A coordenação motora é a capacidade de integrar movimentos corporais para realizar ações precisas e controladas. Ela é essencial para o desenvolvimento global da criança, influenciando habilidades cognitivas, sociais e emocionais.
Na escola, já na Educação Infantil, é essencial criar um ambiente que estimule a prática de atividades motoras, permitindo que as crianças desenvolvam suas habilidades de coordenação, pré-requisito que terá influência em diversas aprendizagens futuras.
Existem dois tipos principais de coordenação motora: coordenação motora grossa e coordenação motora fina.
A coordenação motora fina envolve movimentos precisos e delicados, utilizando principalmente os músculos menores das mãos. Atividades como escrever, pintar, desenhar, usar talheres, tesoura e amarrar cadarços são exemplos disto. Esses movimentos exigem controle e precisão.
A coordenação motora grossa, por outro lado, envolve movimentos amplos e dinâmicos que utilizam músculos maiores e articulações. Exemplos incluem atividades físicas como dançar, andar de bicicleta, jogar bola e nadar. Esses movimentos exigem força, equilíbrio e coordenação.
Importância da coordenação motora na Educação Infantil
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as diretrizes nacionais destacam a importância da coordenação motora no desenvolvimento infantil. A BNCC também estabelece que a Educação Física deve ser oferecida desde a Educação Infantil, com o objetivo de desenvolver habilidades motoras.
Já as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil enfatizam a importância da coordenação motora para o desenvolvimento global da criança, de modo que o trabalho na Educação infantil promova:
- Desenvolvimento motor fino e grosso;
- Melhora da postura e equilíbrio;
- Aumento da autoconfiança, autocontrole e autoestima;
- Evolução cognitiva;
- Integração sensorial;
- Desenvolvimento de habilidades sociais como cooperação e respeito;
- Melhora da saúde física e mental, da capacidade de concentração e atenção;
- Aumento da criatividade e imaginação.
Como trabalhar coordenação motora na Educação Infantil?
O desenvolvimento da coordenação motora ocorre em diferentes estágios. Entre 2 e 3 anos, as crianças desenvolvem a coordenação motora grossa, aprendendo a correr e saltar.
De 4 a 5 anos, elas desenvolvem a coordenação motora fina, manipulando objetos com precisão. A partir dos 6 a 7 anos, as crianças refinam sua coordenação motora, segurando o lápis na posição tripoide, além de desenvolver habilidades esportivas.
Para desenvolver a coordenação motora nas crianças pequenas, é importante oferecer atividades que estimulem a coordenação motora grossa e fina. Atividades lúdicas e de exploração sensorial auxiliam nisso.
Brincadeiras de movimento, como correr, saltar, dançar e jogar, também são excelentes opções. Além disso, jogos esportivos adaptados a idade da criança, como futebol, basquete e tênis, ajudam a desenvolver habilidades motoras e sociais.
Atividades de equilíbrio, como caminhar sobre uma linha ou saltar sobre obstáculos, são fundamentais. Já as atividades de manipulação, como pintar, desenhar e montar quebra-cabeças, contribuem para desenvolver a coordenação motora fina.
Os professores devem criar um ambiente seguro e estimulante, oferecendo atividades adaptadas às necessidades, habilidades e faixa etária de cada criança.
É essencial encorajar a prática regular e o desenvolvimento progressivo, trabalhando em parceria com os pais para reforçar as habilidades motoras em casa. Utilizar materiais e recursos variados também ajuda a manter o interesse dos pequenos.
Atividades de coordenação motora para Educação Infantil

Pensando na importância de planejar atividades que desenvolvam a coordenação motora na educação infantil, reunimos algumas sugestões de atividades lúdicas para trabalhar com as crianças:
1. Pintura criativa
A pintura estimula a coordenação motora fina, permitindo que as crianças expressem sua criatividade.
A prática de pintura com pincel ajuda a desenvolver destreza manual, coordenando movimentos precisos dos dedos para criar obras de arte, além de se divertir com a textura das tintas ao manipulá-las também com as mãos.
2. Transferência de água
Desafie os alunos a transferirem água de um copo para outro usando um conta-gotas! Encha um copo com 1/4 de água e entregue um copo vazio e um conta-gotas.
Peça que usem o conta-gotas para sugar a água e esguichá-la no copo vazio. Para tornar a atividade ainda mais divertida, adicione alguns corantes a água e observe a magia acontecer!
3. Jardinagem infantil
Embora o cuidado com o jardim seja muito associado ao desenvolvimento de habilidades motoras grossas, certas tarefas exigem precisão e controle.
Por exemplo, transplantar mudas para um canteiro requer coordenação motora fina para manipular as pequenas plantas com cuidado.
Trabalhe ao lado de seus alunos, criando um canteiro e plantando mudinhas, estimulando assim a coordenação motora fina e ensinando habilidades de jardinagem.
4. Modelagem com argila
Descubra o poder criativo da argila! Brincar com esse material versátil ajuda a desenvolver habilidades motoras finas, enquanto estimula a imaginação e a criatividade.
5. Mesa Educacional
A Mesa Educacional alia a alfabetização ao uso da coordenação motora, quando as crianças manipulam os blocos de letras e números para compor palavras, por exemplo, e também em jogos em que as crianças utilizam a motricidade.
6. Construção de ponte com LEGO® Education
Utilize blocos LEGO® para construir pontes, desenvolvendo a coordenação motora grossa e habilidades de resolução de problemas.
Gostou dessas ideias de atividades? Entre em contato com um dos consultores do Educacional para levar os kits da LEGO® Education ou a Mesa Educacional para a sua escola. Trabalhe a coordenação motora na Educação Infantil com recursos inovadores!
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