PODCAST EDUCACIONAL CHEGOU! Como ajudar nossos alunos a superarem as marcas do confinamento?

Aprendizagem significativa: saiba como promover na sua escola

Aprenda com David Ausubel o que a sua escola precisa fazer para promover uma aprendizagem significativa.

Tempo de leitura:6 minutos

Foto de professora em sala de aula de Educação Infantil contando uma história aos alunos com livro ilustrado.

Em contraposição à aprendizagem mecânica, que se apoia na memorização vazia de conceitos, datas e fórmulas, o modelo de aprendizagem significativa busca ensinar o aluno a pensar e a aprender de forma ativa.

Por causa da interação com os conhecimentos prévios e da aplicabilidade na vida cotidiana do estudante, a aprendizagem significativa produz resultados muitos mais duradouros e eficazes. Por isso, é essencial que as escolas adotem práticas pedagógicas e materiais adequados.

Quer saber como fazer isso na prática? Leia o artigo até o final para desenvolver a aprendizagem significativa na sua rede de ensino e descobrir como o Educacional pode te ajudar nessa missão.

Descubra todos os passos necessários para implantar com sucesso as tecnologias educacionais em sua escola. Baixe agora nosso Guia Prático para Gestores: Como Implantar Tecnologias Educacionais na Escola. O e-book é gratuito!

Sumário:

O que é aprendizagem significativa?

Segundo o psicólogo da educação David Ausubel, criador da Teoria da Aprendizagem Significativa, a aprendizagem significativa acontece quando o estudante relaciona conhecimentos novos a conhecimentos prévios relevantes em sua estrutura cognitiva, de forma não arbitrária e substantiva.

A expressão “não arbitrária” significa relação lógica e relevante entre as ideias novas e as pré-existentes, enquanto “substantiva” refere-se à geração de significado, manifesta pela capacidade de o aluno expressar a essência da nova informação com suas próprias palavras.

Essa interação entre os conhecimentos novos e prévios é chamada de ancoragem e é essencial para a assimilação de novos conceitos. 

Nesse modelo, a aprendizagem é vista como um processo:

  • contínuo;
  • pessoal (particular para cada estudante);
  • intencional (cabe ao aluno interligar os conhecimentos novos e prévios);
  • ativo;
  • dinâmico;
  • recursivo (não linear);
  • interativo (entre sujeitos e entre a informação e conhecimentos prévios);

Qual é a importância da aprendizagem significativa?

Na aprendizagem significativa, o conhecimento adquirido é lembrado por mais tempo que na aprendizagem mecânica. Mesmo que posteriormente o aluno esqueça a informação original, ele poderá resgatá-la facilmente, porque os significados não se perdem.

Além disso, a teoria da aprendizagem significativa chama a atenção para o conhecimento prévio dos estudantes como um ponto de partida para o avanço educacional. 

Assim, ela reforça a necessidade de realizarmos avaliações diagnósticas para entender o nível de aprendizagem dos alunos e personalizar o ensino com base nessas informações.

Nesse modelo, também é essencial que o professor contextualize o conteúdo na realidade do aluno e mostre a relação existente entre os conceitos teóricos e a vida cotidiana dele, para que realmente façam sentido.

“0 fator isolado mais importante que influencia a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe; descubra isso e ensine-o de acordo”

David Ausubel

Qual é a relação entre aprendizagem significativa e STEAM?

Assim como na aprendizagem significativa, a metodologia STEAM (sigla para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, em inglês) busca desenvolver a aprendizagem interdisciplinar, ou seja, capacitar os alunos a interligar conhecimento de diferentes áreas.

Para despertar o interesse do estudante e ancorar os novos conhecimentos profundamente, o aluno é desafiado a resolver problemas, construir protótipos e realizar experimentos, tudo de forma ativa e conectada à vida cotidiana dele.

Ou seja, as aulas são fortemente relacionadas às temáticas da atualidade e situações vivenciadas pelo estudante, sua família e comunidade local. Como consequência, a aprendizagem na escola é muito mais significativa do que seria pela aplicação de metodologias tradicionais.

Como promover aprendizagem significativa na prática?

Estudantes do Ensino Fundamental realizando atividade prática com LEGO, acompanhados do professor.

Agora que você entendeu o conceito e a importância da aprendizagem significativa, veja quais estratégias sua escola deve adotar:

1. Mobilizar os alunos

Segundo Ausubel, existem duas condições para que a aprendizagem significativa aconteça. Uma delas é a disposição do estudante em relacionar os novos conhecimentos à sua estrutura cognitiva prévia, dando significado a esses conhecimentos.

Assim, o primeiro passo é motivar os estudantes a aprender, despertando curiosidade, incentivando a criatividade e criando um ambiente escolar agradável, acolhedor.

Dinâmicas em sala de aula, competições acadêmicas, entrega de brindes, brincadeiras e palavras de encorajamento são boas práticas nesse sentido.

2. Utilizar materiais potencialmente significativos

A segunda condição para ocorrência da aprendizagem significativa, conforme Ausubel, é o uso de materiais potencialmente significativos. Isso significa que os materiais didáticos devem ser relacionáveis à estrutura cognitiva do estudante.

Como afirmaram Kochhann e Moraes, o livro não pode ser único material didático à disposição, porque nem sempre ele é o mais familiar e significativo para o aluno. Por isso, use também vídeos, fotos, músicas, plataformas de aprendizagem e kits de LEGO® Education.

As peças da LEGO® Education dão a oportunidade de o estudante aprender com a mão na massa, construindo projetos e resolvendo problemas de forma criativa e divertida.

Os kits são adaptáveis para todas as séries e todas as idades, com aplicações interdisciplinares alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Adquira seu conjunto com o Educacional, distribuidor oficial da LEGO® Education no Brasil.

3. Realizar avaliações formativas

Para Ausubel, a melhor forma de avaliar o estudante para ver se houve aprendizagem significativa é colocando-o diante de situações novas, não familiares, que exijam máxima transformação do conhecimento adquirido.

No entanto, essa proposta de avaliação não é adequada para fins somatórios de nota. Esse tipo de avaliação, muito enriquecedora, deve ser feita ao longo do processo de aprendizagem, para que os alunos aprendam com seus erros e tenham a oportunidade de evoluir continuamente.

É o caso da avaliação formativa, que tem caráter diagnóstico e fornece feedbacks pontuais ao estudante.

4. Adotar metodologias ativas de aprendizagem

Outra dica para cativar a atenção dos alunos e criar uma experiência significativa de aprendizagem é aplicar metodologias ativas de aprendizagem em sala de aula.

As metodologias ativas incentivam a participação efetiva dos estudantes, de forma dinâmica e engajadora, colocando-os no centro do processo de aprendizagem. 

5. Repensar a postura do professor

A postura do professor também precisa ser diferente da concepção tradicional de transmissor e detentor do conhecimento. Ele deve ser um mediador do processo de aprendizagem, um orientador que desperta questionamentos e auxilia os estudantes a encontrar respostas.

“É preciso que o professor pare de dar aulas prontas, pare de dar instruções e respostas prontas, desafie seus alunos e aprofunde a aprendizagem, eleve a autoestima e a interação entre os pares.”

Kochhann e Moraes

Do que a sua instituição precisa para inovar o ensino?

Promover a aprendizagem significativa é certamente um desafio. É preciso ter materiais adequados, professores capacitados e instrumentos de avaliação diagnóstica. 

Seja qual for a sua demanda, o Educacional está à disposição para ajudar, oferecendo soluções pedagógicas como:

  • Conjuntos de LEGO® Education, com orientações pedagógicas e formação de professores (Certificação Internacional LEGO® Education Academy);
  • Kits de robótica educacional;
  • Mesa Educacional (alfabetização e inclusão);
  • Plataforma escolar com aplicações de avaliação diagnóstica, recomposição de aprendizagem, STEAM e pensamento computacional.

Vamos conversar sobre as necessidades da sua escola? Entre em contato com um consultor do Educacional pelo WhatsApp.

Compartilhar:

Assine nossa Newsletter

Faça parte desse ecossistema, receba notícias, lançamentos e tudo que acontece no Educacional.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Ao clicar em “Assinar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Educacional

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo

%d