Participar da Obmep é uma oportunidade para sua escola despertar o interesse dos alunos em Matemática, descobrir e valorizar talentos nessa área e melhorar a qualidade do ensino.
Para as secretarias municipais de educação, a classificação dos alunos na olimpíada também é vista como medidor de sucesso das ações pedagógicas para a rede.
Por isso, vale muito a pena inscrever sua instituição na Obmep. Mais que isso, é fundamental capacitar seus alunos para fazerem uma boa prova! Quer saber como? Leia até o final para descobrir!
Sumário:
- O que é a Obmep?
- Qual é a premiação da olimpíada?
- Como preparar sua escola para a Obmep?
- Fortaleça o pensamento matemático
- Utilize metodologias inovadoras de ensino
- Resolva questões das edições anteriores
- Identifique dificuldades de aprendizagem dos alunos
- Invista em reforço e recomposição de aprendizagem
- Complemente o ensino presencial com atividades on-line
- Potencialize seu ensino de Matemática com a Suíte Educacional
O que é a Obmep?
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é um projeto nacional com foco em alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª à 3ª série do Ensino Médio. Ela é dividida em duas fases, sendo que a primeira é uma prova objetiva e a segunda é uma prova subjetiva.
A Obmep é realizada desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e custeada pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Destinada inicialmente apenas para escolas públicas, a olimpíada conta também com a participação de escolas particulares desde 2017.
Em 2023, a Obmep bateu recorde de inscrições, com mais de 55 mil instituições cadastradas de 5.563 municípios (99,8% das cidades brasileiras).
Todas as questões da olimpíada são alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os níveis de cada série.
Qual é a premiação da olimpíada?
Os estudantes que conquistam as melhores notas na segunda fase da Obmep recebem medalhas de ouro, prata ou bronze ou menções honrosas.
Alguns deles também podem participar do Programa de Iniciação Científica Júnior da Obmep e até receber bolsa de Iniciação Científica Jr do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
As escolas que apresentam mais estudantes premiados também recebem troféus e kits de material didático. Enquanto isso, as duas secretarias municipais com maior pontuação em sua unidade federativa são premiadas com troféus.
Além disso, os professores vinculados ao maior número de estudantes premiados ganham vaga no Programa de Formação de Professores da OBMEP, diploma de homenagem e livro de apoio para formação matemática.
Como preparar sua escola para Obmep
Para que a sua escola ou rede de ensino se destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, é preciso garantir que o processo de ensino-aprendizagem em Matemática esteja adequado. A seguir, veja algumas dicas para melhorar essa área:
Fortaleça o pensamento matemático
Oriente os docentes de todas as disciplinas (não só de Matemática) a trabalharem de forma interdisciplinar e incentivarem o pensamento matemático em suas aulas e atividades, de modo prático, aplicado aos problemas do cotidiano.
Isso vai ajudar os alunos a entenderem que Matemática não consiste em um emaranhado de questões tediosas e difíceis, e sim em um raciocínio útil para a vida.
Nas palavras do professor Jordan Ellenberg, “a matemática está entrelaçada à nossa forma de raciocinar. E deixa você melhor em muita coisa. Saber matemática é como usar um par de óculos raio X que revelam estruturas ocultas por sob a superfície caótica e bagunçada do mundo”.
Utilize metodologias inovadoras de ensino
O ensino da Matemática também será mais eficiente se for interativo, divertido e inovador. As crianças e os adolescentes estão cansados de quadro e giz! Dê a eles a oportunidade de colocarem a mão na massa!
As metodologias ativas de ensino, como gamificação, cultura maker, sala de aula invertida e estudos de caso, posicionam o estudante no centro do processo de aprendizagem, como verdadeiros protagonistas e construtores do conhecimento. E é disso que sua escola precisa para impulsionar talentos juvenis!

Resolva questões das edições anteriores
Talvez esta dica pareça óbvia, mas ela não poderia faltar na lista. Utilize algumas questões das edições anteriores da Obmep, seja em sala de aula ou em atividades para casa.
Assim, os estudantes ficarão familiarizados com o estilo da prova e se sentirão mais confiantes para participar.
Identifique dificuldades de aprendizagem dos alunos
As intervenções pedagógicas só serão eficientes se elas mirarem as dificuldades de aprendizagem certas. Para isso, é necessário entender, de fato, quais são as fragilidades dos alunos e quais unidades temáticas precisam de reforço.
Uma forma de descobrir isso é realizando avaliações diagnósticas. Analisando os resultados dos testes, o professor e o coordenador pedagógico poderão mapear os déficits mais comuns e planejar ações personalizadas para cada aluno.
Existem plataformas que já geram esses dados automaticamente, como é o caso do Aprimora, disponível na Suíte Educacional.
Invista em reforço e recomposição de aprendizagem
Depois de identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, crie projetos de reforço escolar ou recomposição de aprendizagem.
Enquanto o primeiro é indicado para estudantes que viram um conteúdo, mas, por alguma razão, não assimilaram o conhecimento, o segundo é destinado a alunos que não tiveram a oportunidade de estudar um tema, porque estavam afastados da escola.
De qualquer maneira, consolidar essas aprendizagens será fundamental para os alunos seguirem em frente.
Complemente o ensino presencial com atividades on-line
Nem sempre o tempo de permanência na escola é amplo o suficiente para sanar todas as necessidades. Mas a boa notícia é que os alunos podem continuar estudando em casa, com plataformas de aprendizagem digital.
Na verdade, essa é uma tendência internacional da educação: o ensino híbrido. Para fomentá-lo na sua instituição, adquira tecnologias educacionais que possibilitem o aprendizado a qualquer hora e em qualquer lugar.
Potencialize seu ensino de Matemática com a Suíte Educacional
O ensino de Matemática na sua escola pode ser muito mais interativo, divertido e contextualizado!
Com a Suíte Educacional, seus alunos podem aprender Matemática de forma interdisciplinar em várias plataformas de aprendizagem. A solução reúne mais de 30 tecnologias educacionais para fins pedagógicos, gestão escolar e integração com outros sistemas já utilizados pela escola.
Todas as ferramentas podem ser acessadas facilmente, com um só login e senha! Para contratar a Suíte Educacional ou obter mais informações, entre em contato com a equipe do Educacional.