A LOJA DO EDUCACIONAL CHEGOU!

Adquira os kits LEGO® Education, FIRST® LEGO® League e placas BBC micro:bit de forma rápida e fácil

Melhores linguagens de programação para ensinar as crianças

Programação com blocos, Scratch, Ruby, Python e JavaScript. Conheças as melhores linguagens de programação para crianças.

Tempo de leitura:4 minutos

Foto de criança programando robô na escola

Aprender programação e robótica traz várias vantagens para a criança. Melhora o raciocínio lógico, a criatividade, o pensamento computacional e a familiaridade com tecnologias digitais.

Para começar essa frente na escola, é preciso tomar algumas decisões. Por exemplo: qual linguagem de programação utilizar? 

A linguagem deve ser acessível, ao mesmo tempo, oferecer uma base sólida para conceitos mais avançados. Pensando nisso, o Educacional selecionou seis linguagens de programação que são ótimas para crianças!

Linguagens de programação para crianças

A escolha da linguagem vai impactar diretamente na aprendizagem dos estudantes! Por isso, confira abaixo as melhores opções para ensinar programação na sua escola, das mais simples às mais complexas. 

Antes de decidir, leve em consideração a idade dos alunos, o nível de experiência deles com programação, os objetivos do seu projeto e a compatibilidade com os recursos já utilizados pela escola.

Scratch

O Scratch é uma linguagem de programação visual baseada em blocos. Ela foi desenvolvida pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), tendo como público-alvo crianças de 8 a 16 anos.

O Scratch é excelente para introduzir os conceitos de programação. Ele é fácil de utilizar e tem uma interface simples, a qual permite a criação de jogos e animações.

Na plataforma do Scratch, os estudantes arrastam e encaixam os blocos de comando em uma sequência lógica. Cada bloco representa uma ação específica, como esconder, mostrar ou girar um objeto.

Print de programação com blocos da LEGO Education SPIKE Prime
Exemplo de programação com blocos do SPIKE™ Prime LEGO® Education

Além do Scratch, outras tecnologias usam linguagens de blocos, como o MakeCode (plataforma da micro:bit) e o SPIKE™ Prime (plataforma da LEGO® Education). Ambos utilizam blocos de palavras ou de ícones para permitir a programação de forma intuitiva

Essa linguagem, muito similar ao Scratch, é ideal para iniciantes e crianças com mais de 5 anos. Ela fornece uma visão mais direta dos comandos de programação, facilitando a compreensão. 

Nos blocos de palavras, os comandos são representados por palavras escritas. Por exemplo, um bloco para mover um objeto para a frente poderia ter as palavras “mover para frente”.

Já os blocos de ícones contêm símbolos visuais – cada um representando uma ação. Por exemplo, uma seta para indicar movimento ou um alto-falante para sinalizar som.

Python

O Python é uma linguagem de programação conhecida por sua sintaxe clara e simples, o que a torna uma excelente escolha para crianças aprenderem a programar.

Ela possui uma grande quantidade de recursos visuais e interativos, que a tornam acessível e divertida. Por ter um nível de abstração maior, o Python permite que o programador se concentre mais na lógica do programa e menos nos detalhes de implementação.

Além disso, essa linguagem é super versátil, utilizada para desenvolver sites, aplicativos, bases de dados e robôs. Ela é compatível com o MakeCode, o SPIKE™ Prime e outras tecnologias de robótica educacional.

Ruby

O Ruby é uma linguagem de programação altamente flexível e orientada a objetos, ou seja, ela trabalha com dados que o próprio usuário cria a partir das necessidades dele, representando objetos da vida real.

A sintaxe do Ruby é projetada para ser fácil de ler e escrever, com palavras-chave em inglês e uma estrutura clara. Porém, ela é mais complexa que o Python e os blocos.

Para adolescentes que já possuem uma base em programação e desejam aprofundar seus conhecimentos, o Ruby pode ser uma excelente opção.

JavaScript

O JavaScript é uma linguagem amplamente usada para criar páginas web interativas, dinâmicas e responsivas. Ela é orientada a eventos, ou seja, ações do usuário como clique ou rolagem da tela. 

O JavaScript pode ser uma ótima ferramenta para crianças mais velhas que já têm uma base em lógica e programação. 

Sua complexidade é intermediária: mais detalhada que o Python e menos carregada de verbos que o Ruby.

O JavasCript também é compatível com o MakeCode, a plataforma da micro:bit

Qual linguagem de programação escolher?

Como você viu, existem várias linguagens de programação apropriadas para crianças. Não há uma idade certa para aprender a programar, mas os estudantes podem começar a partir dos 5 anos. 

Para crianças menores, recomendamos a programação com blocos, que é mais visual e intuitiva. Já para crianças maiores ou com mais conhecimentos de lógica e programação, use o Python, o Ruby ou o JavaScript!

Quer iniciar o ensino de programação na sua escola, mas não sabe por onde começar? Conheça as soluções do Educacional para essa área:

Para obter mais informações e conversar sobre as necessidades da sua escola no que tange a tecnologia educacional, entre em contato com um dos consultores do Educacional.

Compartilhar:

Assine nossa Newsletter

Faça parte desse ecossistema, receba notícias, lançamentos e tudo que acontece no Educacional.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Ao clicar em “Assinar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Educacional

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading