No dia 10 de fevereiro, o Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação promove um encontro entre mulheres, com o objetivo de fomentar o debate sobre carreiras em STEAM e a importância das escolas na promoção de uma educação igualitária.
O evento faz parte da iniciativa Estrogênias: meninas na ciência, que surgiu em 2021, com o anseio de incentivar meninas em áreas STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática). Para abrir a edição deste ano, foi escolhida a véspera do dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, data que lembra o feito delas na área STEAM e reforça, perante a comunidade internacional, que a ciência e a igualdade de gênero devem avançar lado a lado, garantindo voz as ideias das mulheres e incentivando as gerações mais novas.
Para esse bate-papo, o Educacional convidou cinco mulheres que tem feito a diferença por onde passam:





Garanta sua participação clicando aqui!
Por que debater sobre carreiras em STEAM?
Apesar da igualdade de gênero ser um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos na cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU), e de todo o esforço que a sociedade tem feito para abordar o tema, a discrepância entre homens e mulheres dentro do mercado de trabalho é nítida, especialmente quando analisamos cargos na área de STEAM.
Segundo dados da ONU, o percentual de pesquisadoras nessas áreas em todo o mundo é de apenas 28%. Além disso, a cada quatro vagas na área de STEAM, apenas uma é ocupada por mulher. Essas informações ligam o alerta quanto ao tema, já que profissões voltadas ao STEAM estão e tendem a ficar cada vez mais em alta.
Nesse sentido, o papel da escola é fundamental, pois as instituições têm o poder de encorajar meninas nas áreas de exatas, tecnologia e ciências. Para isso, é necessário promover uma educação com foco no STEAM, que rompa os estereótipos presentes na criação e desenvolvimento das meninas, buscando à igualdade de gênero na educação, na qual mulheres e homens, meninas e meninos possam participar, desenvolver-se de forma significativa e criar um mundo mais inclusivo, igualitário e sustentável.
Serviço:
O que: Evento online: Carreiras em STEAM e a importância das escolas na promoção de uma educação igualitária
Quando: 10 de fevereiro às 10h.
Valor: Gratuito
Como acessar: https://bit.ly/Estrogenias-2023