Ao contrário do que muitos pensam, ter dificuldade de aprendizagem não significa ser burro ou preguiçoso para estudar. Esse problema acadêmico é influenciado por muitos fatores que vão além da vontade do aluno.
Independentemente do motivo, essa é uma grande fonte de preocupação para as escolas e para as famílias. Por isso, o Educacional preparou esse artigo para orientar os gestores a lidarem com a situação.
Leia até o final para ver como solucionar as dificuldades de aprendizagem.
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O que é dificuldade de aprendizagem?
O termo “dificuldade de aprendizagem” é um conceito amplo, cujo significado não tem consenso entre os especialistas.
Para alguns, ele se refere a um problema de aprendizagem causado por inúmeros fatores (pedagógicos, socioeconômicos, familiares, biológicos e emocionais).
Para outros, a dificuldade de aprendizagem é uma desordem neurológica que afeta a capacidade do indivíduo de adquirir novos conhecimentos e habilidades. Porém, consideramos que o termo mais apropriado para essa definição é “transtorno de aprendizagem”.
Ao longo deste artigo, levaremos em conta o primeiro significado de dificuldade de aprendizagem.
O aluno nesta condição apresenta desempenho acadêmico abaixo do esperado para a sua idade e o seu nível de escolaridade, podendo afetar, também, a sua autoestima e o seu relacionamento com os colegas.
Às vezes, as dificuldades se manifestam em áreas específicas, como leitura, escrita, matemática, atenção ou organização.
Dificuldade de aprendizagem X Transtorno de aprendizagem
Qual é a diferença entre dificuldade de aprendizagem e transtorno de aprendizagem?
A dificuldade de aprendizagem é mais geral e pode ter vários motivos por trás dela, muitas vezes externos ao estudante. Já o transtorno de aprendizagem é uma condição neurológica do indivíduo.
Os principais transtornos ou distúrbios de aprendizagem são:
- dislexia: funcionamento peculiar do cérebro para os processamentos linguísticos relacionados à leitura e à escrita;
- discalculia: disfunção neurológica que impossibilita o estudante de acessar informações matemáticas;
- e disgrafia: distúrbio de origem neurológica que se caracteriza pela incapacidade de escrever, desenhar e copiar palavras.
Principais causas de dificuldade de aprendizagem
A aprendizagem é um processo cerebral complexo. Por isso, qualquer tipo de dificuldade nessa área não pode ser encarada como algo simples.
Geralmente, os problemas de aprendizagem são desencadeados por uma interação de diversos fatores, como:
- aspectos biológicos: transtornos de aprendizagem, transtornos de neurodesenvolvimento (tais como hiperatividade e déficit de atenção), doenças crônicas e problemas neurológicos que afetam a vida escolar;
- aspectos psicológicos: depressão, ansiedade, baixa auto-estima, traumas emocionais e transtornos mentais;
- aspectos socioeconômicos: nutrição inadequada, vulnerabilidade social, trabalho infantil, falta de acesso a educação de qualidade, ausência de um ambiente apropriado para estudar e realizar as tarefas de casa, barreiras culturais ou linguísticas;
- aspectos familiares: conflitos em casa, violência doméstica, família disfuncional, negligência dos pais ou responsáveis;
- aspectos pedagógicos: metodologias de ensino defasadas, falta de acompanhamento pedagógico, professores pouco qualificados, escola mal equipada e abordagens que não atendem às necessidades individuais do estudante.
Como identificar as dificuldades de aprendizagem na escola?
Para identificar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes, a escola precisa realizar avaliações diagnósticas completas, com regularidade.
É preciso examinar a proficiência dos alunos em todas as áreas do conhecimento, testando várias habilidades com diferentes tipos de questões e raciocínios.
Se o resultado de sucessivas avaliações ficar abaixo do esperado, é possível que o estudante tenha alguma dificuldade de aprendizagem.
A observação em sala de aula também fornece informações complementares sobre o desenvolvimento do aluno, como dificuldade de coordenação motora e tempo maior que os colegas para copiar os textos do quadro.
Diante desses sinais, a escola pode encaminhar os alunos com problemas de aprendizagem para um psicopedagogo, a fim de passarem por uma avaliação profissional.
O psicopedagogo faz diagnósticos clínicos, identificando as causas das dificuldades de aprendizagem.
“Costumo dizer que não adianta tratar a febre, que é o sintoma, sem identificar e combater a infecção, a causadora do sintoma. É assim com problema de aprendizagem escolar. É preciso identificar a causa, combatê-la e tratar o sintoma.” – Nadia A. Bossa, psicopedagoga
Como a escola pode ajudar os alunos com dificuldade de aprendizagem?

O principal problema das dificuldades de aprendizagem é que elas tendem a se acumular com o passar do tempo, aumentando os riscos de abandono e evasão escolar.
Por isso, é essencial que a escola tome medidas rápidas para ajudar os estudantes. Confira abaixo cinco ações recomendadas pelo Educacional:
1. Parceria entre escola e família
A parceria entre escola e família é muito importante para o desenvolvimento escolar dos alunos. A escola deve nutrir uma relação próxima com as famílias, marcada por uma comunicação eficiente e transparente e realizar reuniões de pais e mestres e reuniões pedagógicas sempre que necessário.
É fundamental compartilhar com os pais e responsáveis todos os resultados das avaliações, orientações, avanços e intervenções pedagógicas. As ferramentas de comunicação escolar do Hub Educacional são muito úteis para agilizar esse feedback.
Também é preciso se reunir com as famílias, periodicamente, para explicar as dificuldades de aprendizagem dos alunos e angariar a colaboração dos pais.
A instituição deve auxiliar os pais e responsáveis a ajudar os alunos em casa. Por exemplo:
- criando materiais informativos;
- realizando workshops;
- dando dicas de organização do ambiente de estudo;
- e indicando psicopedagogos clínicos.
2. Reforço escolar
O reforço escolar é uma das estratégias mais recomendadas para alunos com dificuldade de aprendizagem. Para surtir efeito, porém, é necessário adotar uma abordagem personalizada para cada aluno.
As atividades online e as plataformas adaptativas de aprendizagem são de grande ajuda neste aspecto. Experimente também metodologias ativas de aprendizagem, como oficinas de arte, gamificação e sala de aula invertida.
O Aprimora é uma plataforma gamificada e adaptativa de aprendizagem que oferece reforço escolar personalizado para alunos do Ensino Fundamental.
A plataforma cria jornadas personalizadas de aprendizagem, agora com Inteligência Artificial generativa, ajudando a desenvolver habilidades em Matemática e Língua Portuguesa de forma dinâmica e interativa.
3. Acompanhamento pedagógico
Para monitorar o progresso do estudante ao longo do tempo – e monitorar a eficácia das estratégias de ensino –, a escola deve acompanhar todo o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com dificuldade.
Mais uma vez, as ferramentas digitais são grandes aliadas da escola, pois facilitam a análise de indicadores de aprendizagem e o acompanhamento pedagógico.
Por meio do relatório individual do aluno no Aprimora, é possível detectar o ritmo de aprendizado e o nível de proficiência de cada aluno em Língua Portuguesa e Matemática, ajustando os conteúdos automaticamente, de acordo com as características de cada estudante.
4. Atendimento com psicólogo escolar
Como mencionado anteriormente, algumas dificuldades de aprendizagem são desencadeadas por fatores emocionais, como depressão, ansiedade e baixa auto-estima.
O psicólogo da escola pode ajudar a diagnosticar esse problema e dar suporte inicial para o aluno, além de orientar um tratamento com psicólogo clínico, se necessário.
5. Atividades online gamificadas
Os games educacionais são ferramentas poderosas no auxílio aos alunos com dificuldade de aprendizagem.
Os elementos típicos dos jogos, como pontuação, recompensas e níveis crescentes de dificuldade, podem tornar o aprendizado mais divertido e estimulante, aumentando a motivação dos alunos.
Além disso, algumas plataformas se adaptam automaticamente ao ritmo e nível de proficiência dos usuários, criando jornadas personalizadas de ensino, como é o caso do Aprimora, já mencionado anteriormente.
Exemplos de atividades para alunos com dificuldade de aprendizagem
É fundamental planejar atividades que trabalhem habilidades essenciais em leitura, escrita, matemática e aspectos socioemocionais, pois essas são áreas comuns de dificuldade de aprendizagem e desenvolvimento.
Ao trabalhar essas habilidades, os alunos podem desenvolver uma base sólida para o sucesso acadêmico e pessoal. Entretanto, é importante ressaltar que as atividades sugeridas devem ser personalizadas e adaptadas às necessidades de cada aluno ou turma.
1.Desenvolvendo a leitura crítica
Essa atividade torna a análise de textos mais lúdica e interativa, incentivando os alunos a trabalhar em equipe e a desenvolver suas habilidades de leitura crítica e compreensão de textos.
Atividade: Caça ao tesouro de textos;
Objetivo: desenvolver a habilidade de leitura crítica e compreensão de textos de forma lúdica e interativa;
Descrição: os alunos serão divididos em equipes e receberão um mapa para a caça ao tesouro de textos. Ao encontrar os textos, têm que lê-los, responder a algumas perguntas de interpretação, analisar e identificar os gêneros textuais. gêneros.
Habilidades trabalhadas: leitura, escrita, pensamento crítico, trabalho em equipe.
2.Melhorando a escrita criativa
A intenção dessa tarefa é tornar a escrita criativa mais lúdica e interativa, permitindo que os alunos explorem diferentes estilos e gêneros e desenvolvam suas habilidades de escrita de forma mais consistente.
Atividade: Fábrica de histórias;
Objetivo: desenvolver a habilidade de escrita criativa e expressão de ideias de forma lúdica;
Descrição: Os alunos serão convidados a participar de uma Fábrica de Histórias, onde terão a oportunidade de criar textos criativos e explorar diferentes estilos e gêneros. A atividade será dividida em diferentes estações de escrita, cada uma com um tema ou desafio específico.
- Estação 1: Caixa de palavras – Os alunos receberão uma caixa com palavras aleatórias e terão que criar uma história usando todas as palavras;
- Estação 2: Imagem inspiradora – Os estudantes receberão uma imagem e terão que criar uma história baseada nela;
- Estação 3: Gênero surpresa – receberão um gênero literário aleatório como por exemplo, romance, ficção científica, terror, e terão que criar uma história nesse estilo.
Habilidades trabalhadas: escrita, criatividade, expressão de ideias, imaginação.
3. Desenvolvendo habilidades matemáticas
O objetivo da atividade é que os alunos desenvolvam suas habilidades de resolução de problemas matemáticos de forma mais desafiadora, ao mesmo tempo em que praticam a comunicação e o pensamento crítico.
Atividade: Criando e trocando situações-problema;
Objetivo: desenvolver a habilidade de resolução de problemas matemáticos e pensamento crítico;
Descrição: os alunos trabalharão em duplas para criar um problema matemático e, em seguida, trocarão com outra dupla para resolver o problema criado;
Habilidades trabalhadas: escrita, raciocínio lógico, resolução de problemas, pensamento crítico e comunicação.
4.Trabalhando a autoestima e a confiança
A proposta cria um ambiente de apoio e reconhecimento, onde os estudantes podem se sentir valorizados e motivados a continuar se esforçando e alcançando seus objetivos.
Atividade: Reconhecimento de conquistas;
Objetivo: desenvolver a autoestima e a confiança dos alunos;
Descrição: os alunos participarão de uma sessão de compartilhamento de conquistas, onde cada um terá a oportunidade de compartilhar seus sucessos e realizações, seja acadêmico, pessoal ou extracurricular.
Cada um terá um tempo para compartilhar sua conquista e explicar por que ela é importante para ele. Os colegas de turma receberão instruções para fornecer feedback positivo e apoio, destacando os pontos fortes e a dedicação do colega.
O professor também estará presente para oferecer palavras de encorajamento e reconhecimento.
Habilidades trabalhadas: autoestima, confiança, habilidades socioemocionais
5.Desenvolvendo a empatia e a cooperação
Se há a necessidade de trabalhar a empatia e a cooperação, essa pode ser uma atividade útil para esse fim.
Ela promove o desenvolvimento de habilidades essenciais para o trabalho em equipe, como comunicação eficaz, cooperação e empatia, enquanto os alunos trabalham juntos para resolver um desafio comum.
Além disso, a atividade ajuda a desenvolver habilidades socioemocionais importantes para o sucesso pessoal e profissional.
Atividade: Projeto de equipe: construindo uma solução;
Objetivo: desenvolver a habilidade de trabalho em equipe e empatia;
Descrição: os alunos serão divididos em equipes de 4 membros e receberão um desafio para resolver ou terão que criar uma solução para uma questão específica.
Cada equipe terá que trabalhar junta para:
- Definir o problema ou questão;
- Pesquisar e coletar informações;
- Desenvolver uma solução ou plano de ação;
- Apresentar a solução para a turma;
Habilidades trabalhadas: trabalho em equipe, empatia, habilidades socioemocionais, comunicação eficaz, resolução de problemas.
Conheça a plataforma de aprendizagem Aprimora
O Aprimora é uma plataforma de aprendizagem gamificada e adaptativa que oferece uma solução individualizada para alunos com dificuldade de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática.
Com o Aprimora, os alunos podem aprender de forma personalizada, desenvolvendo habilidades específicas em cada disciplina.
A plataforma utiliza inteligência artificial generativa para identificar o ritmo de aprendizagem, as necessidades específicas de cada aluno e oferecer conteúdo e atividades personalizadas para atender às suas demandas.
Com o Aprimora, os alunos podem superar obstáculos e desenvolver habilidades essenciais para o sucesso acadêmico. A plataforma ajuda os alunos a se sentirem mais confiantes em suas habilidades e a desenvolver uma mentalidade positiva em relação à aprendizagem.
Além disso, o Aprimora fornece relatórios detalhados sobre o progresso dos alunos, permitindo que os professores acompanhem o desenvolvimento das habilidades e identifiquem áreas que precisam de mais atenção.
Entre em contato em um dos consultores do Educacional para saber mais sobre essa solução!

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