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Pensamento computacional: o que é, sua importância e como inseri-lo na escola

Entenda o que é pensamento computacional, sua importância para a Educação Básica e como trabalhá-lo na escola.

Tempo de leitura:6 minutos

O pensamento computacional não está, necessariamente, ligado a computadores e à programação. Talvez você já tenha feito o uso de tal habilidade, mesmo que de forma inconsciente. 

Na verdade, o pensamento computacional é uma forma de pensar, usando princípios da ciência da computação, para resolver problemas de diversas áreas do conhecimento.

Quer entender o que esse conceito significa e como ensiná-lo na na escola? Continue a leitura do artigo.

O que é pensamento computacional?

O pensamento computacional pode ser definido como uma habilidade para resolver problemas e desafios de forma eficiente, assim como um computador faria.

Essa resolução pode ou não envolver equipamentos tecnológicos, mas a sua base é a exploração de forma criativa, crítica e estratégica dos domínios computacionais.

Usar o pensamento computacional é ver um desafio ou problema, refletir sobre ele, separá-lo em partes, resolver cada uma dessas partes da maneira mais lógica e assertiva para depois chegar a um resultado final.

“O Pensamento Computacional é uma distinta capacidade criativa, crítica e estratégica humana de saber utilizar os fundamentos da Computação, nas mais diversas áreas do conhecimento, com a finalidade de identificar e resolver problemas, de maneira individual ou colaborativa, através de passos claros, de tal forma que uma pessoa ou uma máquina possam executá-los”

Christian Brackmann, doutor em Informática na Educação

Quatro pilares do pensamento computacional

Podemos dividir o pensamento computacional em quatro pilares:

  1. Decomposição

Dividir o desafio em problemas menores para facilitar a compreensão.

  1. Abstração

Reconhecer o que é mais importante na situação-problema e deixar de lado o que não for essencial.

  1. Reconhecimento de padrão

Identificar as repetições e similaridades dos problemas para auxiliar na resolução;

  1. Algoritmo

Propor uma ordem ou uma sequência de passos para resolver o problema.

Qual é a importância do pensamento computacional para a escola?

O pensamento computacional é uma das competências digitais que a escola deve desenvolver junto aos estudantes, conforme a Política Nacional de Educação Digital, sancionada em janeiro de 2023.

Para além de ser usado em situações cotidianas, o pensamento computacional é muito importante na escola, pois, por meio dele, as crianças aprendem a pensar de forma crítica e passam a revisar o que produzem. Quando bem aplicado, os alunos passam a resolver situações com base nos quatro pilares do pensamento computacional, notando padrões e chegando a conclusões de maneira lógica.

Como já citamos anteriormente, essa habilidade não está necessariamente ligada à programação, mas sim a princípios que auxiliam a resolver problemas. Portanto, o pensamento computacional auxilia na construção do conhecimento em diversas áreas, uma vez que o pensamento lógico fomenta o aprendizado de qualquer disciplina.

O pensamento computacional também apoia o ensino de programação e robótica educacional, preparando os estudantes para as profissões do futuro, com uso intensivo de tecnologias.

Competências e habilidades trabalhadas no pensamento computacional:

O pensamento computacional desenvolve diversas competências e habilidades essenciais na Educação 5.0, como:

  • raciocínio lógico;
  • trabalho em grupo;
  • criatividade;
  • análise de dados;
  • gestão de projetos;
  • programação;
  • codificação.

Como desenvolver o pensamento computacional na escola?

Assim como as outras competências digitais, o pensamento computacional é uma competência interdisciplinar e, por isso, pode ser trabalhada de diversas formas na escola:

Em horário específico ou como projeto transversal

Ele pode ser desenvolvido em um horário específico, dentro de um componente curricular (como Matemática ou Informática) ou em projetos transversais, como o clube de robótica.

Essa decisão compete à equipe de gestão escolar, levando em conta o calendário escolar e o tempo de permanência dos alunos na escola.

Presencialmente ou à distância

Falando em tempo de permanência na escola, o pensamento computacional pode ser trabalhado em atividades presenciais ou à distância, dependendo da estratégia da instituição.

No modelo de ensino híbrido, que é uma tendência cada vez mais forte no segmento educacional, é normal que as escolas ampliem o tempo de estudo dos estudantes com conteúdos online. 

Neste caso, é necessário adotar uma plataforma de aprendizagem com foco em resolução de problemas, Matemática e computação, como o Pense+.  

Com ou sem máquinas

O pensamento computacional também pode ser trabalhado com ou sem o uso de máquinas. Na segunda opção, os estudantes utilizam atividades impressas de decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e codificação.

Enquanto o método desplugado é mais acessível e uma maneira mais simples de ensinar princípios computacionais, o método plugado é o mais recomendado para a aprendizagem de programação. 

Além disso, o trabalho direto com softwares, hardwares e aplicativos tende a despertar maior interesse dos estudantes.

Soluções do Educacional que trabalham pensamento computacional

Quer ajuda para inserir o pensamento computacional na sua escola? O Educacional possui quatro soluções que fortalecem o pensamento computacional. Conheça cada uma delas abaixo: 

Suíte Educacional

A Suíte Educacional é uma plataforma educacional completa que reúne mais de 30 aplicações de diversas áreas, incluindo pensamento computacional, robótica, codificação e resolução de problemas.

A plataforma atende escolas públicas e privadas de todos os níveis da Educação Básica, da Educação Infantil até o Ensino Médio. 

LEGO® Education

A LEGO® Education é uma solução que fortalece a aprendizagem de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e o pensamento computacional, com kits formados por blocos de construção e peças eletrônicas programáveis.

As atividades da LEGO® Education são contextualizadas com histórias lúdicas baseadas na vida real. Assim, elas incentivam a criatividade, a resolução de problemas  e a aprendizagem significativa.

Essa solução também atende todas as etapas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. 

Tivy

O Tivy é uma solução para o ensino inicial de programação e pensamento computacional, usando peças de fácil conexão e atividades intuitivas. Seu público-alvo são estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O kit do Tivy é composto por peças de montagem, atuadores, sensores, placas de programação micro:bit, material de apoio para os professores e formação para docentes.

Inventura

Já o Inventura é um roteiro completo de experiências educacionais que une programação, cultura maker e pensamento computacional. A solução é destinada a estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas.

Ao contratar o Inventura, a escola recebe placas de programação micro:bit, sensores, atuadores, livro com atividades para os alunos, material de apoio para os professores e uma plataforma digital para registro de atividades e acompanhamento dos estudantes.

Para obter mais informações sobre essas soluções de apoio ao pensamento computacional, entre em contato com um dos consultores do Educacional, Ecossistema de Inovação e Tecnologia.

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