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Dificuldade de aprendizagem: o que é, sinais e como lidar?

A dificuldade de aprendizagem é algo comum nas escolas e pode contar com a ajuda da tecnologia. Saiba como neste conteúdo!

Tempo de leitura:6 minutos

A dificuldade de aprendizagem é um verdadeiro problema na vida acadêmica de muitos estudantes. Por essa razão, tem sido o pivô de preocupação por parte das famílias e, também, da escola. Ela se dá quando o aluno não se adapta às metodologias aplicadas ou por questões psicológicas.

Mas nada disso indica falta de inteligência ou de motivação para estudar. Além disso, a dificuldade de aprendizagem não impede o estudante de adquirir novos conhecimentos, apenas necessita de uma atenção especial de toda a equipe escolar. Portanto, é essencial que gestores e professores saibam identificar e agir diante dessa situação.

Se quer saber o que é dificuldade de aprendizagem e como a tecnologia pode facilitar esse processo, continue a leitura!

O que é dificuldade de aprendizagem?

Há muitos anos se estuda a razão de alguns estudantes aprenderem em um ritmo mais lento que outros. Foram cogitadas causas educacionais ou traumas, mas nada se mostrou, individualmente, suficiente para definir esse motivo.

Por outro lado, alguns padrões de sintomas foram observados nesses alunos. Alguns deles incluem dificuldades patológicas que inviabilizam a absorção dos conteúdos de modo eficiente e completo.

Logo, algumas áreas do cérebro, que são responsáveis pela assimilação e recebimento das informações, são comprometidas por fatores biológicos, o que causa a dificuldade de aprendizagem.

Contudo, com o empenho dos professores, da escola, da família e com o convívio social, é possível minimizar esses sinais e garantir a formação construtiva de competências que evitam a evasão escolar.

Qual é a diferença entre dificuldade e distúrbio de aprendizagem?

É muito comum confundir a dificuldade de aprendizagem com o distúrbio, contudo, existem algumas diferenças entre os conceitos. O primeiro termo se refere a um aluno que apresenta uma maneira diferente de aprender, mas não significa que ele não tenha essa capacidade de aprendizado.

Logo, se refere a uma barreira ou obstáculo, que pode ter origem tanto cognitiva quanto cultural e emocional. A dificuldade de aprendizagem está relacionada a fatores externos ao indivíduo, como:

  • transtornos emocionais primários, como fobias, depressão e ansiedade;
  • questões de ordem motivacional que estão relacionadas ao envolvimento afetivo/cognitivo com a aprendizagem;
  • propostas pedagógicas que acabam sendo pouco atraentes ao aluno.

Já o distúrbio de aprendizagem não está relacionado a problemas de causas educacionais. Assim, mesmo após uma mudança de ambiente ou da abordagem pedagógica do professor, o estudante continua apresentando os mesmos sinais.

Nesse caso, é fundamental ter uma investigação mais aprofundada, que seja capaz de indicar quais as causas do problema. Alguns dos principais distúrbios de aprendizagem são disortografias, dislexia, dislalia e disgrafia.

Aqui, é necessário que existam diferentes acompanhamentos e intervenções terapêuticas para tratar o problema, como psicopedagogia, fonoterapia, psicoterapia, etc.

Como a tecnologia educacional pode facilitar o aprendizado?

Muitas tecnologias já fazem parte da realidade educacional de algumas escolas, que buscam vários recursos para transformar as atividades escolares em algo mais significativo. Nesse caso, elas proporcionam muitos benefícios para o aprendizado de alunos que sofrem com a dificuldade de aprendizagem.

O uso de dispositivos inovadores, como tablets e smartphones, auxilia no entendimento de conceitos de diferentes áreas. Mais do que facilitar essa compreensão, a tecnologia educacional incentiva o desenvolvimento intelectual do estudante de maneiras distintas.

Logo, um aluno que tem dificuldade para se expressar em sala de aula pode se sair muito bem durante um debate virtual, por exemplo. Além disso, com a pandemia do novo Coronavírus, tornou-se urgente o uso de ferramentas de aprendizagem.

Isso porque as medidas de enfrentamento ao vírus exigiram a suspensão das aulas presenciais. Nesse caso, a escola foi obrigada a se reinventar para continuar o processo de aprendizagem dos estudantes.

Para aplicar a tecnologia em sala de aula, é importante que o professor faça um relatório individual do aluno com dificuldade de aprendizagem, apresentando os principais pontos que necessitam de atenção.

Lembre-se de que o papel do docente se altera para um facilitador do processo de aprendizagem, utilizando as inovações como ferramentas para atrair e agregar a atenção dos estudantes.

Como os professores e equipes pedagógicas podem ajudar?

A escola e os professores devem ser responsáveis por ajudar os alunos com dificuldade de aprendizagem, por meio da educação especial e da adoção de algumas práticas. Veja, a seguir, como a equipe pedagógica pode auxiliar nesse processo.

Faça um acompanhamento e avaliação diagnóstica

É papel dos professores realizarem um plano de intervenção pedagógica para alunos com dificuldade de aprendizagem ou um relatório individual para verificar se eles estão realmente aprendendo.

Para isso, é importante ter um instrumento de registro e de avaliação diagnóstica, que auxiliam na compreensão de quais são as maiores dificuldades do estudante.

Minimize as distrações em sala de aula

Alunos com dificuldade de aprendizagem em alguns conteúdos ficam sujeitos às distrações, atrapalhando ainda mais o seu aproveitamento. Dessa maneira, é importante que o professor minimize-as, reduzindo alguns barulhos externos, por exemplo.

Além disso, vale a pena reorganizar o espaço físico de maneira que a colocação de cadeiras e mesas fique mais propícia à realização das atividades.

Invista em tecnologia

A implementação de novas tecnologias pode auxiliar os alunos com dificuldade de aprendizagem. Elas apresentam novas perspectivas em relação ao ensino tradicional, sendo possível atingir a qualidade em vários aspectos, como:

  • maior facilidade para pesquisas;
  • acesso a conteúdos relevantes sobre as disciplinas;
  • comunicação efetiva;
  • maior flexibilidade.

Confira alguns exemplos de ferramentas tecnológicas na educação:

  • realidade aumentada;
  • realidade virtual;
  • gamificação;
  • sala de aula invertida.

Converse com a família

A participação da família na escola é fundamental para o bom desempenho dos estudantes. Portanto, é importante que ela tenha um relacionamento saudável com os familiares e converse frequentemente com responsáveis e pais.

Além disso, quando a dificuldade de aprendizagem está relacionada a algum distúrbio, é essencial que os profissionais de saúde sejam envolvidos.

Faça reuniões com os docentes

Fazer reuniões com os professores da mesma série é um bom modo de identificar alunos com dificuldade de aprendizagem. Nesse caso, é possível compartilhar boas estratégias e pensar em uma solução conjunta para o problema.

Agora que já sabe o que é dificuldade de aprendizagem, saiba que é importante que toda a escola fique atenta aos sinais, oferecendo um ensino personalizado. Com isso, é possível diminuir as barreiras e fazer com que o estudante consiga aprender os conteúdos.

Gostou do post e quer complementar a sua leitura? Então, descubra quais as mudanças da sala de aula pós pandemia!

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