PODCAST EDUCACIONAL CHEGOU! Como ajudar nossos alunos a superarem as marcas do confinamento?

Solução educacional leva ensino tecnológico para escolas do Amazonas

Tempo de leitura:3 minutos

No Estado do Amazonas, cerca de 15% da população não possui conexão com a internet em casa e aqueles que possuem enfrentam a conexão de má qualidade em virtude das características geográficas.  

Pensando nisso, o ecossistema Educacional e a Positivo Tecnologia, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Amazonas, desenvolveram o projeto Educação 4.0, para levar tecnologia à rotina escolar de instituições públicas que estão em locais com baixa ou nula conectividade.

Foram disponibilizados notebooks Classmate, equipados com a solução educacional Aprimora, para 42 escolas da rede estadual de ensino, que atendem alunos dos 5ºs e 9ºs anos do ensino fundamental.

O Aprimora conta com conteúdos curriculares de Língua Portuguesa e de Matemática, com o objetivo de auxiliar na recomposição e desenvolvimento da aprendizagem. Mesmo sem acesso à internet, os professores e estudantes puderam contar com a solução para potencializar o ensino.  

Ao todo, 181 profissionais da educação do Amazonas tiveram formação tecnológica, para que a plataforma fosse utilizada de forma eficaz nas escolas. Segundo 81% deles, antes do projeto a estrutura tecnológica das escolas era insuficiente e, por conta disso, 65% afirmaram que não incluíam a tecnologia no planejamento didático, apesar de acharem que ela melhora o processo de ensino, conforme afirma uma das professoras.  

“(Com o uso da tecnológico) Há maior envolvimento dos alunos, porque o processo é atrativo e isso possibilita o maior interesse e entendimento das disciplinas”.

Professora do 9º ano, Nelma, da E.E. Prof.Diana Pinheiro.  

Todas as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estão no Aprimora e como as informações sobre os resultados das atividades são individuais, o desempenho de cada criança pode ser medido e a informação é precisa quanto ao desenvolvimento de suas competências e habilidades.  

Pensando nos exames nacionais, grande parte dos educadores acreditam que, explorando de forma correta o Classmate, equipado com a solução Aprimora, a performance dos alunos pode melhorar, aumentando a nota do IDEB/SAEB, por exemplo.

Tecnologia para enfrentar desafios  

62fa5feaa8dc00b8086124f7 barco

Um dos grandes desafios na educação do Amazonas é a evasão escolar, que, segundo os professores é agravada pela falta de engajamento dos estudantes.  

Após a implantação do Aprimora nas escolas selecionadas, os docentes afirmaram que os alunos apresentaram maior interesse e engajamento nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.  

Além disso, 74% dos professores confirmam que a compreensão dos estudantes em relação aos conteúdos propostos aumentou, ao passo que 68% do corpo docente sentiu maior motivação e envolvimento dos alunos.  

Os mais de 5800 estudantes atendidos pelo projeto tiveram acesso a materiais sobre Língua Portuguesa e Matemática, que auxiliaram no aprendizado de forma adaptativa e gamificada, com respeito às suas aptidões e dificuldades.  

Com o uso da plataforma é possível enfrentar grandes desafios do ensino público brasileiro, como a evasão escolar, os índices de reprovação, a defasagem do aprendizado, que foi escalonada nos últimos anos, além de melhorar os resultados apresentados nos exames nacionais, como o Ideb.

Clique aqui e conheça mais sobre a plataforma adaptativa Aprimora.

Compartilhar:

Assine nossa Newsletter

Faça parte desse ecossistema, receba notícias, lançamentos e tudo que acontece no Educacional.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Ao clicar em “Assinar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Educacional

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo

%d blogueiros gostam disto: