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Como a tecnologia pode apoiar crianças autistas no ambiente escolar?    

No ambiente escolar, recursos como LEGO® Education, Robotis e micro:bit tornam o aprendizado de crianças autistas mais inclusivo, lúdico e envolvente.

Tempo de leitura:6 minutos

Foto de criança feliz e peças de LEGO

A inclusão de crianças autistas na educação requer abordagens inovadoras, empáticas e personalizadas. Cada criança autista tem necessidades únicas, habilidades específicas e formas de aprender que podem ser muito diferentes das expectativas tradicionais da sala de aula.

Nesse contexto, os recursos tecnológicos se destacam como ferramentas poderosas para facilitar o aprendizado, engajamento e desenvolvimento socioemocional. Ao utilizar soluções tecnológicas de forma lúdica e centrada na criança, é possível criar ambientes de aprendizado mais acessíveis, estimulantes e adaptados às necessidades individuais de cada aluno.

Com a tecnologia, é possível oferecer experiências de aprendizado mais interativas, visuais e táteis, que podem ser especialmente benéficas para crianças autistas que têm dificuldades com comunicação verbal ou precisam de estímulos sensoriais específicos. 

Além disso, as soluções tecnológicas podem ser projetadas para atender às necessidades de cada criança, permitindo que elas aprendam em seu próprio ritmo e de acordo com seus interesses. 

Table of Contents
    Foto de aula de robótica e criança ao fundo

    Como a Tecnologia Transforma a Experiência de Crianças Autistas?

    A tecnologia pode ser usada a favor da educação inclusiva e oferece uma série de benefícios para crianças autistas, incluindo engajamento sensorial, autonomia e motivação. 

    Soluções como a LEGO® Education, aliam os blocos coloridos da LEGO à robótica, por exemplo. Já o micro:bit, envolve  programação e atividades interativas, que permitem que as crianças explorem esses conceitos de forma imersiva e divertida, favorecendo atenção, comunicação e expressão. 

    A Mesa Educacional, por exemplo, é uma solução inovadora que proporciona uma experiência de aprendizado interativa e imersiva, permitindo que as crianças autistas sejam alfabetizadas  de forma prática e divertida, no seu ritmo. 

    Esse recurso tecnológico também conta com recursos de acessibilidade, como blocos com letras e etiquetas em Braille, datilologia, sintetizador de voz, animações em Libras, regulagem de altura e recurso de lupa. 

    Além disso, a tecnologia pode ajudar as crianças autistas a desenvolver habilidades de autonomia, permitindo que elas trabalhem de forma independente Isso pode ser especialmente benéfico para crianças que têm dificuldades com comunicação verbal ou precisam de flexibilização de tempo para processar informações.

    As soluções do Educacional são projetadas para atender a algumas necessidades específicas de crianças autistas, proporcionando experiências de aprendizado mais acessíveis e estimulantes. 

    Por que jogos e projetos funcionam tão bem com crianças com TEA?

    Os jogos e projetos estruturados têm um impacto significativo no aprendizado e comportamento das crianças autistas na escola, tendo resultados ainda melhores em crianças com TEA nível de suporte 1. Isso ocorre porque essas atividades se alinham com características típicas do Transtorno do Espectro Autista (TEA), como:

    • Rotina: As crianças autistas muitas vezes preferem rotinas e estruturas previsíveis, o que pode ser atendido por meio de projetos e jogos que seguem um padrão claro;
    • Interesses específicos: frequentemente têm interesses específicos e intensos-o chamado hiperfoco- que podem ser incorporados em projetos e jogos para aumentar a motivação e o engajamento;
    • Sensorialidade: As crianças autistas também podem ter necessidades sensoriais específicas, que podem ser atendidas por meio de atividades que possam ser adaptadas a essas necessidades;

    Projetos lúdicos, como montar e programar, se alinham com essas preferências e permitem que as crianças autistas desenvolvam habilidades importantes enquanto se divertem. 

    Ao montar blocos ou programar robôs, elas podem desenvolver habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico, aprender conceitos de matemática e ciência de forma prática e interativa e desenvolver habilidades de comunicação e colaboração.

    micro:bit no apoio ao aprendizado de crianças autistas

    O micro:bit é uma ferramenta poderosa para o aprendizado de programação e desenvolvimento de habilidades lógicas. Com sua interface simplificada e interação tátil, o micro:bit estimula a lógica, expressão criativa e sequenciamento, tornando-o ideal para alunos autistas interessados em tecnologia.

    LEGO® Education e Robotis: blocos e robôs que engajam

    O programa Robotis, em parceria com a  LEGO® Education oferece uma combinação perfeita de construção, narrativa e robótica acessível. Ao montar blocos e programar movimentos, as crianças podem desenvolver habilidades importantes enquanto se divertem. 

    Os conjuntos LEGO® Education são fundamentados na abordagem de aprendizado através do brincar, que permite que os estudantes aprendam de forma lúdica e interativa. 

    Com uma variedade de temas, esses conjuntos são projetados para atender às necessidades de diferentes faixas etárias, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, proporcionando uma experiência de aprendizado divertida e eficaz.

    Foto de alunos e profissionais de apoio especializado na sala de recursos multifuncionais

    Integrando essas soluções na sala de recursos multifuncionais

    A integração de soluções tecnológicas em ambientes adaptados, como a Sala de Recursos Multifuncionais, pode fortalecer o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e proporcionar um ambiente de aprendizado mais inclusivo e estimulante para as crianças. 

    A Sala de Recursos Multifuncionais é um espaço projetado para atender às necessidades específicas de alunos com deficiência, oferecendo recursos e apoio para que eles possam alcançar seu pleno potencial. 

    Ao combinar micro:bit, LEGO® Education e Robotis, é possível criar um espaço que atenda às necessidades específicas de cada aluno, permitindo que eles desenvolvam habilidades importantes de forma divertida e interativa.

    Assim, ao incorporar essas soluções tecnológicas, é possível oferecer experiências de aprendizado mais interativas e imersivas, que atendam às necessidades específicas de cada aluno, desenvolvendo habilidades de programação, robótica e resolução de problemas de forma prática e divertida.

    Isso pode fomentar a criatividade, a imaginação e a inovação, permitindo que os alunos expressem suas ideias e soluções de forma única. Além disso, a integração dessas soluções pode trazer vários benefícios, incluindo maior engajamento e motivação dos alunos, desenvolvimento de habilidades importantes e maior inclusão e acessibilidade para alunos com deficiência.

    Pronto para transformar a educação com tecnologia inclusiva?

    Se deseja levar micro:bit, LEGO® Education e Robotis para sua escola e apoiar efetivamente crianças autistas, fale com um dos consultores do Educacional e experimente soluções que unem tecnologia, aprendizagem e inclusão.

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