PODCAST EDUCACIONAL CHEGOU! Como ajudar nossos alunos a superarem as marcas do confinamento?

Equipe do projeto Estrogênias é vice-campeã em desafio global da micro:bit

Tempo de leitura:2 minutos

Time participante do projeto Estrogênias ficou em segundo lugar da América Latina no do your:bit, desafio global da micro:bit para estudantes de 8 a 18 anos. A competição de 2022 incentivou crianças e jovens de todo o mundo a apresentarem soluções para as dificuldades que enfrentamos atualmente, utilizando a placa programável BBC micro:bit.

A equipe vice-campeã é formada por 10 alunas do 5º ano da Escola Municipal Vinícius de Moraes, situada em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso. A proposta apresentada foi de um medidor de som que monitora os ruídos da escola, denominado como “Evitando ruídos”.

63447f7ec1928374ec6c6b67 WhatsApp%20Image%202022 10 10%20at%2017.24.20

Ao pesquisarem dificuldades em sua comunidade escolar, as alunas Anahy e Samyra notaram que em sua sala havia um colega com TEA (Transtorno do Espectro Autista), que ficava agitado quando a turma fazia muito barulho. Assim, as duas perceberam que poderiam utilizar a placa para sanar a situação, identificando o nível de decibéis gerado, alertando os estudantes para que diminuam o tom de voz quando necessário.

Por se preocuparem com o ambiente escolar, as estudantes decidiram intervir e trazer uma solução prática. “Estamos muito felizes com o resultado e espero que o nosso projeto traga mudanças e um ambiente escolar melhor para todos nós”, afirmaram as alunas Anahy e Samyra.

Com a instalação desse medidor sonoro, as estudantes esperam que os ruídos diminuam, tornando o ambiente escolar mais agradável e evitando danos à saúde e à aprendizagem, principalmente dos alunos diagnosticado com Transtorno de Aspecto Autista.

Projeto EstroGênias: meninas na ciência

Para incentivar a participação das meninas nas áreas em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), o ecossistema Educacional, em parceria com a Disney, a Unesco, a FIRST® LEGO® League Challenge e o micro:bit, selecionou 25 instituições públicas brasileiras para apoiar a criação de times de robótica exclusivamente femininos.

As instituições receberam gratuitamente conjuntos LEGO® Education e placas micro:bit, além de formação de professores, acompanhamento e participação na FIRST® LEGO® League Challenge e no do your:bit, oferecendo uma educação inovadora, tecnológica e alinhada com o mundo atual.

Compartilhar:

Assine nossa Newsletter

Faça parte desse ecossistema, receba notícias, lançamentos e tudo que acontece no Educacional.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Ao clicar em “Assinar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Educacional

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo

%d blogueiros gostam disto: