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Pensamento matemático: o que é e como desenvolvê-lo na escola

O pensamento matemático é uma forma de raciocinar que usa conceitos matemáticos para resolver problemas e compreender o mundo.

Tempo de leitura:4 minutos

Text alt: Foto de aluna resolvendo problema matemático com pensamento matemático

Você já ouviu falar de pensamento matemático? Essa habilidade é importantíssima para os estudantes, porque os ajuda a reconhecer e utilizar a matemática em diferentes situações do cotidiano.

Ela parte do pressuposto que a matemática é para ser compreendida, não apenas executada. Continue a leitura para entender o que é pensamento matemático e como a sua escola pode incentivá-lo.

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O que é pensamento matemático?

O pensamento matemático é uma forma de raciocinar que usa conceitos matemáticos, como números, operações, álgebra e geometria, consciente ou inconscientemente, para resolver problemas e compreender o mundo.

Essa ideia foi genialmente ilustrada por Jordan Ellenberg, em seu livro O poder do pensamento matemático: a ciência de como não estar errado:

“A matemática está entrelaçada à nossa forma de raciocinar. E deixa você melhor em muita coisa. Saber matemática é como usar um par de óculos de raios X que revelam estruturas ocultas por sob a superfície caótica e bagunçada do mundo. Matemática é a ciência de como não estar errado em relação às coisas. Suas técnicas e hábitos foram moldados ao longo de séculos de trabalho árduo e muita argumentação. Com as ferramentas da matemática à mão, você pode entender o mundo de maneira mais profunda, consistente e significativa”.

Todas as pessoas estão cercadas de atividades matemáticas corriqueiramente. Quando preparam uma receita culinária, fazem compras, pagam contas ou, até mesmo, observam a numeração das casas.  

Por isso, muitas vezes os alunos pensam matematicamente sem perceber. O objetivo da escola é tornar esse processo mental consciente e expandi-lo, por meio do ensino da matemática.

“A matemática é a extensão do senso comum por outros meios”

Jordan Ellenberg, matemático

Quais habilidades estão relacionadas ao pensamento matemático?

Ao desenvolver o pensamento matemático, o estudante aprimora diversas habilidades, tais como:

  • resolução de problemas;
  • senso numérico;
  • tomada assertiva de decisões;
  • raciocínio lógico;
  • abstração;
  • dedução;
  • argumentação;
  • representação visual de ideias;
  • comunicação.

O pensamento matemático também fortalece o pensamento computacional e a investigação matemática.

Qual é a importância dele para a formação dos estudantes?

Foto de aluno resolvendo problema matemático

O pensamento matemático foca no processo mental da resolução de problemas matemáticos, e não na repetição de regras, fórmulas e teoremas. Sua ênfase está na construção do conhecimento, valendo-se principalmente das questões do cotidiano.

Assim, o pensamento matemático contribui para uma aprendizagem significativa da matemática, relacionada à vida diária.

Como alertou o matemático John von Neumann, quanto mais a matemática se afasta da realidade empírica, mais perigosa ela se torna: abstrata, insignificante, desorganizada e meramente estética. 

Com razão, os alunos se sentem entediados e afligidos por esse tipo de disciplina.

Por isso, a escola deve ensinar os alunos a “pensar matematicamente”, não apenas “fazer matemática”. Só assim os jovens ganharão confiança e estarão preparados para enfrentar os desafios da vida.

Como desenvolver o pensamento matemático na escola?

Para trabalhar o pensamento matemático na escola, o ensino de matemática precisa dialogar com as experiências de vida dos estudantes e ter como objetivo uma aplicação prática.

Nesse sentido, tanto as questões de tarefa de casa quanto os problemas resolvidos em sala de aula devem ser relacionados com o mundo real – de preferência, dentro do contexto em que a instituição está inserida, conforme a cultura local.

Além disso, é recomendado que a escola:

  • Incentive a autonomia, o protagonismo e a autoconfiança dos estudantes;
  • Realize jogos e brincadeiras envolvendo a Matemática;
  • Não pule as demonstrações de fórmulas e teoremas ao introduzir um conceito novo nas aulas expositivas de matemática, pois eles são úteis para revelar o raciocínio por trás de uma regra;
  • Convide os alunos a escreverem sobre o que aprenderam na aula de matemática, a fim de catalisar reflexões sobre o conteúdo e melhorar a aprendizagem;
  • Utilize materiais manipuláveis e tecnologias digitais, a fim de despertar o interesse dos alunos e facilitar a visualização dos conceitos matemáticos.

A plataforma digital Pense Mais, desenvolvida pelo Educacional, reúne várias atividades de matemática relacionadas ao cotidiano. Ela desenvolve o pensamento matemático de uma forma divertida e criativa!

Para adotar a ferramenta em sua escola, entre em contato com um dos consultores do Educacional.

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