Disponibilizamos um bate-papo exclusivo sobre Educação 4.0 com Tathyana Gouvea, doutora em inovação educacional. Inspire-se com este webinar e torne-se um gestor ainda mais inovador!
Não temos como falar em Educação 4.0 sem citar os avanços da ‘’Indústria 4.0’’, termo que surgiu na Alemanha e que nos remete às inovações e revoluções da tecnologia digital que estamos vivendo. Esse conceito aplica-se às novidades que temos visto nos processos fabris, máquinas, Internet, robôs, automações e também na escola! Explicamos a seguir.
No webinar, Tathyana Gouvea comenta com nossa equipe sobre todas essas mudanças e faz várias reflexões em relação à Educação. Ela afirma que a mudança deve acontecer a partir do entendimento das demandas reais em sala de aula e principalmente fora dela.
Mas, como preparar o aluno para a Indústria 4.0?
O aluno será preparado para o ‘’futuro’’ (bem próximo, diga-se de passagem) com o desenvolvimento de novas habilidades. Entre elas, Tathyana cita algumas e listamos aqui: lógica de programação, robótica, protagonismo, linguagens matemáticas, trabalho colaborativo, criação de projetos, empatia, raciocínio lógico, etc.
No bate-papo, Tathyana traz 3 relações importantes da Educação 4.0 e as interfaces com a sociedade. São elas:
- Como podemos preparar os jovens para o trabalho com a tecnologia?
- Como a tecnologia influencia na educação?
- Como pensamos no indivíduo para além da tecnologia?
Assista o webinar, que foi ao ar em 16 de outubro de 2018, a seguir:
‘’O robô nunca vai ter habilidades humanas. O que é tipicamente humano, nossas competências gerais como criatividade e empatia vão permanecer. É necessário, desde já, fortalecer essas habilidades para preparar os jovens para o trabalho com a tecnologia’’.
Tathyana Gouvea
Doutora em Inovação Educacional , USP
E aí, gostou do conteúdo de hoje? Concorda com a Tathyana? Vamos adorar receber o seu feedback. Ah, para se inscrever para os próximos webinars do nosso time acesse aqui.
Sobre a palestrante:
Tathyana Gouvea possui graduação em Pedagogia pela USP e Administração pela FGV-SP, Mestrado em Gestão Escolar pela PUC-SP e Doutorado em Inovação Educacional pela USP. Foi bolsista CAPES e CNPq. Como administradora atuou nas áreas de RH, marketing, gestão de projetos e produção. Como pedagoga trabalhou em escolas, projetos sociais e na graduação e pós-graduação formando professores e diretores escolares. Coordenou a pesquisa Educação de Alma Brasileira e o livro internacional EDUshifts. Fundadora da Projeto Educação, empresa social que desenvolve formação, pesquisa e consultoria na área de Gestão e Inovação Educacional para escolas, governo e terceiro setor (http://www.projetoeducacao.pro.br).
07/11/2018