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6 tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira

Quer saber quais são as principais tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira e suas vantagens? Então, não deixe de ler o post!

Tempo de leitura:6 minutos

Conhecer as várias tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira é essencial na prática docente. Isso contribui para o desenvolvimento de uma atuação consciente, que tem como base as principais demandas de aprendizagem.

Logo, conhecer as perspectivas de ensino é importante para conquistar uma educação de excelência e que seja significativa aos alunos. Nesse caso, todo o processo de educação precisa ser estruturado levando em conta as necessidades de cada um no contexto escolar.

E aí, ficou curioso e quer saber como funcionam as 6 tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira? Então, continue a leitura para descobrir!

Tendências pedagógicas liberais

Na pedagogia liberal, os indivíduos devem se adaptar aos valores e às normas da sociedade. O papel da escola, nesse formato, é preparar o aluno para que ele possa desempenhar papéis sociais.

Dentro dessa concepção, podemos destacar 3 exemplos. Confira!

1. Tradicional

A tendência pedagógica tradicional foi uma das primeiras que o Brasil instituiu. Aqui, há a máxima valorização dos professores, que são a figura central, enquanto os estudantes recebem os conhecimentos passados. Logo, são receptores passivos, e o ensino se dá por meio da fixação dos conteúdos.

Vale ressaltar que a transmissão dos conhecimentos nesse caso é realizada por meio de modelos e padrões dominantes. Assim, não há uma separação da realidade social de cada aluno ali, nem mesmo a distinção das capacidades cognitivas. Os conteúdos do professor normalmente são o único caminho de aprendizado direcional.

2. Escola Nova Diretiva e Não Diretiva

Outra tendência e concepção pedagógica da educação brasileira é a Escola Nova Diretiva e Não Diretiva. A primeira é responsável por valorizar as atitudes e aspectos afetivos — portanto, há a preocupação com a participação dos alunos e o conhecimento que eles trazem. Também existe a valorização da socialização, dos aspectos afetivos e do foco em questões autoavaliativas.

Já no formato não diretivo, os professores são centrados nas relações humanas, ou seja, eles conduzem os estudantes no processo de aprendizagem com menor interferência. Aqui, o foco é propiciar a realização pessoal e o autodesenvolvimento.

As atividades avaliativas consistem em trabalhos em grupo, em debates e em aprendizado direcionado ao estímulo do pensamento crítico e da prática.

3. Tecnicista

O principal foco da tendência Tecnicista é profissionalizar os alunos, preparando-os para a atuação no mercado de trabalho e para integrá-los ao modelo social vigente. Para a produção de mão de obra, os conteúdos são técnicos e bem objetivos, contemplando a prática da rotina de trabalho, além de assuntos científicos.

Nessa situação, são usados livros, apostilas e manuais como materiais didáticos pelos professores, que são os técnicos responsáveis pela administração do processo de aprendizagem, avaliação dos alunos e transmissão dos conhecimentos.

Tendências pedagógicas progressistas

Nas concepções pedagógicas progressistas, o aspecto político da educação ganha mais força dentro das escolas. Paulo Freire, por exemplo, foi o autor principal, propondo um processo de ensino que tem como base a transformação da sociedade.

Então, nessa concepção, as escolas têm a função social de ser um espaço onde alunos e professores tenham uma relação sustentada na autogestão, em que os docentes são considerados orientadores dos conhecimentos. Veja só!

4. Libertária

A concepção Libertária é a favor do autogerenciamento e contra o autoritarismo. Os alunos aprendem com base na troca do grupo, auxiliando a transformar a sua personalidade, para se tornarem mais independentes.

A tendência resiste à ação controladora do Estado. Logo, não conta com avaliações tradicionais. Então, como saber se os estudantes, de fato, aprenderam? Na verdade, eles são avaliados na medida em que vivem situações, experimentam novas coisas e colocam isso na sua rotina da escola.

5. Libertadora

Aqui, as escolas são concebidas como um local de transformação da sociedade, valorizando os conhecidos temas geradores, que incentivam um processo de conscientização da própria realidade do aluno. Isso envolve questões relacionadas à prática social, tendo como base a experiência levada pelos estudantes à sala de aula.

O relacionamento entre discentes e docentes acontece de modo horizontal, com base no diálogo, em que os dois podem compartilhar o processo de educar. O objetivo é proporcionar a construção dos conhecimentos em conjunto.

A metodologia se apoia na problematização da experiência social em grupos de discussão, o que favorece a técnica construtivista, idealizada por Jean Piaget.

6. Histórica-crítica

Entre as principais concepções e tendências pedagógicas da educação brasileira, também há a histórica-crítica, que tem como proposta a interação entre os conteúdos e a realidade em que se vive. Quem defende essa vertente acredita que isso ajuda a transformar a sociedade, sem a metodologia tradicional de ensino que foca somente a reprodução dos assuntos.

A avaliação aparece com um diagnóstico contínuo para recolher informações sobre o desenvolvimento dos estudantes. A proposta é que esses dados sirvam como base para a adaptação da prática pedagógica. Ela também coloca os discentes a par dos resultados para auxiliar na mudança.

Como as Suítes Pedagógicas podem ajudar

A educação mudou, os alunos mudaram, e as escolas pedem que as soluções acompanhem todas essas mudanças. Portanto, uma nova maneira oferecer tecnologias educacionais foi criada.

Com o isolamento social e outras adaptações, a educação pós-pandemia e a sala de aula pós-pandemia precisaram ser repensadas, sendo um cenário propício para a criação de soluções educacionais, como o espaço maker, que trabalha a autonomia nos estudantes.

Por meio das Suítes Pedagógicas, solução que promete revolucionar o ensino, os alunos despertam para o interesse em estudar, levando em conta a necessidade de uma aprendizagem dinâmica e que faça sentido para a sua realidade.

Nessa plataforma inovadora, a escola consegue acessar os recursos tecnológicos que já possui e também as melhores aplicações de STEAM, Matemática e Língua Portuguesa.

As suítes oferecem flexibilidade para os gestores e, com isso, a troca de soluções acontece de modo muito mais prático e dinâmico — pensando sempre na necessidade dos estudantes.

Agora que já conhece as principais tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira, saiba que é importante entender as vantagens e as desvantagens de cada uma delas. Com isso, é possível olhar criticamente para a própria prática e adequá-la ao cenário escolar.

Gostou do conteúdo e quer conhecer as Suítes Pedagógicas e suas vantagens para professores e alunos? Então, entre em contato conosco. Será um prazer tirar as suas dúvidas!

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