Você já ouviu falar de pensamento matemático? Essa habilidade é importantíssima para os estudantes, porque os ajuda a reconhecer e utilizar a matemática em diferentes situações do cotidiano.
Ela parte do pressuposto que a matemática é para ser compreendida, não apenas executada. Continue a leitura para entender o que é pensamento matemático e como a sua escola pode incentivá-lo.
Aproveitando sua visita, baixe agora o e-book do Educacional para gestores escolares: Como Implantar Tecnologias Educacionais na Escola. O material é gratuito!
O que é pensamento matemático?
O pensamento matemático é uma forma de raciocinar que usa conceitos matemáticos, como números, operações, álgebra e geometria, consciente ou inconscientemente, para resolver problemas e compreender o mundo.
Essa ideia foi genialmente ilustrada por Jordan Ellenberg, em seu livro O poder do pensamento matemático: a ciência de como não estar errado:
“A matemática está entrelaçada à nossa forma de raciocinar. E deixa você melhor em muita coisa. Saber matemática é como usar um par de óculos de raios X que revelam estruturas ocultas por sob a superfície caótica e bagunçada do mundo. Matemática é a ciência de como não estar errado em relação às coisas. Suas técnicas e hábitos foram moldados ao longo de séculos de trabalho árduo e muita argumentação. Com as ferramentas da matemática à mão, você pode entender o mundo de maneira mais profunda, consistente e significativa”.
Todas as pessoas estão cercadas de atividades matemáticas corriqueiramente. Quando preparam uma receita culinária, fazem compras, pagam contas ou, até mesmo, observam a numeração das casas.
Por isso, muitas vezes os alunos pensam matematicamente sem perceber. O objetivo da escola é tornar esse processo mental consciente e expandi-lo, por meio do ensino da matemática.
“A matemática é a extensão do senso comum por outros meios”
Jordan Ellenberg, matemático
Quais habilidades estão relacionadas ao pensamento matemático?
Ao desenvolver o pensamento matemático, o estudante aprimora diversas habilidades, tais como:
- resolução de problemas;
- senso numérico;
- tomada assertiva de decisões;
- raciocínio lógico;
- abstração;
- dedução;
- argumentação;
- representação visual de ideias;
- comunicação.
O pensamento matemático também fortalece o pensamento computacional e a investigação matemática.
Qual é a importância dele para a formação dos estudantes?

O pensamento matemático foca no processo mental da resolução de problemas matemáticos, e não na repetição de regras, fórmulas e teoremas. Sua ênfase está na construção do conhecimento, valendo-se principalmente das questões do cotidiano.
Assim, o pensamento matemático contribui para uma aprendizagem significativa da matemática, relacionada à vida diária.
Como alertou o matemático John von Neumann, quanto mais a matemática se afasta da realidade empírica, mais perigosa ela se torna: abstrata, insignificante, desorganizada e meramente estética.
Com razão, os alunos se sentem entediados e afligidos por esse tipo de disciplina.
Por isso, a escola deve ensinar os alunos a “pensar matematicamente”, não apenas “fazer matemática”. Só assim os jovens ganharão confiança e estarão preparados para enfrentar os desafios da vida.
Como desenvolver o pensamento matemático na escola?
Para trabalhar o pensamento matemático na escola, o ensino de matemática precisa dialogar com as experiências de vida dos estudantes e ter como objetivo uma aplicação prática.
Nesse sentido, tanto as questões de tarefa de casa quanto os problemas resolvidos em sala de aula devem ser relacionados com o mundo real – de preferência, dentro do contexto em que a instituição está inserida, conforme a cultura local.
Além disso, é recomendado que a escola:
- Incentive a autonomia, o protagonismo e a autoconfiança dos estudantes;
- Realize jogos e brincadeiras envolvendo a Matemática;
- Não pule as demonstrações de fórmulas e teoremas ao introduzir um conceito novo nas aulas expositivas de matemática, pois eles são úteis para revelar o raciocínio por trás de uma regra;
- Convide os alunos a escreverem sobre o que aprenderam na aula de matemática, a fim de catalisar reflexões sobre o conteúdo e melhorar a aprendizagem;
- Utilize materiais manipuláveis e tecnologias digitais, a fim de despertar o interesse dos alunos e facilitar a visualização dos conceitos matemáticos.
A plataforma digital Pense Mais, desenvolvida pelo Educacional, reúne várias atividades de matemática relacionadas ao cotidiano. Ela desenvolve o pensamento matemático de uma forma divertida e criativa!
Para adotar a ferramenta em sua escola, entre em contato com um dos consultores do Educacional.
Você precisa fazer login para comentar.