STEAM é um acrônimo para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Artes. É uma proposta de metodologia interdisciplinar, baseada em projetos, com o objetivo de formar pessoas com diversos conhecimentos, desenvolver valores e preparar alunos e cidadãos para os desafios do futuro.
O ensino e a aprendizagem STEAM carregam consigo a busca pela compreensão e pelo real impacto, das disciplinas que o permeiam, perante o mundo. Um dos grandes objetivos desse modelo de ensino é preparar os estudantes de hoje para o mercado de trabalho amanhã.
O processo de STEAM pode ser dividido em cinco etapas básicas:
- Investigar;
- Descobrir;
- Conectar;
- Criar;
- Refletir.
Com essa metodologia, alunos experimentam e vivenciam o pensamento científico de maneira interpretativa e reflexiva, seja por meio de brincadeiras na educação infantil ou em projetos interdisciplinares para turmas mais avançadas.
O ensino tem como propósito instigar a curiosidade natural que permeia as crianças, possibilitando brincadeiras, construções, criações e investigações, ao passo em que se trabalha conceitos que envolvem causa e efeito, observação e descrição, resolução de problemas, desenvolvimento da imaginação, criação de representações, encenação de papéis, colaboração e comunicação.
Porque ensinar com STEAM
Em atividades focadas na metodologia STEAM, alunos resolvem problemas, pensam ‘’fora da caixa’’ e se beneficiam de um aprendizado interdisciplinar. Já o professor atua como um guia no processo de aprendizagem. Sendo responsável por oferecer mentoria e apoio às equipes, ele também se desenvolve com esse novo método de trabalho integrado.
A metodologia STEAM tem foco no desenvolvimento de algumas habilidades essenciais para o aluno do século XXI, tais como:
- Criatividade, imaginação e inovação;
- Pensamento crítico e resolução de problemas;
- Comunicação e colaboração;
- Flexibilidade e adaptabilidade;
- Habilidades sociais e culturais;
- Capacidade de lidar com diferentes situações.
Em projetos de STEAM, os alunos começam a desenvolver tais habilidades de forma mais interativa e autônoma. Constroem, fazem protótipos, criam, solucionam problemas e interpretam suas próprias criações.
Levar essa metodologia ativa para a sua escola é uma maneira de incentivar e treinar habilidades em seus alunos, isso faz parte do que chamamos de Educação 5.0, e deve ser incentivada em todos os anos escolares.
Leve o ensino STEAM para a sua escola!