece no Educacional.

    "*" indica campos obrigatórios

    Nome*
    Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Ao clicar em “Assinar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies

    Descubra mais sobre Educacional

    Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

    Continue reading