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Conheça 7 recursos educacionais digitais para usar na sua escola

Videoaulas, questionários online, games, kit de robótica, mesa interativa e AVA são exemplos de recursos educacionais digitais.

Tempo de leitura:11 minutos

Um dos objetivos do Programa de Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação (MEC) é ampliar o acesso a recursos educacionais digitais nas redes de educação básica, podendo usar verbas do Fundeb para esse fim.

Se você ainda não sabe o que esse termo significa ou quer conhecer alguns exemplos para utilizar na sua escola, este artigo é para você! Boa leitura!

O que são recursos educacionais digitais?

De acordo com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), os recursos educacionais digitais (REDs) são conteúdos, ferramentas, plataformas e equipamentos de tecnologia digital que potencializam a aprendizagem. 

Diferentemente dos recursos educacionais tradicionais, como livro físico, quadro e transferidor, os REDs são mais flexíveis, interativos e personalizados para cada estudante. 

A atualização deles também é mais rápida e menos burocrática, o que colabora para a melhoria contínua da educação.

Além de apresentar essas vantagens, os recursos educacionais digitais precisam ser implantados na escola em resposta às mudanças sociais, econômicas e profissionais que sucederam a evolução das tecnologias.

Para simplificar a seleção dos recursos educacionais digitais (REDs), o CIEB organizou-os em categorias que refletem as necessidades educacionais específicas, sob a perspectiva do gestor da rede de ensino. As categorias incluem:

  • Conteúdo estruturado: recursos que fornecem material curricular;
  • Gestão pedagógica: recursos que apoiam a gestão do ensino e aprendizagem;
  • Gestão administrativa: recursos que facilitam a administração escolar;
  • Autoria e colaboração: recursos que promovem a criação e o trabalho em equipe;
  • Espaços de aprendizagem: recursos que oferecem ambientes para aprendizagem online ou híbrida.
Foto de infográfico de REDs conforme o CIEB

Vantagens dos REDs

A integração de tecnologias na educação tem sido um fator-chave para a transformação do processo de ensino e aprendizagem.

Nesse contexto, os Recursos Educacionais Digitais (REDs) vêm ganhando destaque como ferramentas capazes de promover mudanças significativas na forma como se aprende e se ensina. 

Os REDs oferecem uma série de benefícios que podem revolucionar a educação, tornando-a mais eficaz, acessível e atraente para os estudantes. Entre essas vantagens, destacam-se:

  • Transformação da aprendizagem: os REDs tornam o ensino mais dinâmico, cativante e adaptado às necessidades individuais;
  • Acesso ilimitado ao conhecimento:  estão disponíveis em qualquer lugar e momento, oferecendo flexibilidade e facilidade de acesso;
  • Fortalecimento do trabalho em equipe e criatividade: promovem a colaboração e a produção de conteúdo educacional inovador;
  • Eficiência na gestão escolar: os REDs ajudam a simplificar processos pedagógicos e administrativos, tornando a gestão mais eficaz;
  • Desenvolvimento de competências essenciais: contribuem para o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como análise crítica, solução de problemas e comunicação assertiva.

E o que são os repositórios de recursos educacionais digitais?

Os repositórios são plataformas de compartilhamento de recursos educacionais digitais. Eles podem ser fechados para um grupo específico ou abertos a toda comunidade. Alguns exemplos de repositórios abertos são:

Exemplos de recursos educacionais digitais

Como mencionamos anteriormente, os recursos educacionais digitais variam de simples conteúdos (vídeos, imagens, áudios, simulações, infográficos, conteúdos interativos, questões) até softwares ou hardwares de tecnologia digital. 

Diante disso, vejamos alguns exemplos de recursos educacionais digitais:

Videoaula 

O mais popular dos recursos educacionais digitais, a videoaula é de fácil acesso e ágil compartilhamento na Internet. Ela pode ser mais curta ou mais longa, dependendo do tópico abordado, e incluir ou não resolução de exercícios, participação de estudantes e indicação de materiais complementares. 

Os alunos podem utilizar esse recurso na rotina de estudos em casa, na preparação para exames e revisão de conteúdos. 

É importante ressaltar que a videoaula não deve ser uma aula presencial gravada em sala de aula. Seu formato exige uma linguagem específica e uma edição técnica coerente que facilite a compreensão dos estudantes.

Questionário online 

Vários aplicativos e programas permitem a elaboração de questionários online. Esses quizzes são uma alternativa aos testes de papel muito bem-vinda em avaliações formativas, dinâmicas, pesquisas e trabalhos em grupo.

Além de serem mais rápidos para produzir e compartilhar com toda a turma, os questionários online possibilitam o acompanhamento das respostas em tempo real. Os dados também podem ser visualizados em gráficos, o que facilita a interpretação das informações.

Jogos virtuais (games) 

A gamificação é uma das metodologias ativas de ensino, com alto poder de engajamento, cooperação, entretenimento e criação de memórias. 

Geralmente, os games possuem regras, prêmios e desafios que incentivam os alunos a continuarem se aprimorando. E como os jogos são divertidos, o processo de ensino-aprendizagem se torna lúdico e envolvedor. 

Por isso, os jogos educacionais digitais são tão valiosos, considerando especialmente a afinidade da nova geração com os games online.

Os jogos educacionais podem ser utilizados individualmente ou em grupo, para apresentar ou reforçar conceitos didáticos.

A Realidade Virtual (RV) é uma dessas tecnologias que está revolucionando a indústria de jogos. Com o uso de óculos de RV e outros dispositivos, os jogadores podem se transportar para ambientes virtuais e interagir com objetos e personagens de forma realista.

Essa tecnologia permite que os jogadores experimentem sensações como movimento, textura e profundidade, criando uma experiência de jogo mais imersiva e realista, o que pode ser interessante no ensino por meio dos games.

O Metaverso é outro conceito que está ganhando destaque nos jogos virtuais. Trata-se de um mundo virtual compartilhado, onde os jogadores podem interagir uns com os outros e com objetos virtuais em tempo real. 

O Metaverso na educação oferece uma experiência de jogo mais social e interativo, permitindo que os jogadores criem suas próprias experiências e compartilhem com outros jogadores.

Mesa interativa 

Outro recurso educacional digital é a mesa interativa. Trata-se de um equipamento eletrônico interativo muito atrativo para as crianças. 

Além de estimular a visão, a mobilidade e a audição do aluno, essa ferramenta pode apoiar o processo de alfabetização, letramento e numeração. 

Um exemplo de mesa interativa digital é a Mesa Educacional. Formada por uma mesa com blocos de letras, figuras, números e etiquetas em Braile, conectada a uma tela de computador e com recurso de Realidade Aumentada, a solução comporta até 4 crianças.

A solução é um excelente recurso para trabalhar a alfabetização e letramento e a alfabetização matemática. 

Kit de robótica 

menino estudante programando placa da micro:bit e construindo um robô

O kit de robótica é um RED que fortalece as aprendizagens de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e favorece o papel do estudante como jovem protagonista.

Essa ferramenta pode ser utilizada para diferentes objetivos pedagógicos, mas a construção de soluções e o pensamento computacional estarão sempre presentes. 

É importante lembrar que a robótica, a automação, a inteligência artificial e a programação são competências dos itinerários integrados do novo Ensino Médio, segundo a BNCC.

Um exemplo é o kit LEGO® Education,  uma solução educacional inovadora que combina o universo LEGO com o ensino de STEAM de maneira lúdica e interativa. 

Com kits especialmente projetados e planos de aula alinhados às diretrizes da BNCC, essa linha promove atividades que integram diferentes áreas do conhecimento, incentivando a cultura maker, a criatividade e a capacidade de resolver problemas de forma prática e divertida.

Plataforma de aprendizagem

Uma plataforma de aprendizagem é um ambiente digital projetado para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. 

As plataformas oferecem uma variedade de recursos e ferramentas que permitem aos educadores criar, gerenciar e compartilhar conteúdo educacional, além de monitorar o progresso dos estudantes.

Existem diferentes tipos de plataformas de aprendizagem, incluindo as plataformas adaptativas, que utilizam tecnologias avançadas para personalizar a experiência de aprendizagem de acordo com as necessidades e habilidades individuais de cada estudante.

Duas plataformas que merecem destaque são o Aprimora e o Pense Mais. O Aprimora é uma plataforma de aprendizagem adaptativa e gamificada que utiliza Inteligência Artificial para ensinar Língua Portuguesa e Matemática. 

Com a ajuda da assistente virtual Maria, os alunos recebem orientação personalizada e são incentivados a pensar criticamente e desenvolver autonomia. 

Já o Pense + é uma plataforma inovadora de Matemática e STEAM que torna a matemática mais acessível e relevante para os alunos, mostrando sua aplicação no dia a dia. 

Lousa digital

A Lousa Digital é um RED que transforma a sala de aula em um ambiente de aprendizado interativo e dinâmico. Com ela, os professores podem criar aulas mais engajadoras e personalizadas, utilizando recursos multimídia para ilustrar conceitos e promover a interação dos alunos. 

É uma ferramenta valiosa que melhora o engajamento, aumenta a eficácia do ensino e promove a colaboração, tornando a aula mais visual, dinâmica e  divertida.

Como escolher os melhores recursos educacionais digitais para minha escola? 

Diante de tantas possibilidades, a tarefa de selecionar e adquirir os melhores recursos educacionais digitais para sua escola pode ser demorada e complicada. São muitas Edtechs para conhecer e muitos fatores a considerar: custo-benefício, durabilidade, finalidade pedagógica, versatilidade e prazo de fidelidade contratual.

A escolha correta de recursos educacionais digitais (REDs) é um processo fundamental para garantir a integração eficaz de tecnologia em sala de aula e melhorar a qualidade da educação. 

Assim, o CIEB (Centro de Inovação para Educação Brasileira) oferece um guia prático para ajudar as redes de ensino a escolher e implementar REDs de forma eficaz. A jornada de escolha de REDs é composta por 5 etapas:

1. Entendendo REDs: nesta etapa, a equipe se organiza e alinha conceitualmente para as atividades que se seguem. É fundamental entender o que são REDs e como eles podem ser utilizados para melhorar a educação;

2. Identificação da demanda: aqui, as redes identificam as demandas por grupo de REDs, ou seja, quais são as necessidades específicas de cada grupo de estudantes ou professores;

3. Curadoria: nesta etapa, os recursos educacionais digitais existentes são avaliados para determinar quais atendem melhor às demandas identificadas. É importante selecionar recursos de qualidade que sejam relevantes e eficazes;

4. Implementação: define-se a forma de implementação dos recursos selecionados, incluindo como serão disponibilizados para as escolas e como os estudantes, professores e equipe gestora iniciarão o uso;

5. Acompanhamento e avaliação: por fim, define-se as estratégias de acompanhamento e avaliação do uso de REDs para analisar o cumprimento dos objetivos e fazer ajustes necessários;

Seguindo essas etapas, as redes de ensino podem garantir que os REDs sejam utilizados de forma eficaz e que contribuam para a melhoria da qualidade da educação. 

O Educacional já atua há mais de 30 anos no mercado e contribuiu para o crescimento de mais de 14.000 escolas no Brasil e em milhares de outras em 40 países do mundo. Oferece uma gama de soluções inovadoras que podem ser utilizadas para melhorar a qualidade da educação. 

Os Recursos Educacionais Digitais (REDs) do Educacional são projetados para atender às necessidades específicas de cada grupo de estudantes e professores, e incluem:

  • Aprimora: uma plataforma de aprendizagem adaptativa e gamificada de Língua Portuguesa e Matemática;
  • Pense Mais: uma plataforma inteligente de Matemática e STEAM que ajuda os alunos a ver a matemática como parte do seu cotidiano;
  • Mesa Educacional: uma solução que oferece recursos educacionais digitais para apoiar a alfabetização e letramento e a alfabetização matemática;
  • LEGO® Education: uma linha educativa interativa que combina o universo LEGO com o ensino de STEAM de forma  lúdica.

Que tal tirar proveito da nossa experiência e expertise para transformar sua instituição? Entre em contato com os consultores do Educacional e obtenha os melhores recursos educacionais digitais para sua escola. 

 

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