Você já deve ter ouvido falar da sala de recursos multifuncionais. Esse ambiente é primordial para o desenvolvimento educacional de pessoas com deficiência e para a promoção de uma educação verdadeiramente inclusiva. Afinal, a educação é um direito de todos!
Se você quer entender como é este espaço, quais seus atributos e como a sua instituição pode implementar uma sala dessas, você veio ao lugar certo. Leia até o final para descobrir:
- O que é uma sala de recursos multifuncionais?
- Quais alunos frequentam esta sala?
- Qual profissional atua neste espaço?
- Qual é o objetivo da sala de recursos multifuncionais?
- Como implementar a sala de recursos multifuncionais na sua escola?
- Na rede pública
- Na rede privada
- Saiba como o ecossistema Educacional pode te ajudar
O que é uma sala de recursos multifuncionais?
Segundo o Decreto Nº 6.571/2008, a sala de recursos multifuncionais é um espaço escolar com equipamentos, móveis e materiais didáticos voltados para o Atendimento Educacional Especializado (AEE).
O AEE é a formação complementar exigida pelo Ministério de Educação (MEC) e de direito de todos os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Na sala de recursos multifuncionais, você pode encontrar vários itens, como:
- mesas e cadeiras;
- quadro branco;
- computadores;
- máquina de datilografia Braille;
- impressora Braille;
- Soroban;
- calculadora sonora;
- dominó em libras;
- esquema corporal;
- software de comunicação alternativa.
É bom ressaltar que a sala de recursos multifuncionais não substitui a sala de aula comum. O público-alvo da educação especial continua assistindo as aulas e participando das outras atividades com os demais colegas, seguindo os princípios da educação inclusiva.
Assim, as atividades de AEE são realizadas no contraturno escolar na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou de outra unidade, ou, ainda, em centros de atendimento educacional especializado.
Quais alunos frequentam esta sala?
Participam da sala de recursos multifuncionais todos os estudantes público do Atendimento Educacional Especializado (AEE):
- autistas;
- pessoas com deficiência física, intelectual, visual, auditiva ou múltipla;
- pessoas com Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância ou outros transtornos invasivos;
- pessoas com altas habilidades ou superdotação.
Qual profissional atua neste espaço?
O profissional que atua na sala de recursos multifuncionais é o professor de Atendimento Educacional Especializado, que deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica em educação especial.
De acordo com a Nota Técnica Nº 11/2010 do MEC, o professor é responsável pelo planejamento do AEE de cada aluno, considerando suas habilidades e necessidades educacionais específicas.
Ele também deve ensinar e desenvolver com os estudantes as atividades próprias do AEE, como:
- ensino de Libras;
- ensino de Língua Portuguesa escrita para alunos surdos;
- Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA);
- Braille;
- uso do Soroban;
- técnicas para a orientação e mobilidade para alunos cegos;
- informática acessível e uso dos recursos de Tecnologia Assistiva;
- atividades de vida autônoma e social;
- atividades de enriquecimento curricular para as altas habilidades/superdotação;
- atividades para o desenvolvimento das funções mentais superiores.
Qual é o objetivo da sala de recursos multifuncionais?
Segundo a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o AEE tem o objetivo de eliminar as barreiras para a plena participação dos estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou superdotação na escola.
Para isso, a sala de recursos multifuncionais deve oferecer recursos pedagógicos e de acessibilidade que contribuam para o desenvolvimento dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
Como implementar a sala de recursos multifuncionais na sua escola?
A sala de Atendimento Educacional Especializado é implantada de forma diferente nas escolas públicas e privadas. Confira abaixo as etapas de implementação em cada rede de ensino:
Na rede pública
Na rede pública de ensino, é a Secretaria de Educação que define quais unidades receberão as salas de recursos multifuncionais. As escolas indicadas devem cumprir certos requisitos, como:
- ter alunos da educação especial matriculados;
- possuir espaço físico disponível com condições de acessibilidade para funcionamento da sala;
- possuir professor de AEE.
Depois de selecionar as escolas, a secretaria faz adesão ao Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais pelo Sistema de Gestão Tecnológica do Ministério da Educação (SIGETEC).
Posteriormente, as unidades receberão os equipamentos de informática, mobiliários, materiais didáticos e softwares adquiridos pelo MEC por processo licitatório.
O Governo Federal também promove formação continuada aos professores de AEE e faz visitas técnicas periódicas para conferir os materiais e averiguar o funcionamento do atendimento.
Na rede privada
A rede privada de ensino também deve estar preparada para receber estudantes com deficiência, autismo, transtorno global do desenvolvimento ou superdotação.
Para implantar a sala de recursos multifuncionais, a escola particular precisa de um professor de AEE e um espaço físico com condições de acessibilidade.
Já a escolha e a aquisição dos equipamentos, móveis, materiais didáticos e tecnologias assistivas ficam a cargo da própria instituição. O gestor pode projetar o espaço da forma que achar conveniente, desde que os critérios de acessibilidade sejam respeitados.
É importante implantar – e até mesmo atualizar, de tempos em tempos, – a sala de recursos multifuncionais de acordo com o perfil dos estudantes e o plano de AEE para cada um deles. Isso porque a seleção do recurso educacional indicado depende das necessidades do aluno e das habilidades que se quer desenvolver.
Assim como acontece na rede pública, a formação constante dos professores de AEE é crucial para garantir o bom uso da sala de recursos multifuncionais. Afinal, são os profissionais que irão guiar os alunos no processo educacional.
Saiba como o ecossistema Educacional pode te ajudar

Uma das soluções do Educacional muito útil para salas de recursos multifuncionais é a Mesa Educacional, que comporta até seis estudantes.
Além de envolver os alunos em uma forma divertida de aprender, a Mesa conta com etiquetas em Braille, sintetizador de voz, animações em Libras, datilologia, regulagem de altura e recurso de lupa!
E essa é apenas uma das possibilidades que sua instituição pode aderir. Com o ecossistema Educacional, sua unidade pode implantar equipamentos e softwares personalizados, de acordo com as necessidades dos estudantes e a proposta pedagógica da sua escola.
Entre em contato com um dos consultores do Educacional e revolucione seu Atendimento Educacional Especializado (AEE), aprimorando a sua sala de recursos multifuncionais.