A competição deste ano está em andamento e possibilita o aprendizado sobre energia, desde a sua fonte, distribuição e utilização.
A temporada da FIRST® LEGO® League já começou e o desafio desta temporada é desenvolver projetos ligados à energia. Com o nome de SUPERPOWERED, a edição incentiva crianças e jovens a descobrirem de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e utilizada.
A competição de robótica é destinada a crianças e jovens entre 3 e 16 anos e foi fundada em 1998 pela organização sem fins lucrativos FIRST® em parceria com a empresa LEGO®. O objetivo da competição é incentivar o aprendizado e o engajamento em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), por meio da robótica.
A gerente regional das Américas pela LEGO® Education, Claudette Muñoz Molina, destaca a importância do STEM em nossas vidas e, por isso, incentiva as crianças e jovens nesse aprendizado. “Temos que desenvolver habilidades para serem mais criativas, mais analíticas, aprenderem a trabalhar em equipes e com elas mesmas, e estar confortáveis com o fato de que vão tentar, falhar e tentar de novo, até o sucesso. Isso faz parte do processo de aprendizagem e essa é a razão de combinarmos o aprendizado STEM”.
No Brasil, a competição existe desde 2004 na categoria Challenge, destinada a crianças e jovens de 9 a 16 anos, sendo operada pelo SESI – Serviço Social da Indústria – Departamento Nacional. Além disso, desde 2018, passaram a fazer parte das competições brasileiras as categorias Discover, para crianças de 3 a 6 anos, e Explore, entre 6 e 10 anos, operadas pelo Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação.
Durante a competição, as equipes precisam construir e programar robôs utilizando blocos LEGO® Education e kits específicos para programação. Os robôs precisam realizar tarefas de acordo com a temática da temporada em uma mesa de competição. Além de toda a parte técnica de conhecimentos, a FIRST® LEGO® League incentiva a criatividade e o trabalho em equipe.
A competição é dividida em etapas regionais e nacionais, além de um torneio internacional, onde as melhores equipes de cada país apresentam seus projetos. A participação pode ser uma experiência incrível para crianças e jovens, além de incentivar o interesse em ciência e tecnologia. Os participantes têm a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes localidades e culturas, fazendo amizades duradouras.
Para participar das competições, é necessário formar uma equipe com, no máximo, 10 pessoas e fazer a inscrição no site. E, caso já possua um time, é possível garantir os materiais desta temporada, acessando o site da FIRST® LEGO® League.
