Em contraposição à aprendizagem mecânica, que se apoia na memorização vazia de conceitos, datas e fórmulas, o modelo de aprendizagem significativa busca ensinar o aluno a pensar e a aprender de forma ativa.
Por causa da interação com os conhecimentos prévios e da aplicabilidade na vida cotidiana do estudante, a aprendizagem significativa produz resultados muitos mais duradouros e eficazes. Por isso, é essencial que as escolas adotem práticas pedagógicas e materiais adequados.
Quer saber como fazer isso na prática? Leia o artigo até o final para desenvolver a aprendizagem significativa na sua rede de ensino e descobrir como o Educacional pode te ajudar nessa missão.
Descubra todos os passos necessários para implantar com sucesso as tecnologias educacionais em sua escola. Baixe agora nosso Guia Prático para Gestores: Como Implantar Tecnologias Educacionais na Escola. O e-book é gratuito!
Sumário:
- O que é aprendizagem significativa?
- Qual é a importância da aprendizagem significativa?
- Qual é a relação entre aprendizagem significativa e STEAM?
- Como promover aprendizagem significativa na prática?
- Do que a sua instituição precisa para inovar o ensino?
O que é aprendizagem significativa?
Segundo o psicólogo da educação David Ausubel, criador da Teoria da Aprendizagem Significativa, a aprendizagem significativa acontece quando o estudante relaciona conhecimentos novos a conhecimentos prévios relevantes em sua estrutura cognitiva, de forma não arbitrária e substantiva.
A expressão “não arbitrária” significa relação lógica e relevante entre as ideias novas e as pré-existentes, enquanto “substantiva” refere-se à geração de significado, manifesta pela capacidade de o aluno expressar a essência da nova informação com suas próprias palavras.
Essa interação entre os conhecimentos novos e prévios é chamada de ancoragem e é essencial para a assimilação de novos conceitos.
Nesse modelo, a aprendizagem é vista como um processo:
- contínuo;
- pessoal (particular para cada estudante);
- intencional (cabe ao aluno interligar os conhecimentos novos e prévios);
- ativo;
- dinâmico;
- recursivo (não linear);
- interativo (entre sujeitos e entre a informação e conhecimentos prévios);
Qual é a importância da aprendizagem significativa?
Na aprendizagem significativa, o conhecimento adquirido é lembrado por mais tempo que na aprendizagem mecânica. Mesmo que posteriormente o aluno esqueça a informação original, ele poderá resgatá-la facilmente, porque os significados não se perdem.
Além disso, a teoria da aprendizagem significativa chama a atenção para o conhecimento prévio dos estudantes como um ponto de partida para o avanço educacional.
Assim, ela reforça a necessidade de realizarmos avaliações diagnósticas para entender o nível de aprendizagem dos alunos e personalizar o ensino com base nessas informações.
Nesse modelo, também é essencial que o professor contextualize o conteúdo na realidade do aluno e mostre a relação existente entre os conceitos teóricos e a vida cotidiana dele, para que realmente façam sentido.
“0 fator isolado mais importante que influencia a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe; descubra isso e ensine-o de acordo”
David Ausubel
Qual é a relação entre aprendizagem significativa e STEAM?
Assim como na aprendizagem significativa, a metodologia STEAM (sigla para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, em inglês) busca desenvolver a aprendizagem interdisciplinar, ou seja, capacitar os alunos a interligar conhecimento de diferentes áreas.
Para despertar o interesse do estudante e ancorar os novos conhecimentos profundamente, o aluno é desafiado a resolver problemas, construir protótipos e realizar experimentos, tudo de forma ativa e conectada à vida cotidiana dele.
Ou seja, as aulas são fortemente relacionadas às temáticas da atualidade e situações vivenciadas pelo estudante, sua família e comunidade local. Como consequência, a aprendizagem na escola é muito mais significativa do que seria pela aplicação de metodologias tradicionais.
Como promover aprendizagem significativa na prática?

Agora que você entendeu o conceito e a importância da aprendizagem significativa, veja quais estratégias sua escola deve adotar:
1. Mobilizar os alunos
Segundo Ausubel, existem duas condições para que a aprendizagem significativa aconteça. Uma delas é a disposição do estudante em relacionar os novos conhecimentos à sua estrutura cognitiva prévia, dando significado a esses conhecimentos.
Assim, o primeiro passo é motivar os estudantes a aprender, despertando curiosidade, incentivando a criatividade e criando um ambiente escolar agradável, acolhedor.
Dinâmicas em sala de aula, competições acadêmicas, entrega de brindes, brincadeiras e palavras de encorajamento são boas práticas nesse sentido.
2. Utilizar materiais potencialmente significativos
A segunda condição para ocorrência da aprendizagem significativa, conforme Ausubel, é o uso de materiais potencialmente significativos. Isso significa que os materiais didáticos devem ser relacionáveis à estrutura cognitiva do estudante.
Como afirmaram Kochhann e Moraes, o livro não pode ser único material didático à disposição, porque nem sempre ele é o mais familiar e significativo para o aluno. Por isso, use também vídeos, fotos, músicas, plataformas de aprendizagem e kits de LEGO® Education.
As peças da LEGO® Education dão a oportunidade de o estudante aprender com a mão na massa, construindo projetos e resolvendo problemas de forma criativa e divertida.
Os kits são adaptáveis para todas as séries e todas as idades, com aplicações interdisciplinares alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Adquira seu conjunto com o Educacional, distribuidor oficial da LEGO® Education no Brasil.
3. Realizar avaliações formativas
Para Ausubel, a melhor forma de avaliar o estudante para ver se houve aprendizagem significativa é colocando-o diante de situações novas, não familiares, que exijam máxima transformação do conhecimento adquirido.
No entanto, essa proposta de avaliação não é adequada para fins somatórios de nota. Esse tipo de avaliação, muito enriquecedora, deve ser feita ao longo do processo de aprendizagem, para que os alunos aprendam com seus erros e tenham a oportunidade de evoluir continuamente.
É o caso da avaliação formativa, que tem caráter diagnóstico e fornece feedbacks pontuais ao estudante.
4. Adotar metodologias ativas de aprendizagem
Outra dica para cativar a atenção dos alunos e criar uma experiência significativa de aprendizagem é aplicar metodologias ativas de aprendizagem em sala de aula.
As metodologias ativas incentivam a participação efetiva dos estudantes, de forma dinâmica e engajadora, colocando-os no centro do processo de aprendizagem.
5. Repensar a postura do professor
A postura do professor também precisa ser diferente da concepção tradicional de transmissor e detentor do conhecimento. Ele deve ser um mediador do processo de aprendizagem, um orientador que desperta questionamentos e auxilia os estudantes a encontrar respostas.
“É preciso que o professor pare de dar aulas prontas, pare de dar instruções e respostas prontas, desafie seus alunos e aprofunde a aprendizagem, eleve a autoestima e a interação entre os pares.”
Kochhann e Moraes
Do que a sua instituição precisa para inovar o ensino?
Promover a aprendizagem significativa é certamente um desafio. É preciso ter materiais adequados, professores capacitados e instrumentos de avaliação diagnóstica.
Seja qual for a sua demanda, o Educacional está à disposição para ajudar, oferecendo soluções pedagógicas como:
- Conjuntos de LEGO® Education, com orientações pedagógicas e formação de professores (Certificação Internacional LEGO® Education Academy);
- Kits de robótica educacional;
- Mesa Educacional (alfabetização e inclusão);
- Plataforma escolar com aplicações de avaliação diagnóstica, recomposição de aprendizagem, STEAM e pensamento computacional.
Vamos conversar sobre as necessidades da sua escola? Entre em contato com um consultor do Educacional pelo WhatsApp.
Você precisa fazer login para comentar.