* Por Cesar Lombardo
Após as adversidades vividas em 2020 com a pandemia de covid-19, o mundo se prepara agora para o retorno às atividades presenciais, porém ainda longe de termos nos livrado em definitivo dos riscos à saúde. Muitas medidas de contorno ainda terão de ser tomadas, visando à volta gradual à normalidade.
No ambiente escolar, a proposta mais bem aceita é a das aulas híbridas, em que uma parte dos alunos retornaria para o modelo presencial, enquanto a outra seguiria no modo on-line. Com isso um novo desafio se apresenta para a comunidade educacional: como garantir o aproveitamento pedagógico simultâneo nestas aulas presenciais e remotas?
O primeiro passo é disponibilizar uma boa solução de hardware e software. Obviamente a metodologia vai além dos equipamentos, porém passa obrigatoriamente pela condição desses itens, já que será preciso garantir, antes de tudo, a qualidade de transmissão e a facilidade de interação do aluno que está estudando de forma remota.
Em seguida, é preciso que os professores criem estratégias para tentar atribuir de forma igualitária o conteúdo no modelo de ensino híbrido, afinal os alunos que estão em casa tendem a ter menos chances de tirar dúvidas em tempo real do que os que estão em sala de aula.
Por isso, muitos estudos vêm sendo feitos neste sentido e empresas têm apresentado soluções de hardware e software para atender à demanda. Uma das tendências em alta é oferecer ao professor uma tela grande em sala de aula para que ele possa ver e escutar melhor os alunos conectados. Desta forma, esses alunos com acesso ao microfone e à câmera, podem ser vistos e ouvidos por todos, garantindo que suas dúvidas sejam sanadas em tempo real.
Outra técnica é, sempre que possível, duplicar a aula para oportunizar, assim, a todos os alunos o acesso à mesma dinâmica. É possível tornar as aulas atrativas sem repetição, modificando alguns conceitos e focando em atividades práticas, por exemplo.
O importante é oferecer todas as condições para que o professor e os alunos sofram o menor impacto possível nesse novo modelo e que o aproveitamento dos conteúdos seja garantido. Além disso, é muito importante que as soluções de hardware apresentadas levem em conta as necessidades do ambiente escolar, garantindo que nenhum risco de acidente ocorra nesse contexto.
* Cesar Lombardo é gerente de estratégia de mercado no Educacional.