A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê várias competências que os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica. Entre elas, estão as competências digitais, que são conhecimentos, habilidades, atitudes e valores relacionados ao universo digital.
Em janeiro de 2023, com a promulgação da Política Nacional de Educação Digital, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) foi alterada. Hoje, a educação digital faz parte dos direitos à educação e deveres de educar, segundo a lei.
Quais são, exatamente, as competências digitais que os alunos devem desenvolver nas escolas públicas e privadas, segundo o Ministério da Educação (MEC)? É isso que vamos abordar neste artigo. Leia até o final para descobrir quais conhecimentos sua instituição deve promover.
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Sumário:
- Competências digitais previstas pela Política Nacional de Educação Digital
- Pensamento computacional
- Mundo digital
- Cultura digital
- Direitos digitais
- Tecnologias assistivas
- Como o Educacional ajuda as escolas no desenvolvimento de competências digitais?
Competências digitais previstas pela Política Nacional de Educação Digital
A Política Nacional de Educação Digital, sancionada no início de 2023, é formada por quatro eixos, sendo que um deles é a Educação Digital Escolar.
Neste eixo, estão previstas as competências digitais que os ambientes escolares, de todos os níveis e modalidades, precisam garantir aos estudantes. São elas:
- computação;
- programação;
- robótica;
- e outras competências digitais.
Este último grupo deve englobar os seguintes conhecimentos, segundo a lei nacional:
1. Pensamento computacional
O pensamento computacional é definido pela Política Nacional de Educação Digital como a capacidade de compreender, analisar e automatizar problemas complexos para encontrar soluções de forma metódica, com a aplicação de conhecimentos da computação.
Ele tem um papel importante na melhoria da criatividade e do senso crítico em diversas áreas do conhecimento.
Propostas de diversos autores sobre esse tema resultaram no que chamamos de “Quatro Pilares do Pensamento Computacional”, composto por:
- decomposição (quebrar um problema complexo em pedaços menores, mais fáceis de administrar);
- reconhecimento de padrões (analisar individualmente cada um dos problemas menores, com maior profundidade, identificando problemas em comum que já foram solucionados antes);
- abstração (focar apenas nos detalhes importantes e ignorar as informações irrelevantes);
- algoritmos (criar regras simples para resolver cada um dos problemas encontrados).
O pensamento computacional pode ser fortalecido na escola por meio de algumas tecnologias educacionais, como blocos de construção e placas de programação. Conheça as soluções LEGO® Education e Inventura!

2. Mundo digital
A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) define o mundo digital como os componentes físicos e virtuais que possibilitam a codificação, organização e recuperação das informações. Trata-se de uma aprendizagem mais técnica, focada nos hardwares, softwares e ambientes digitais na Internet.
Neste eixo, é esperado que os alunos entendam:
- o funcionamento dos computadores, celulares e tablets;
- os fundamentos das redes de computadores e da Internet;
- a importância da segurança da informação e da criptografia;
- como fazer a representação, organização e recuperação de informações em bancos de dados.
Esses conhecimentos são valiosos para o letramento digital – o processo de aprendizagem que capacita o indivíduo a ler e escrever informações, códigos e sinais verbais e não verbais com uso do computador e demais dispositivos digitais.
3. Cultura digital
Já a cultura digital, segundo a Lei Nº 14.533, se refere à participação consciente e democrática das pessoas por meio das tecnologias digitais. Ela pressupõe a compreensão dos impactos da revolução digital na sociedade e a construção de uma atitude crítica, ética e responsável em relação às tecnologias.
Essa seção parece a mais alinhada com quinta competência geral da Educação Básica citada na BNCC:
“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”
Base Nacional Comum Curricular
4. Direitos Digitais
Os direitos digitais estão intrinsecamente ligados ao tópico anterior, mas se diferem pela ênfase na legislação e segurança.
A Política Nacional de Educação Digital ressalta a importância de conscientizar os estudantes sobre:
- os direitos sobre o uso e o tratamento de dados pessoais, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais;
- a promoção da conectividade segura;
- a proteção dos dados da população mais vulnerável, em especial crianças e adolescentes.
5. Tecnologias assistivas
O último conhecimento essencial na esfera das competências digitais é o entendimento sobre tecnologias assistivas. Essas tecnologias são produtos, recursos e serviços que buscam promover a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Compreender o funcionamento desses recursos e utilizá-los na escola, no âmbito da Educação Especial, é uma das melhores formas de usar a tecnologia na educação.
Com a inserção desse tema na sala de aula, os alunos são encorajados não apenas a respeitar as diferenças e tomar consciência das tecnologias atuais para inclusão, como também a criar novas soluções para o futuro.
Um exemplo de tecnologia assistiva é a Mesa Educacional. A solução facilita a alfabetização de todas as crianças, inclusive aquelas com deficiência auditiva ou visual, de forma lúdica e interativa.
Como o Educacional ajuda as escolas no desenvolvimento de competências digitais?
O Ecossistema de Tecnologia e Inovação Educacional desenvolve diversas soluções educacionais para escolas do Brasil e do mundo, combinando tecnologia, conteúdo de qualidade e metodologias atualizadas de ensino.
O objetivo é promover uma aprendizagem significativa e transformadora, que engloba competências digitais e conhecimentos e habilidades do século XXI, como:
- pensamento computacional;
- robótica;
- programação;
- resolução de problemas;
- comunicação;
- criatividade;
- inteligência emocional;
- colaboração e trabalho em equipe.
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